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Igreja - Normas e Diretrizes para os Departamentos e Ministérios da Igreja

Estava visitando o site da Igreja Batista da Paz, e achei muito importante as diretrizes estabelecidas por esta Igreja para a organização de seus departamentos. Então, decidi postar aqui para que vocês possam ver e analisar, pequenos detalhes que fazem a diferença. Algumas destas diretrizes poderiam ser aderidas por algumas igrejas, pois se assim fossem feitas, com certeza não haveria tantas falhas, e tudo seria mais organizado e feito com ordem.

Diretrizes para diáconos

  • Auxiliar no culto

Teremos três diáconos de plantão por culto com identificação
- Posicionarão entre os pilares da Igreja em oração e atentos

  • Estarão atentos às necessidades do culto como:

- Zelando pela ordem do culto (disciplina)
- Cuidando do ambiente do culto (ventilação e necessitados)
- Atento às manifestações demoníacas
- Intercedendo pelos necessitados que atenderem aos apelos
- Identificando e orando pelos fragilizados no culto
- Identificando e orientando para não haver celulares ligados e sendo usados no horário dos cultos

  • Ministração da Ceia

- Estarão intercedendo desde o início do culto em pontos estratégicos

  • Entre os pilares da igreja.
  • Na porta lateral
  • Atrás das fileiras das cadeiras
  • Notando os ausentes e intercedendo por eles diante do Senhor
  • Percebendo, se informando e acompanhando o pastor nas visitas aos enfermos para ungir e orar por eles.
  • Acompanhando e auxiliando o pastor nas visitas disciplinares conforme solicitação pastoral.
  • Obedecendo escala de jejum mensal
  • Dando retaguarda para o exercício pastoral à frente da Igreja
  • Assistir às viúvas, órfãos e pessoas portadoras de necessidades especiais.
  • Aconselhar e orientar os novos convertidos.
  • Cada culto terá um diácono escalado para fechar o templo.

Diretrizes para o departamento de Missões

  • Criar uma secretaria de missões para a Igreja.
  • Despertar a Igreja para uma mobilização missionária.
  • Identificar na Igreja as pessoas com chamada missionária
  • Gerar uma proposta missionária na Igreja para a cidade.
  • Promover um Congresso Missionário por ano.
  • Acompanhar os passos dos missionários ajudados pela Igreja.
  • Fazer convênios missionários estabelecendo alvos de sustento missionários anuais.
  • Promover desafios missionários para a Igreja.
  • Envolver os departamentos e talentos da Igreja em Trabalhos voltados para Missões.
  • Estabelecer um culto missionário para o primeiro e para o segundo semestre aos domingos à noite para promover o despertamento missionário na Igreja.
  • Criar uma equipe que mobilize as diretrizes acima.
  • Fazer convênios com profissionais liberais para promover assistência missionária a pessoas carentes.

Diretrizes para o departamento de patrimônio

  • Identificar e catalogar todos os bens da igreja.
  • Desenvolver planilha para entrada e saída de bens da Igreja.
  • Providenciar revisão e manutenção dos bens da Igreja quando necessário.
  • Zelar e manter os bens da Igreja em condições de uso.
  • Quando for solicitado para empréstimos, após autorização pastoral, definir data de retirada e devolução dos mesmos.
  • Solicitar junto à presidência da Igreja substituição de equipamentos quando necessário afim de que os mesmos não se tornem obsoletos.
  • Definir junto com os departamentos objetos quando saírem para eventos e conferir a sua chegada.
  • Desenvolver bom relacionamento junto aos outros departamentos da Igreja e não colocar objetos acima de pessoas mesmo tendo o zelo dos mesmos.

Diretrizes para diretoria de manutenção

  • Estar sempre atento às necessidades técnicas da estrutura do templo.
  • Verificar constantemente as instalações elétricas da Igreja.
  • Verificar constantemente o sistema de ventilação.
  • Mobilizar-se para as montagens e desmontagens de estruturas para eventos.
  • Estar atento às necessidades que vão surgir dentro das novas realidades da Igreja em seus departamentos (prateleiras, mudanças de instalações).
  • Providenciar configuração, fixação e remanejamento de quadros em salas de aula.
  • Reparos em instalações hidráulicas.
  • Manutenção em caixas d`guas.
  • Idéias para novos equipamentos que facilitem a estruturação da Igreja
  • Reparo e manutenção de bebedouros e banheiros.

Diretrizes para departamento de Evangelismo

  • Promover trabalhos evangelísticos na Igreja Como:
    • Planfetagens.
    • Pedágios evangelísticos.
    • Cultos ao ar-livre.
    • Mobilizações para trazer visitantes à Igreja.
    • Visitas a lares.
    • Apresentações de Teatros e Danças com este fim.
    • Criar uma equipe de evangelistas.
    • Promover a cada semestre um culto no domingo à noite com caráter exclusivamente evangelístico.
    • Criar uma equipe que mobilize as diretrizes acima.

