28/01/2009

Os 10 Mandamentos da Auto-Estima

Só quando conhecemos nossas fraquezas podemos ser fortalecidos. A auto-estima adequada é uma dádiva de Deus ao homem. Confira os dez mandamentos da auto- estima:
1- Você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Você é a obra-prima do seu Pai e precisa colocar satisfação na sua alma e alegria no seu coração. (Gn 1:26-28).
2- O fato de você ter nascido e chegado até aqui, significa que você é alguém especial, é um vencedor, um projeto de Deus. (Jo 15: 16-17).
3- Você foi dotado de faculdades especiais como inteligência, vontade soberana, direito de tomar decisões, o que o constitui soberano. Deus respeita as pessoas, mesmo os injustos. Valorize o que Deus lhe deu. (Mt 5:43-46).
4- Você foi criado com necessidades emocionais, físicas e racionais, que do ponto divino são legítimas e naturais e devem ser supridas por Deus e pela vida, tendo em vista a sua felicidade.
“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (Jo 10:10).
5- Sua auto-estima e o seu valor próprio é a chave para toda e qualquer relação duradoura e responsável, se tiver aliança. (Mc 12:28-32).
6- O melhor caminho para o sucesso e felicidade é apontada pelas Escrituras Sagradas. Não ouça os que não confiam em Deus. Aprenda a buscar os conselhos de Deus na Palavra. O prazer é servo, não Senhor. Aprenda a liderá-lo. (Pv 3:1-3).
7- A construção ou reconstrução do seu relacionamento com seus familiares é a chave para a sua segurança interior e um estímulo de fé no futuro. (Mc 7:10-14).
8- Você precisa de um grupo de pessoas, que o ame, valorize e apóie não pelo que você tem, mas pelo que você é. A liderança é desenvolvida pela referência e apoio, não por treinamentos. (Rm 12:9-18).
9- Toda conquista na vida é cumulativo. Demora mais do que o previsto e custa mais do que o orçado, mas tem efeito exponencial. Novas portas se abrem. Seja um homem de perseverança. Muitos não alcançam porque desistem. A desistência destrói a auto-estima. A sua força está em conhecer a própria fraqueza e encontrar um escape para ela. (Mt 20:1-13).
10- Você alcançará o que sonha, planeja, trabalha e foca e não o que acha que merece. A vida não é justa, você a torna justa. A conquista é valorizada quanto maior é o obstáculo para consegui-la. (Ec 11:1-7).
Share:
Postar um comentário