Pular para o conteúdo principal

O Espírito de Deus e a natureza humana

"Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da *lei.
As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o *Reino de Deus.
Mas, o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.
As pessoas que pertecem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.
Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros." (Gálatas 5.16-26)
Para esclarecer o que ficou em asterisco:
*Lei: É um termo usado em vários sentidos, sendo que o sentido exato em cada passagem precisa ser buscado no contexto. 1) O termo é usado para qualquer "lei" de um grupo, religioso ou não (Êxodo 15.25; Ester 1.19; Atos 18.15).2) O termo também significa uma regra, um princípio ou norma (Romanos 7.23). 3) com muita freqüência, o termo é usado para designar o conjunto dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gálatas 4.21). Neste sentido, o termo geralmente aparece com inicial maiúscula. Várias vezes, outras expressões são usadas com este mesmo sentido, como "Lei de Moisés" (Mateus 5.17-18), "Lei do Senhor" (Lucas 2.23), "Livro da Lei" (João 1.45), "Livro de Moisés" (Marcos 12.26). Às vezes, este sentido engloba mais do que o Pentateuco, mesmo todo o Antigo Testamento (João 12:34)4) Em outro uso, "lei" se refere a mandamentos, preceitos e regras da Aliança do Sinai, dados a Israel por intermédio de Moisés (Romanos 3.19-20; Gálatas 3.17-21).
5) Em outros contextos, "lei" pode até designar uma instrução geral ou toda a revelação de Deus (Salmos 1.2; 2 Crônicas 17.9).
* Reino de Deus: Reino, Reino de Deus, Reino do Céu. O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro (Mateus 5.3; 12.28; Romanos 14.17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2 Timóteo 4.18).
Muitas pessoas tem procurado a paz em sua vida e também no mundo, mas se todos procurassem conhecer a verdade com certeza encontrariam a paz que tanto procuram. Pois, diz a palavra de Deus em João 8.32: E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Tenho lido muitos artigos na internet e em blogs de amigos do diHITT, que tem falado muito sobre paz. E isso me fez pensar antes de escrever este artigo. Abri a minha Bíblia e me deparei com o livro de Gálatas (observando que a minha é na versão NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje), e lá estava uma palavrinha significativa, "Mas, o Espírito de Deus produz a PAZ".
Se é o Espírito de Deus que produz a paz, por quê então procuramos a paz para o mundo e para as nossas vidas em outros lugares? Ocorre, que o ser humano é insatisfeito, procura a paz onde não existe, procure respostas onde não há. Torna sempre a sua busca difícil, emaranhando-se em lugares sombrios, e sem saída. Aderindo a idéias e escolhas erradas. Querem ter paz, mas não encontram no lugar correto. Porque acham tão difícil servir a Deus, procurar seguir a verdade.
Ficam cegos de egoísmo, praticam todo tipo de imoralidade sexual, e ainda apoiam tais práticas, são indecentes, invejosos e beberrões, e ainda acham isso natural.
- Ah, mas eu faço o que eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso, dizem eles!
- E daí se minha vida é uma droga? Eu vou é aproveitar o pouco tempo que me resta, dizem ainda!
- Qual o problema namorar com mais de uma pessoa? Que culpa eu tenho de ser gostoso(a), acrescentam!
- Menos um no mundo não vai fazer diferença, eu quero é que todo mundo se dane! Eles gritam!
E por aí vão as indagações, palavras e ações. Vivem em pé de guerra. E ainda pensam que a guerra só acontece nos países a fora, e pedem PAZ para o mundo. Ter paz, é ter harmonia e concordância entre pessoas ou grupos. É se relacionar harmoniosamente com todos, ter serenidade.
E ainda pedem o AMOR, mas não praticam, se ele tem que estar dentro de nós. Alguns acham e confundem o amor com sexo. Ter amor, é ter zelo, dedicação, carinho, ternura pelas pessoas.
Para o ser humano a ALEGRIA, é fazer festas, é farrear até o dia amanhecer, é beber, cair e levantar, e voltar de novo no mesmo pique a fazer a mesma coisa. Ser alegre é estar sempre contente e feliz, demonstrando isso com palavras, gestos e ações.
