Honrar aos Pais - Respeitar os pais

Sei que os Dez Mandamentos nos ordenam respeitar os pais. Porém nem todos os pais são merecedores de respeito. Minha mãe tem feito coisas que me desagradam e me ferem muito, mas sendo já idosa agora precisa de mim. Como posso respeitá-la sem perder minha dignidade?

RESPOSTA:
Por Aron Moss

Respeitar sua mãe não significa que você pensa que ela é totalmente boa. Mas certamente não pode ser totalmente má. Tenho certeza de que você pode pensar em algum fator positivo, algo de bom que sua mãe tenha feito. Deve haver alguma coisa pela qual você pode dizer que ela é uma pessoa digna. Você não consegue pensar em nada de bom que ela tenha feito? Eu posso. Você.O respeito pelos pais é uma base para o auto-respeito. Quer você queira quer não, é um produto dos seus pais. Não importa quão diferente você seja deles, não importa quão longe vá para evitar repetir os erros que eles cometeram, você jamais conseguirá mudar o simples fato de que eles são seus pais. Não importa se são bons pais ou pais horríveis, se construíram você ou se a destruíram, eles são a sua origem.

Sua mãe trouxe você ao mundo. Se você pensar sinceramente que sua mãe é má, sem um só pedacinho de bem, então de alguma maneira você se enxerga como mais um dos erros dela. Sua existência brotou dela. Respeito pelos pais é a base do auto-respeito.

O fato de ela ter tido uma filha que tem um claro senso de certo e errado, e está consciente dos erros dela, significa que ela não pode ser tão má. Talvez ela não mereça o crédito pela sua sensibilidade moral, mas merece algum crédito pela sua existência. Pelo menos, você pode respeitá-la por isso. Longe de comprometer a sua dignidade, respeitar sua mãe forma a base para sua dignidade, porque ela, juntamente com seu pai e D’us, foi parceira em seu nascimento.

Respeitar não significa aceitar os erros dela ou desculpar suas falhas. Significa que se a sua mãe precisa de ajuda, você deveria estar lá para ajudá-la. Quando ela fala, você não precisa concordar, mas deve ouvir respeitosamente. Precisa tratá-la como mãe. Se não fizer isto, seu auto-respeito tem alicerces fracos.
Você não precisa respeitar a vida que sua mãe tem levado, mas, pelo seu próprio bem, precisa respeitar o fato de que ela é sua mãe.
Então pense nisso, antes de tomar qualquer atitude que considere errada, mesmo estando certo.
5 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.