28/08/2008

Crise da falta de água em Manaus

Há alguns dias eu queria escrever esse artigo que acho muito interessante, que é a falta de água na cidade de Manaus, que seu atual prefeito tem tentado acabar, com sua boa vontade, fazendo construções relevantes de adutoras de água para resolver o problema.
Estava conversando hoje com minha coleguinha de trabalho e assistente, Sulamita, que me perguntou o que eu achava da crise da falta de água em Manaus. E olha que veio bem a acalhar a pergunta dela, já que eu tinha em mente escrever sobre isso, como falei anteriormente.
Na verdade, esse problema tem ocorrido em Manaus durante esses anos todos em que entra e sai prefeito, entra e sai governador, e alguns conseguem resolver 12% do problema e os outros 88% ficam sem serem resolvidos.

Agora como é que estamos com esse problema da falta de água, se somos uma das maiores bacias hidrográficas do mundo??? Cadê a água? Os grandes canos instalados e adutoras em ação, ainda não tem resolvido esse problema. E nosso atual prefeito que não vou citar o nome, mesmo porque não é preciso, tem se esforçado muito pra acabar com esse problema de falta de água em Manaus, só que o mais incrível disso tudo é que ele teve que correr bastante, pra quase em cima das eleições, ficar aquele vazio de sempre que todo prefeito deixa em sua cidade, que são os projetos não acabados.
Não quero fazer críticas aqui porque não vejo motivos pra isso, apenas estou relatando a minha opinião quanto ao que vem acontecendo e muitas pessoas simplesmente deixam passar despercebido, ou dizendo, que não tem nada a ver com isso.
Eu costumo falar pra todos que a administração de um estabelecimento seja ele qual for, deve ter pessoas responsáveis e compromissadas com o trabalho para que tudo fique em perfeita ordem e para que o crescimento do estabelecimento seja reconhecido naquilo que faz de melhor. Então fiquei analisando, o prefeito tem várias pessoas que trabalham pra ele, e a cada uma é delegado um serviço, tarefa ou responsabilidade. Talvez, a pessoa que esteja a frente deste trabalho tenha boas intenções ou não. Quem sabe, seja um(a) mal caráter, sem escrúpulos e sem o mínimo de amor ao próximo. Por exemplo, todo prefeito, governador, presidente, empresário, etc, tem uma comissão ou equipe que é determinada para cuidar de certo setor, é o caso das unidades organizacionais. Não sei na verdade como funciona, mas tenho a leve idéia que é como se fosse num empresa comum, pois tenho a minha e sei como é. Porém, existe um detalhe: nem todo mundo trabalha nestes setores, é sabido por todos que existem muitos funcionários fantasmas nas maiorias das instituições governamentais do Brasil e também no mundo. Agora, onde é que eu estou querendo chegar, não quero defender prefeitos, mas a bem da verdade, é que tem gente que não faz nada, isso tem. Vou me colocar como exemplo, eu sou responsável pela cobrança do financeiro, contas a pagar e receber, preciso estar com meus relatórios sempre atualizados, e com as cobranças em dia, senão meu pai me corta o pescoço. Agora se eu não fizer isso, não saberemos o que tem que ser recebido e o que tem que ser pago. Da mesma forma é o prefeito de uma cidade, se os cidadãos que trabalham com ele não informarem a situação de cada bairro, cada rua, cada posto de atendimento que é de responsabilidade da prefeitura, como é que ele vai poder fazer algo? Ele pode até perguntar e pedir relatórios, mas quem disse que esse povinho que trabalha com ele não pode mentir pra se dar bem, e lascar os pobres coitados, inventando relatórios que não existem, hein?!!! Eu sei muito bem disso porque já passei por isso, e olha que não é nada fácil. Se a pessoa que tem responsabilidade de saber o que acontece na zona sul da cidade passasse todas as informações para o prefeito, com certeza as coisas seriam bem diferentes. O abençoado está trabalhando sim, tadinho dele, dando tudo de si, pra que não fique nada inacabado quando ele deixar a prefeitura, daí, as pessoas que não procuram conhecer só criticam, e criticam. Mas, ninguém faz nada pra ajudar, e todo mundo sabe que devemos economizar a água, mas existem aqueles donos de cacimba, que preferem deixar a torneira ligada jorrando água até não querer mais.
Bem, até agora não falei nada, que resolvesse esse problema da falta de água aqui na cidade.
Quero deixar apenas um recado para o meu prefeito atual aqui em Manaus:
O senhor falou que resolveu o problema de água em Manaus, certo??!!! Então, porque é que na minha casa não tem água, e porque será que ela só chega nos horários impróprios de consumo, como por exemplo 04:00 e 10:00 hs da manhã, e 01:00 da madrugada (horário que eu quero dormir) e ainda por cima por determinados minutos? E porque é que no bairro onde moro, Armando Mendes temos uma caixa d'água que nunca foi lavada na vida dela, e temos que consumir aquele horror de água suja de ferrugem e lodo? Sinceramente, não sei onde é que o senhor resolveu o problema da água em Manaus. Em primeiro lugar prefeito, nem todo mundo tem caixa d'água disponível em sua casa, para esperar a água chegar e encher. Nem todo mundo tem balde pra aparar água, o senhor já parou para pensar nisso? E todo mundo trabalha e acorda cedo pra trabalhar assim como o senhor, e quando chega do trabalho quer tomar banho e não tem água, porque tem que esperar a água chegar às 01:00 da madrugada. Estou cansada viu seu prefeito, estou cansada de fazer isso todo dia, toda madrugada, toda manhã. O senhor fez sim muito pela cidade, nada do que não fosse sua obrigação fazer, mas, poderia ter feito mais. E também deveria ter colocado esses bandos de desocupados, que ficam parados no seu gabinete pra trabalhar, pra ver o que anda acontecendo na cidade, e do que o povo precisa. E na verdade, nós não precisamos de promessas que nunca serão cumpridas, precisamos de pessoas que tenham amor pelo ser humano, e que vejam quais são as suas necessidades, mesmo que isso seja apenas em uma visita diária, semanal ou mensal. E que trabalhem em favor do bem estar do próximo, é isso que nós queremos, e muitos por não saberem realmente sobre isso, aceitam qualquer coisa que vocês oferecem, ou em vez de tomar uma atitude, só reclamam.
Uma ressalva, prefeito: Obrigada mesmo, por ter resolvido 12% do problema da água, e se acaso o senhor for reeleito, tente resolver em tempo ágil, e bem antes de começarem quaisquer eleições, os outros 88% que ficaram faltando fazer.
A cidade está linda, tudo lindo, os projetos desenvolvidos pelo senhor são maravilhosos, mas o povo ainda está na mesma situação, só não está pior porque é um povo batalhador.

Por isso a palavra de Deus fala lá em Provérbios 29:2: "Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas quando os maus dominam, o povo reclama." (NTLH)

E aqui fica meu desabafo, e não é a favor de candidato nenhum, é que eu já estou cansada de tantas promessas não cumpridas.

0 comentários: