Desembaraço Eletrônico de Notas Fiscais

Temos aqui em Manaus uma empresa que é do meu pai, na verdade uma transportadora. Nosso nome fantasia é Trans-Infor Transportes e Despachos de Cargas, trabalhamos com liberação e desembaraço de notas fiscais, por enquanto não transportamos cargas.
Mas, aí você me pergunta: - O quê uma coisa tem haver com a outra?
Eu tenho visto com os trabalhos que fazemos aqui, ocorrer de prestarmos serviços para empresas fornecedoras e outras transportadoras, que não tem tido suporte técnico quanto ao desembaraço fiscal de notas fiscais junto a Suframa e Sefaz, órgãos de competência fiscal no Estado do Amazonas. E é muito comum a maioria das empresas de fora que não conhecem o procedimento de internamento junto a estes órgãos contratar serviços como os nossos.
Fiz um curso na Suframa em 2006 sobre o WS Sinal e Sinal 6.0, implantados no início de janeiro de 2007. Este curso foi bem proveitoso pra mim, porque hoje sei fazer a maioria das coisas em liberação fiscal, o que cabe a um despachante aduaneiro. Meu papito, é quase um expert no negócio, e como já diz um ditado, filho de peixe, peixinho é, não tenho deixado pra menos, e procuro me interar bastante nessa área, que tem crescido muito aqui no nosso Estado, apesar da crise financeira, que tem abalado o mundo.
Bem, resolvi escrever este post para dar início a alguns esclarecimentos e também algumas dicas que tenho certeza que irá esclarecer muito sobre essa parte das notas fiscais de internamento na suframa, e também sobre o PIN - Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional aqui na Zona Franca de Manaus.
Tópicos a serem discutidos (não por ordem, pois não disponho de tanto tempo assim):
  • O que é a SUFRAMA?
  • Para que serve o PIN?
  • O que é o WS Sinal e Sinal 6.0?
  • O que é Vistoria Técnica?
  • O que é Internamento de Notas Fiscais?
  • Dentre outras coisas relacionadas.
Minhas fontes, além da própria experiência, também é baseada em informações coletadas do site da Suframa e Sefaz.
Se acaso você trabalha nessa área, ou é fornecedor e não mora em Manaus, e tem dúvidas sobre isso, aqui está a oportunidade.
3 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.