Pular para o conteúdo principal

Honrar aos Pais - Respeitar os pais

Sei que os Dez Mandamentos nos ordenam respeitar os pais. Porém nem todos os pais são merecedores de respeito. Minha mãe tem feito coisas que me desagradam e me ferem muito, mas sendo já idosa agora precisa de mim. Como posso respeitá-la sem perder minha dignidade?

RESPOSTA:
Por Aron Moss

Respeitar sua mãe não significa que você pensa que ela é totalmente boa. Mas certamente não pode ser totalmente má. Tenho certeza de que você pode pensar em algum fator positivo, algo de bom que sua mãe tenha feito. Deve haver alguma coisa pela qual você pode dizer que ela é uma pessoa digna. Você não consegue pensar em nada de bom que ela tenha feito? Eu posso. Você.O respeito pelos pais é uma base para o auto-respeito. Quer você queira quer não, é um produto dos seus pais. Não importa quão diferente você seja deles, não importa quão longe vá para evitar repetir os erros que eles cometeram, você jamais conseguirá mudar o simples fato de que eles são seus pais. Não importa se são bons pais ou pais horríveis, se construíram você ou se a destruíram, eles são a sua origem.

Sua mãe trouxe você ao mundo. Se você pensar sinceramente que sua mãe é má, sem um só pedacinho de bem, então de alguma maneira você se enxerga como mais um dos erros dela. Sua existência brotou dela. Respeito pelos pais é a base do auto-respeito.

O fato de ela ter tido uma filha que tem um claro senso de certo e errado, e está consciente dos erros dela, significa que ela não pode ser tão má. Talvez ela não mereça o crédito pela sua sensibilidade moral, mas merece algum crédito pela sua existência. Pelo menos, você pode respeitá-la por isso. Longe de comprometer a sua dignidade, respeitar sua mãe forma a base para sua dignidade, porque ela, juntamente com seu pai e D’us, foi parceira em seu nascimento.

Respeitar não significa aceitar os erros dela ou desculpar suas falhas. Significa que se a sua mãe precisa de ajuda, você deveria estar lá para ajudá-la. Quando ela fala, você não precisa concordar, mas deve ouvir respeitosamente. Precisa tratá-la como mãe. Se não fizer isto, seu auto-respeito tem alicerces fracos.
Você não precisa respeitar a vida que sua mãe tem levado, mas, pelo seu próprio bem, precisa respeitar o fato de que ela é sua mãe.
Então pense nisso, antes de tomar qualquer atitude que considere errada, mesmo estando certo.
5 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)