Pular para o conteúdo principal

Aula de boas maneiras


Por Carla Oliveira

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

Garantir que as crianças aprendam, desde cedo, as regras básicas de comportamento estabelecidas pela sociedade é imprescindível para que elas desenvolvam a habilidade de se relacionar harmonicamente com as pessoas e se sintam seguras em todas as situações sociais, e para que compreendam o conceito de cidadania e respeito ao meio em que vivem.

O mais importante nesse aprendizado é o exemplo dos pais. Eles são modelos de comportamento para os filhos, que naturalmente irão imitá-los. Por isso, é importante que os próprios adultos sigam as regras de boas maneiras, usando-as não somente fora de casa, mas dentro dela também. Se os pais gritam com os filhos, será difícil exigir que estes não gritem também. Se o pai e a mãe não costumam usar as expressões "por favor" e "obrigado" entre eles, os filhos dificilmente o farão.

Para treinar os filhos a ser bem educados, além de dar o exemplo, é necessário ter calma e paciência, e explicar claramente para a criança qual o comportamento esperado dela. Nessa hora, pai e mãe devem ser coerentes e adotar a mesma postura, para não confundir a criança. É importante elogiar muito a criança e mostrar entusiasmo quando ela faz algo da maneira que os pais ensinaram. Afinal, todos querem ser reconhecidos quando realizam um bom trabalho!

É importante respeitar também a idade e o ritmo da criança. Não é certo brigar com uma criança pequena, que está aprendendo a usar talheres para comer, porque ela derrubou comida na roupa ou no chão. Nem exigir que os pequenos não espalhem os brinquedos pela sala - desde que, a partir de certa idade, passem a recolhê-los e guardá-los no lugar certo após a brincadeira. Toda criança precisa de um pouco de sujeira e bagunça em seu processo de desenvolvimento. O aprendizado das boas maneiras deve começar desde cedo, mas sem deixar que as exigências atrapalhem a espontaneidade das crianças.

Abaixo, o Clicfilhos disponibiliza uma lista com regrinhas de comportamento que são de fundamental importância no processo de socialização das crianças:


Regras básicas para o dia-a-dia

● Diga "por favor" quando quiser pedir alguma coisa a alguém. Um exemplo: "Por favor, você poderia pegar um copo de água para mim?".

● Diga sempre "obrigado" (se for menino) ou "obrigada" (se for menina) quando alguém lhe fizer um favor ou lhe der algo.

● Cumprimente todos com "bom dia", "boa tarde" e "boa noite", de preferência com um sorriso amável no rosto. Isso vale não só para a sua família e seus amigos, como também para os vizinhos, empregados, porteiro do prédio, conhecidos que encontra na rua, atendentes de lojas e supermercados, professores, enfim, qualquer pessoa.

● Peça desculpas quando pisar no pé de outra pessoa, esbarrar em alguém, derrubar alguma coisa, ou fizer algo que incomode alguém.

● Agradeça quando ganhar um presente, mesmo que não tenha gostado.

● Use tom de voz normal para falar com as pessoas. Se a pessoa estiver longe, vá até ela para dar seu recado, sem gritar.

● Não interrompa a conversa dos adultos. Quando quiser falar com eles durante uma conversa, diga "posso falar com você um minutinho?" e espere a pessoa lhe dar a atenção.

● Lugar de lixo é no lixo. Jogar lixo na rua, nem pensar!

● Não cutuque o nariz. Se estiver sujo, vá até o banheiro e assoe.

● Ao espirrar, coloque as mãos na boca e, se possível, lave-as em seguida.

● Não mexa nas coisas dos outros sem permissão.

● Recolha e guarde os brinquedos no lugar certo depois de usá-los.

● Não converse enquanto está na biblioteca, no cinema ou no teatro, para não incomodar os outros (nem utilize o celular nestas ocasiões!).

● Não fale palavrões.

● Antes de entrar em algum lugar, bata na porta e pergunte se pode entrar.

● Chegue aos lugares na hora marcada, sem atrasar.

● Meninos não devem urinar na rua ou em qualquer outro local que não seja o banheiro!

● Ao ligar para alguém, cumprimente a pessoa que atender o telefone e identifique-se em primeiro lugar. Exemplo: "Olá, sr. Fulano. Aqui quem fala é Sicrano, tudo bem?". Em seguida, fale o que precisar, por exemplo: "Poderia chamar o Beltrano, fazendo o favor?".