Diretrizes para Escola Dominical

  • Supervisionar e acompanhar o ministério de educação da Igreja conforme orientação pastoral.
  • Dar suporte para as classes e acompanhar necessidades dos professores.
  • Desenvolver cursos de aperfeiçoamento de professores.
  • Promover comemorações festivas em dias especiais.
  • Acompanhar o plano de curso das classes. Todos seguirão as diretrizes pastorais.
  • Desenvolver métodos de incentivo para a Igreja estimulando a participação na Escola Dominical.
  • OBS: Cada professor deverá acompanhar seus alunos e estimulá-los a freqüentar as aulas.
  • Montar uma biblioteca para a Igreja, despertar e incentivar a leitura.
  • Promover acampamento para os professores.
  • Desenvolver uma secretaria que acompanhe e aponte dificuldades enfrentadas pela E.B.D.

Diretrizes para o Ministério de Louvor

  • Desenvolver um método de ministração participativa e congregacional.
  • Trabalhar uma celebração que seja festiva.
  • Desenvolver uma devoção litúrgica movimentada pela oração fervorosa.
  • Motivar o ministro a escolher os hinos que irá ministrar.
  • Encontrar novos talentos musicais na Igreja.
  • Gerar consciência de espiritualidade no ministério.
  • Iniciar projeto para gravação de CD supervisionado pelo pastor.
  • Sensibilizar os ministros para participação efetiva na compra de instrumentos.
  • Perceber a realidade da Igreja em meio às ministrações.
  • Não começar um ensaio sem ter no mínimo 15 minutos de intercessão antes.
  • Promover uma vigília para o ministério a cada 2 meses.
  • Apoiar os eventos da Igreja conforme solicitação.

Diretrizes para o ministério de intercessão

  • Levantar as necessidades da Igreja para intercessão semanal.
  • Desenvolver um calendário mensal de oração na Igreja.
  • Fazer escala mensal de intercessão para os cultos.
  • Levantar intercessores para dar suporte nas viagens pastorais.
  • Escalar intercessores:
    • Antes dos eventos.
    • Durante os eventos.
    • Depois dos eventos.
  • Escalar intercessores para cultos de libertação nos lares.
  • Promover vigílias de intercessão pela Igreja.
  • Criar equipe de apoio para atender as necessidades acima.

Diretrizes para departamento de introdutores

  • Desenvolver escala mensal de introdutores e acompanhá-la.
  • Orientar os introdutores quanto ao traje e com receber os irmãos e visitantes.
  • Orientar os introdutores a encaminhar os visitantes à secretaria da Igreja quando identificados.
  • Em caso de crianças de colo orientar os visitantes e irmãos quanto ao berçário da Igreja motivando-os a levar seus filhos e apanhá-los logo após o culto.
  • Orientar os introdutores a chegarem pelo menos 10 minutos antes do culto.

Diretrizes para o cultinho à noite

  • Chegarem pelo menos 10 minutos antes dos cultos.
  • Estarem atentas a crianças com medicamentos controlados.
  • Em caso de crianças chorando no berçário identificarem as mães rapidamente.
  • Caso mamães precisem ficar no berçário num primeiro momento para as crianças acostumarem, tomar cuidado, para que as mães não acabem acostumando a ficar no berçário.
  • Evitar conversas (bate papo) no berçário.

Diretrizes para o departamento Infantil

  • Motivar os professores.
  • Motivar os professores a usarem a criatividade.
  • Buscar recursos pedagógicos respeitando a faixa etária das crianças.
  • Incentivar a decoração das salas para que as mesmas se tornem atrativas para os alunos.
  • Promover acampamentos infantis
  • Promover E.B.Fs.
  • Produzir em conjunto com a superintendência da Escola Dominical material didático para as classes.
  • Prover dinâmicas de entrosamento entre os professores.
  • Criar uma equipe de apoio para eventos conforme suas necessidades e estruturas necessárias.

Diretrizes para o ministério de casais

  • Levantar temas de interesse para palestras.
  • Incentivar os casais da Igreja a participarem dos encontros.
  • Definir junto com o pastor um calendário de encontros com suas devidas datas e temas para o ano corrente.
  • Definir local de acordo com o perfil da palestra.
  • Promover um retiro para casais durante o ano.
  • Promover dicas de bom relacionamento e incentivo de restauração para os casais.
  • Criar uma equipe para estruturação e decoração do ambiente conforme necessidade dos preletores e alvo a alcançar no encontro.

Diretrizes para ministério de dança e teatro

  • Incentivar a arte e a cultura como forma de expressão e culto a Deus.
  • Descobrir novos talentos na Igreja.
  • Dar suporte para os eventos da Igreja conforme solicitação e disponibilidade.
  • Trazer idéias para os departamentos da Igreja.
  • Interagir com os outros ministérios e departamentos da Igreja.

Diretrizes para ministério de Jovens

  • Organizar e estruturar o trabalho para a realidade dos jovens.
  • Mobilizar os jovens de acordo com seus talentos.
  • Identificar as necessidades dos jovens e estruturar os trabalhos de tal maneira que os atenda
  • Promover eventos esportivos de entretenimento e artísticos.
  • Mobilizar os jovens para trabalhos evangelísticos aos sábados com:
    • Arte.
    • Esportes radicais.
    • Encontros sociais
    • Planfetagens
    • Etc.
  • Promover que estimulem a descoberta de novos talentos.
  • