13/01/2009

Abel

Gênesis 4.1-16

Caim e Abel foram as duas primeiras pessoas que cresceram na terra. Seus pais, Adão e Eva, não nasceram, pois foram criados. Caim e Abel foram as duas primeiras pessoas na terra que tiveram um irmão. Você poderia pensar que, sendo eles os dois únicos adolescentes sobre a terra, fariam o melhor para viver em harmonia. Ao invés disso, Caim ficou com muita ravia e matou Abel. Por quê? Ambos tinham oferecido um sacrifício a Deus, mas apenas o sacrifício de Abel agradou a Deus. Ao ver que seu sacrifício não estava agradando a Deus, Caim ficou com ciúmes e matou seu irmão.

Algumas vezes, as pessoas se perguntam por que o sacrifício de Abel foi aceito e o de Caim não. Afinal de contas, ambos deram uma parte de seus meios de vida. Porém Abel "ofereceu ao SENHOR as melhores partes" do cordeiro que ele havia sacrificado.

É interessante saber que, nos tempos do Antigo Testamento, os sacrifícios tinham de envolver o derramamento de sangue. Você pode estar pensando: "Que nojo! Afinal de contas, qual a razão de todo esse sangue na Bíblia?" A resposta está em Hebreus 9.22:"...os pecados são perdoados somente com derramamento de sangue." Assim, no Antigo Testamento, o palco está sendo preparado para o sacrifício de Jesus. No Antigo Testamento, para que os pecados de uma pessoa fossem perdoados, o sangue de um animal tinha que ser derramado. Para os seus pecados serem perdoados, Jesus derramou seu sangue. Jesus morreu pelos pecados que você comete - todas as más atitudes, todas as coisas más que você fez a outras pessoas ou a você mesmo, tudo aquilo que torna você culpado diante de Deus. O sangue paga cada um dos pecados. Se você já se perguntou se Jesus realmente torna as pessoas justas diante de Deus, lembre-se do sacrifício de Jesus e do sacrifício que foi aceito porque era a "melhor parte", perfeita. O sangue de Jesus torna você justo diante de Deus.

Fonte: Bíblia Sagrada Edição com notas para Jovens na Linguagem de Hoje

2 comentários: