10/11/2008

E se as crianças pudessem ler para os adultos, o que aconteceria... ?


Uma Atividade para Cultivar o Hábito da Leitura em seu filho ou aluno.

É impressionante como as coisas mais simples, são verdadeiras e importantes.
Veja a seguir uma atividade, absurdamente simples, que pode fazer com que seu filho ou aluno, vejam com outros olhos o hábito da leitura.



É uma atividade que vai estimular, firmar ou mesmo fazer com que seu filho ou aluno, tome gosto de vez pela leitura.

O primeiro passo é, conversar com a criança e descobrir seu gosto literário. Gosto literário aqui é, saber de que tipo de história ela mais gosta.

Feito isso, provoque ela à leitura. Isto é feito do seguinte modo: Primeiro leia você mesmo um livro com o tema do qual ela gosta. Deixe que ela veja você lendo. Se fizer isso sutilmente, será melhor ainda, já que se for muito explícito ela pode perceber o artifício e vai estragar a estratégia.

Se o adulto é do tipo que gosta de ler e ela já sabe disso, então pode agir de forma natural. Ao ler o livro, procure demonstrar as emoções do que está lendo, rindo, fazendo comentários baixinho como se estivesse falando sózinho etc., Isso vai deixá-la curiosa.

Ao perceber que, você gosta da mesma coisa que ela, sua auto-confiança, vai receber uma alta dose de força extra. Imagine só, um adulto que gosta do mesmo que eu - pensará ela - e sem ninguém pedir para que ele fizesse isso!

Quando terminar de ler, não lhe ofereça o livrinho. Ao invés disso, coloque-o em lugar visível, e converse com ela sobre outros assuntos e por fim sobre histórias, do tema que ela prefere, então comente o que acabou de ler. Como isso é feito por partes, a pressa pode estragar tudo. Assim, em outra ocasião, diga que comprou um livro para ela ver, e que é muito bom.

Importante: Em momento algum obrigue-a a ler. Dê-lhe o livrinho e pronto. Pode ser que no primeiro contato, ela apenas vá folhear as páginas para explorar o terreno onde vai pisar.

Aqui, uma interrupção para algumas observações importantes, que vão determinar o sucesso ou o fracasso do seu plano. Veja bem, não é que "pode determinar", é que "vai determinar".


Toda criança, com raras exceções, gostam de livrinhos com:

  1. Desenhos bem feitos. Tem que ser desenhos ou ilustrações, elas acham fotografias deprimentes e sóbrias demais para seu mundo, portanto não lhes interessa.
  2. Os desenhos ou ilustrações devem refletir claramente o que está no texto que ela está lendo, para que possa associar o mesmo com a idéia visual da situação, já que ela sózinha ainda é incapaz de fazer isso.
  3. Folhas com pouco texto
  4. Texto claro, de preferência com palavras que ela já conheça (isso não é obrigatório)
  5. livro com poucas páginas, média de 20.

Assim, é chegado o momento de você agir. De posse do livro, após te-lo folheado, use então o argumento mágico.

PEÇA QUE ELA LEIA O LIVRINHO DELA PARA VOCÊ!



Ao pedir isso, demonstre que tem total confiança nela (isso se consegue com a entonação certa da voz, tom firme, normal, como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem titubear), e também que tem interesse no livro. Nesse ponto, toda insegurança comum na criança, ao oferecer alguma coisa aos adultos, tende a sumir.

Durante a leitura, se quiser, você pode interromper para fazer algum comentário com relação a história. Também, antes de começar, diga-lhe que se tiver alguma dúvida sobre o significado das palavras, que pergunte. É importante que você saiba, que ela só vai perguntar se confiar em você ou se você a tiver autorizado a fazer isso. Pronto, ela está pronta e sem mais nenhuma inibição.

Finalmente, seja paciente e nunca a corrija, diga apenas que não entendeu direito, algum parágrafo, etc. Pode ser que durante a leitura ela baixe um pouco a voz o que é normal. Peça, sem mandar, com muito humor e gentileza, que ela fale um pouco mais alto. Isso, só vai significar para ela que você está de fato interessado na leitura, e sua motivação aumenta mais ainda.

Ao perceber que ela está cansada, peça para fazer uma pausa. Os sintomas de cansaço são: mudança constante na posição, olhadas sutis para o lado, tentativa de deitar no chão, etc.

Por fim, comente com ela a história que foi lida. É provável que ela não tenha entendido bem o conto, já que apenas crianças maiores, conseguem ler para os outros e prestar atenção no que estão lendo.

Diga que a história foi muito boa, que gostou muito e lhe dê a sugestão que ela deve ler quando estiver com vontade.

Mesmo que ela não aceite na hora, mais provável, deixe o livro em local visível e acessível, e incite-a outras vezes para que leia, sem forçar ou exigir. Faça isso em tom de comentário.

É importante que você saiba que, ao pedir para ela ler, você, deu-lhe confiança, confiou a ela uma tarefa de gente grande, gostou do que ela fez, fez ela se sentir importante. Melhor de tudo, essa é a impressão que ela tem de você daí em diante.

Os efeitos benéficos disso para sua personalidade são definitivos. Assim, a semente do hábito da leitura foi plantada de forma simples, natural e harmoniosa, como tudo que é verdadeiro deve ser.

Um último aviso: Peça para ela ler para você outras vezes. Dê-lhe mais livros, peça a sugestão dela, leve ela na hora de comprar ou escolher o livro. E, use sua criatividade para usar essa abordagem na sala de aula!



Fonte: Autor: Alberto Filho Email:
albjorge@yahoo.com.br

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