16/11/2008

,

Escola Bíblica Dominical

É muito importante que a criança esteja envolvida em atividades que lhe estimulem a criatividade e o potencial de aprendizado, para que assimilem valores como adoração, companheirismo, educação, reverência, entre outros. Para isso, faz-se necessário a existência de um departamento especializado em elaborar tais atividades que orientem as crianças nos caminhos de Deus.
Este departamento procura, também, conscientizar a todos sobre a responsabilidade de exercer uma influência positiva sobre as crianças, pois estas extraem significados de todas as suas experiências.
O Departamento Infantil é responsável pela realização das atividades da escola sabatina para as crianças e adolescentes da igreja, sendo estes divididos pelas seguintes classes, conforme a idade:

  • Jardim - 03 a 05 anos

  • Primários -06 a 08 anos

  • Juvenis - 09 a 11 anos

  • Adolescentes - 12 a 14 anos
No Departamento Infantil as crianças oram, cantam, ouvem histórias e revisam a lição da semana.
Objetivo
O nosso objetivo é educar as crianças no caminho de Jesus Cristo, é ensinar a Bíblia – a Palavra de Deus. Embora haja várias atividades dentro do mesmo, o seu objetivo principal é alcançar um maior número de crianças com o ensino bíblico fundamental, tendo como alvo a salvação de cada um de seus alunos, o crescimento espiritual, o envolvimento com o serviço cristão e a obra missionária.
Funcionamento do Departamento Infantil
O Departamento Infantil funciona de várias maneiras.Apresentamos algumas sugestões importantes para o desempenho de suas atividades :
- Organizar
- Planejar
- Administrar
- Executar
Um grande erro tem sido administrar coisas não organizadas.

Planejamento
Embora o Departamento Infantil seja um dos mais importantes departamentos da Escola Dominical, muitos não têm dado devido valor ao seu funcionamento e suas propostas de trabalho. Haja visto, não se ter planejado um local físico adequado, com as devidas acomodações para seus alunos.
Em muitos lugares, o Departamento Infantil é fraco devido:
- Má administração.
- Falta de espaço.
- Professores não comprometidos.
- Falta de planejamento.
- Má divisão da faixa etária.
- Currículo não equilibrado e planejado.
- Falta de cooperação e participação dos pais.
- Falta de material didático.
- Falta de treinamento.
- Falta de recursos financeiros.
Todas essas coisas tem sido um problema e tem atrapalhado o desenvolvimento ministerial e espiritual das crianças.

Currículo
O que ensinar as crianças?
A primeira responsabilidade do professor do Departamento Infantil é verificar se cada aluno já tem experiência da salvação. Com muita oração e amor os alunos devem ser evangelizados, mostrando-lhes que ser apenas filho de crente não traz filiação à família de Deus. (Jo1:12-13)
Os salvos devem aprender a viver a vida cristã e na classe da Escola Bíblica Sabatina poderão receber instruções práticas, a saber:
- Certeza da Salvação.
- Confissão de pecados.
- Amor pela Palavra de Deus.
- Vida Vitoriosa.
- Vida de Oração.
- Vida Consagrada.
- Desejo de Testemunhar Jesus a outros.
- Amor pela Obra Missionária.
Eventos Especiais
A Dinâmica do Departamento Infantil será caracterizada pelo bom funcionamento e pela criatividade em suas áreas quanto às propostas para os eventos especiais. O Departamento Infantil deve planejar suas atividades, colocando eventos especiais que venham mesclar o programa. Estas reuniões darão segmento ao programa de ensino, e fortalecerão as crianças em suas situações dentro da Igreja e na sociedade.
O Departamento Infantil, não pode estar alienado das datas da denominação da Igreja local, e também das demais datas importantes do calendário secular. É necessário estabelecer uma estratégia prática para a execução destas atividades.
Sugestões para os eventos especiais
Mês/Eventos
Janeiro:
- Novos alunos
- EBF
- Evangelismo nas ruas / praias
Fevereiro
- Igreja
- Evangelismo pessoal
- Ministério em Escolas Públicas
Março
- Acampamento de crianças
Abril
- Índios
- Ênfase Missionária.
- Páscoa.
Maio
- Lar.
- Missões
- Dia das Mães
Junho
- Atividade junto à comunidade
- Visita a hospitais, creches, orfanatos, prefeitura e delegacia.
Julho
- Classe nos lares.
Agosto
- EBF Agosto
- Dia dos Pais
- Concertos musicais.
Setembro
- Pátria
- Missões ( Brasil e Exterior )
Outubro
- Dia das Crianças
- Campanhas evangelísticas
- Encontro de crianças / picnics
- Programações no bairro
- Dia do Professor.
Novembro
- Dia do Pastor
Dezembro
- Dia da Bíblia
- Natal

É possível criar, também, dentro do Centro de Interesses, uma oficina onde as crianças poderão participar de atividades específicas de uma forma vibrante.
Sugestões para oficinas
- Música
- Banda Rítmica
- Pintura
- Bordados
- Artesanatos em madeira, couro, papel e papelão.
Material Didático
O Departamento Infantil deve ter um espaço para o funcionamento de uma biblioteca, pinacoteca e oficina pedagógica, material didático e seus acessórios para os trabalhos manuais.
Conclusão
O Departamento Infantil é um dos mais importantes departamentos da Escola Dominical em sua estrutura, alcance e realização. Isto poderá ser uma realidade quando a liderança tem consciência de suas responsabilidades com relação ao seu papel de trabalho entre aluno – professor – ensino - programa.
Nossas igrejas devem ser motivadas para avaliar e investir no Departamento Infantil, embora o preço seja alto. Mas, os resultados são eternos.
É necessário que avaliemos nossas prioridades, nossos alvos, nossos métodos e nossos preconceitos. Devemos fazer um exame minucioso em nosso processo didático de atividades e, se necessário, mudanças, para que possamos alcançar nossas metas estabelecidas no Departamento infantil.
É importante lembrar que o departamento infantil torna-se uma agência evangelizadora e, também, modelo junto à sociedade.
Que o Senhor nosso Deus possa usar o Departamento Infantil para Sua própria Honra e Glória e para o crescimento da Igreja – corpo de Cristo.
“ Não fostes vós que me escolhestes a mim;pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos,e o vosso fruto permaneça: a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome,Ele vô-lo conceda.” Jo 15:16
Share:
Postar um comentário