Visitando os amigos
● Peça licença antes de entrar na casa dos outros.

● Se precisar usar o telefone, peça permissão ao dono da casa - e seja breve!

● Não faça bagunça! Guarde os brinquedos que usar, arrume a cama em que dormiu, deixe o banheiro em ordem, tire seu prato da mesa após comer e se ofereça pra ajudar a lavar a louça.

● Não tire nada do lugar e não mexa nos objetos de decoração da casa.

● Não coloque os pés no sofá.

● Não faça barulho quando as pessoas da casa estiverem dormindo.



Respeito aos mais velhos

● Ajude a vovó e o vovô a sentar e a levantar da cadeira.

● Busque coisas para eles, como os óculos, o jornal, um copo de água.

● Converse com eles, ouvindo suas histórias antigas com interesse.

● Ajude-os a entrar no ônibus, a enxergar o preço de um produto no supermercado, a atravessar a rua, a carregar suas sacolas.

● Ofereça seu lugar no ônibus ou no metrô a pessoas idosas.

● Trate os mais velhos por "senhor" ou "senhora".



Ordem no banheiro

● Dê a descarga corretamente.

● Jogue o papel higiênico no cesto de lixo.

● Não deixe espirrar urina no chão ou na tábua do vaso sanitário. Se isso acontecer, limpe ou peça para alguém fazê-lo.

● Lave as mãos após usar o sanitário, sem espirrar água na bancada da pia ou no chão.



Comportamento exemplar na escola



● Empreste materiais e brinquedos para os colegas.

● Ofereça seu lanche aos amigos.

● Não saia correndo e esbarrando nas pessoas. Peça licença para passar!

● Não fure a fila do banheiro ou da cantina.

● Não brigue com os colegas.

● Respeite o professor e obedeça as regras da escola.

● Levante a mão quando quiser falar durante a aula.

● Não faça bagunça durante a aula.

● Não saia da classe sem avisar.

● Se for necessário revezar os brinquedos ou esperar sua vez de fazer alguma atividade, tenha paciência e respeite a ordem.

● Faça a atividade que o professor pedir.

● Elogie os amigos quando eles realizarem bem uma tarefa. Se eles lhe elogiarem, agradeça!

● Não fale mal dos colegas.

● Devolva tudo que pegar emprestado.

● Não discrimine os colegas, seja gentil com todos.



Bons modos à mesa

● Lave as mãos antes de se sentar à mesa.

● Não arrote. Se isso acontecer, peça desculpas.

● Mastigue os alimentos com a boca fechada.

● Não fale enquanto mastiga.

● Coloque porções pequenas de alimento na boca.

● Evite tomar líquidos com a boca cheia de comida.

● Ao terminar de comer, deixe os talheres no prato, um ao lado do outro, a faca com o corte para dentro.

● Não bata os talheres na mesa, no prato ou no copo.

● Não pegue a comida com a mão.

● Não chupe o macarrão pelo fio.

● Não sopre a sopa. Se estiver quente, espere esfriar.

● Evite derrubar comida para fora do prato ou no chão. Se cair, não coloque a comida na boca novamente, e sim recolha com um guardanapo.

● Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

● Não fale sobre coisas nojentas nem assuntos desagradáveis na hora da comida.

● Agradeça a quem preparou a comida e elogie a refeição.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Quero dizer aqui que eu já estava com saudades de escrever. Por ficar muito tempo sem acesso a net, por conta do trabalho tenho sentido dificuldade de manter o site atualizado. Mas, nada que impeça de chegar até aqui e postar algo que seja relevante para quem nos visita.
Vou dar uma dica de como você poderá utilizar-se de materiais recicláveis para poder montar sua história bíblica ou suas aulinhas, utilizar para as lembrancinhas, dentre outros, tenho certeza que você vai gostar. Algumas idéias abaixo são de amigas blogueiras que encontrei na internet (estas eu darei o crédito, pois não seria justo e também plágio e não é isso que quero expor aqui).


DO BLOG DA PROFESSORA ICLEA BRITO - RESGATANDO CRIANÇAS PARA O REINO DE DEUS - Visitem-na! Este palhaço foi feito com materiais reutilizáveis, muito carinho e criatividade, espero que gostem! Áh! Não esqueça de dar a sua pitadinha de criatividade, beijos... fiquem com Deus.



MATERIAIS:

1 garrafa PET de refrigerante 500mL - corpo. 1 tampa de garr…

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)