Pular para o conteúdo principal

O verdadeiro sentido do natal

Desde pequena que eu ouço sobre Papai Noel e também que acompanho as tais "festas natalinas". Acreditei por muito tempo em uma mentira infundada de que na noite de Natal eu receberia presentes de um velhinho, depois da meia noite. E quando eu acordava pela manhã, lá estava o presente. Só que quem fazia isso eram meus pais, que na noite de natal, após eu estar dormindo deixavam os presentes embaixo da minha cama, o que me fazia pensar que ele, o velhinho tinha vindo deixar o meu presente. E isso aconteceu até os meus oito anos, foi quando na dita noite de natal, o tal do Nicolau, não deixou meu presente. Então descobri que a minha pequena vida de festas natalinas tinha sido uma mentira, e que esse velhinho nunca existiu. Foi, aí que percebi que as pessoas faziam as mesmas coisas ano a ano, dando presentes umas as outras, abrindo garrafas e mais garrafas de vinho, comprando aquele suculento pernil, e hipocritamente, pedindo perdão dos outros por todas as coisas horríveis que fez o ano todo.
Depois de tantas decepções, fui procurar saber mais sobre isto, foi quando lendo e também ouvindo, descobri quem era o tal do Nicolau e o que tinha feito. Percebi então que ele foi apenas um mero mortal que fez mais do que devia, além de um gesto de carisma, ajudou crianças. Depois, pesquisei a fundo o verdadeiro sentido do natal, e alguém me falou que o que se comemorava era o nascimento de Jesus. E pude entender tudo, e imaginei tanta coisa na hora que fiquei até sem noção das coisas. Pensei, muito e percebi que não podemos ser hipócritas ao ponto de achar que somente em um dia podemos fazer pessoas felizes.
Quando via aquele povo ali reunido, naquela falsidade, comecei a ver como num filme tudo o que aquelas pessoas fizeram o ano todo e que naquele momento, somente naquele momento se reuniam para festejar o natal. Dai pensei, e perguntei por que será que minhas visinhas que passaram o ano todo me desprezando e menosprezando, vieram e pediram perdão de mim, por que depois de passarem tanto tempo batendo boca meu tio e minha tia estavam pedindo perdão um ao outro, o que depois iria se repetir novamente, pois todo ano era a mesma coisa, todo natal a mesma irreverência.
O verdadeiro natal não está em bebidas, comidas, presentes, festas, o verdadeiro sentido do natal tem seu simbolismo natural que é o nascimento de Jesus. Após descobrir isso, que Nicolau era apenas um boneco do comércio e da maioria que gosta de viver de mentiras, e também por um ato religioso, deixou-se modificar o verdadeiro sentido do natal, fiquei receosa em fazer e organizar qualquer festa que fosse.
Se tivesse alguma árvore de natal, eu tirava, se tivesse algum papai noel eu tirava. Daí, você irá dizer que eu tenho complexo ou estou meio maluca. Não, isso jamais, mas eu acredito na verdade, eu prego a verdade em todo lugar que eu vou, para meus filhos eu falo a verdade, e viver de mentiras não é comigo. Meus filhos sabem exatamente a quem eles devem cultuar no dia de Natal, porque eu ensinei e mostrei a verdade a eles. E é até engraçado porque eles não me pediram até agora nada, e nem do Papai Noel que para eles é alguém que se fantasia para dar asas a uma mentira que vem perdurando anos e anos.
Posso até estar sendo radical mas este é o meu pensamento. E digo que o nascimento de Jesus foi algo muito importante para a humanidade, pois se não fosse assim, hoje não estaria aqui. Mas, por um plano e ordem de Deus ele veio ao mundo para mudar a nossa história e até hoje isso é festejado.
Na verdade eu não comemoro esse natal, e sim a festa dos tabernáculos.
Hoje as pessoas pensam apenas em si próprias, achando que ajudando aqui e ali uma vez no ano, terão a aprovação de alguém.
Eu costumo ajudar quem eu posso, mas faço isso o ano todo. E é relevante dizer que é pura hipocrisia você tentar ajudar os outros somente no natal, enquanto o ano todo milhares e milhares de famílias passam necessidade.
Se você quer fazer algo diferente, faça direito e com amor, de nada adianta ajudar e querer receber algo em troca, pois quando fazemos as coisas por interesse não recebemos a gratidão e honra, somente quando fazemos com amor e por amor, é que temos a resposta para as coisas que fazemos.
Eu só decidi postar sobre isso, porque dois dias atrás eu entrei no BB para pagar umas contas, e na porta de entrada estavam uma senhora e uma criança, com um stand que mostravam cartinhas de crianças que eram ajudadas pelo banco através de um projeto social chamado São Mateus, que ajuda as crianças carentes a terem um vida social, psicológica e espiritual bem estruturadas. E havia uma caixa com diversas cartas de crianças que pediam diversas coisas para si neste natal. E fiquei comovida com aquilo, e pensei assim, meu Pai do céu, quanta hipocrisia, essas crianças praticamente estarem mendigando a atenção das pessoas para receberem apenas um único presente que para elas será de grande ajuda e no qual sentirão muita alegria. Olhei todas as cartas que estavam ali, algumas pediam kit de futebol, outras bonecas, carrinhos, tênis, roupas. E eu lembrei de mim, porque passei muitos natais dessa maneira, mendigando a atenção das pessoas para mim, clamando por alguém que pudesse pelo menos dizer que eu era importante. E isso não somente no natal, mais era o ano todo assim, e eu ia para as ruas, passeava pelo centro da cidade, ficava com conhecidos nas feiras comunitárias, para ver o tempo passar e apenas chegar na minha casa e dormir. Caminhava horas em vias perigosas correndo o risco de ser sequestrada, etc, para que uma alma vivente me visse e me acolhesse. Ai, você pergunta, e seus pais onde estavam. Eles estavam ocupados demais trabalhando que não tinham tempo pra mim. E hoje penso que trabalho demais e não tenho tempo para os meus filhos. Quando lembro sinto vontade de chorar. Um natal sem sentido tem sido pregado durante muitos e muitos anos, onde já não existe amor, não existe paz, e as pessoas dão glória a um ser carnal, que foi cheio de falhas, temores, dificuldades, e que acabou virando um santo católico só porque fez boas ações (não fez mais do que a obrigação dele). E o que fazemos hoje, o que queremos para este natal. deixar passar despercebido do que é realmente correto fazer.
Pense bem, neste natal não seja como muitos, faça valer a pena, e viva diferente de tudo o que você já viveu. Plante sementes boas, e colhas frutos deliciosos!

Feliz Nascimento de Jesus!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)