17/02/2009

ESTUDO BÍBLICO: LEVITAS, COMO CHEGAR AO SANTO DOS SANTOS?

Fonte: Não determinada

Tabernáculo representa:
1) Jesus e seu ministério
2) Nossa vida cristã em relação à Deus:
Qual é a nossa posição diante do Eterno? Tabernáculo x Cristão

ÁTRIO:

  • Porta
  • Altar do holocausto CORPO
  • Bacia de Bronze

SANTO LUGAR:

  • Mesa dos pães
  • Candelabro ALMA
  • Altar do incenso

SANTO DOS SANTOS:

  • Arca da Aliança:thorá ESPÍRITO
  • Maná- Vara de Arão

TABERNÁCULO X VIDA CRISTÃ

A) Átrio: parte mais externa do tabernáculo onde o cristão está sujeito às intempéries do tempo, chuvas, ventos, sol, quem está no átrio ainda não experimentou plenamente a presença de Deus.
Porta:Salvação, Jesus, o único caminho para chegarmos a presença de Deus em plena comunhão Jo 10:9

Altar do Holocausto: Local de morte , onde nossa carne morre ( desejos, convicções, expectativas)Ex 29:18, para podermos viver uma nova vida com Deus.

Bacia de Bronze: Batismo, onde todos os pecados são lavados publicamente e somos integrados a uma nova realidade. Simboliza nossa morte e ressurreição com Cristo.Rm 6:4.

B) Santo Lugar: parte um pouco mais interna do tabernáculo. Representa nossa alma, ali adentramos na presença de Deus, todos os utensílios são de ouro representando a Divindade de Deus.

Mesa dos paes: O pão é alimento dado por Deus, a palavra de Deus, e o Próprio Jesus Jo 6:35 . os pães em doze fileiras, as doze tribos de Israel de onde viria o veradeiro pão que alimenta –Jesus.

Candelabro ( Menorá): Era de ouro e alimentado por óleo iluminando assim local.Representa a presença do Espírito Santo em nossas vidas com a unção de Deus sobre nós que revela a palavra que ilumina nossas vidas.

Altar do Incenso: Ap 5:7-8 Representa nossas orações. Quando estamos no Santo Lugar oramos segundo a vontade do Espírito e não mais para nos satisfazer e sim ao Pai.

C) Véu: Já não existe mais em nossas vidas, temos livre acesso ao Pai por meio da Oração e de Jesus Mc 15:38.

D) Santo dos Santos: È o lugar mais interno do tabernáculo, onde existe somente a Arca da Aliança e a Presença de Deus.

Arca da aliança: utensílio mais precioso do tabernáculo, sobre ela Deus se manifestava, e vinha falar com o povo através do sacerdote (propiciação).
- Tampa: expiação dos pecados, hoje representada por Jesus, que redimiu nossos pecados para sempre.
- Thorá: palavra deixada por Deus para que nós o conhecesse
- Maná: Alimento diário vindo dos céus.
- Bordão de Arão: autoridade concedida a alguém. Representa a autoridade dada a nós para que todos saibam que o nosso ministério foi dado por Deus. Nm: 1-5.

Maturidade Cristã se dá no Santo dos Santos onde desfrutamos da presença de Deus! Como atingir essa maturidade, Rm 12:1-2.

Share:
Postar um comentário