Sabe a PACIÊNCIA? O ser humano não tem! Ele sempre está apressado para fazer alguma coisa, para fazer alguma maldade, ou para praticar algum ato ilícito. Ser paciente, é saber esperar, , suportar os males sem se lamentar ou se pertubar. É saber controlar-se e suportar pessoas coisas e fatos, ser calmo, ser tranqüilo.
E a DELICADEZA? Pensam que ser delicado é coisa de maricas, não entendem que essa palavrinha tem um significado importante, que é ser cortês, agradável, sensível, muitos não o são, são grosseiros, briguentos, e falam todo tipo de palavrão. Sua boca é como uma arma mortal.
A BONDADE, essa passa longe do ser humano, alguns praticam a bondade, fazendo doações, dedicando-se a alguma causa em comum. Mas, ser bondoso não é isso, é estar disposto a ajudar em qualquer situação, seja quem for. É praticar o bem, e não causar dano ou prejuízo ao próximo.
Ah, a FIDELIDADE, já não existem tantas pessoas fiéis. Muitos associam a fidelidade ao casamento, mas ela não está associada somente a este item, está associada ao trabalho, aos amigos, a família. Quantos não tem sido infiéis aos seus patrões e roubam ou mentem descaradamente? Quantos não mentem e prejudicam seus amigos e a sua família? Não são fiéis! E acham que assim está bom! Ser fiel é permanecer firme em suas obrigações, crenças e convicções.
A HUMILDADE não é apenas ser pobre, não é andar sujo, ou ter falta de algum capital. Ser humilde é ser simples, modesto, respeitoso, submisso. Que não se ensoberbesse.
E para isso, precisamos ter o DOMÍNIO PRÓPRIO, saber contrar nossas emoções, atitudes e frustações. Muitos não se controlam e acabam fazendo coisas que desagradam a Deus, e até mesmo quem o vê fazendo isso. A falta de controle tem deixado muitas pessoas em grandes enrrascadas, isso podemos ver na televisão 24 horas nos acontecimentos atuais.
O Espírito Santo de Deus produz frutos muito bons, e a vontade de Deus para o ser humano é boa, perfeita e agradável. Deus não exigem de nós sacrifícios humanos, bestiais, ou de sangue.
Jesus já pagou um preço muito caro na cruz do calvário para que hoje pudéssemos escolher o que fazer.
Quando falamos do Espírito Santo de Deus e dos seus frutos, colocamos a disposição algo não praticado pela humanidade, primeiro porque para termos esses frutos produzidos em nós, precisamos ter o Espírito Santo de Deus em nossas vidas.
Se realmente queremos que as coisas mudem, o que não irá acontecer no mundo, pois é profético o que tem acontecido nos últimos anos, devemos mudar a nossa maneira de agir e pensar. E colocar em nossas vidas uma unidade jamais vista em toda a terra, que é ter esses valores em nosso coração. E se nos despojarmos do nosso eu interior, naõ mudaremos o mundo, mas faremos a diferença no nosso meio social, familiar e principalmente na Igreja.
Não é díficil, apenas peça a Deus que venha mudar a sua vida, e que transforme ela sobremaneira que quem te conhecia antes, não reconhecerá hoje. Peça ao Espírito Santo de Deus que guie seus passos, que ajude você em seus projetos. Temos a nossa disposição três pessoas maravilhosas, que são Deus Pai (Todo-Poderoso), Deus Filho (Jesus, nosso Senhor) e Deus Espírito Santo (nosso intercessor, que interceder por nós com gemidos inexpremíveis).
Olha, eu não estou pregando para você! Apenas acredite no que é correto e justo, e faça valer a pena viver nesta terra, pois as coisas que aqui existem deixarão de existir. Muitos não crêem nisso, mas eu creio no Deus a quem sirvo, e com certeza, o esperarei quando ele vier em glória buscar a sua Igreja.
Então, quer colher frutos? Pense nisso!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)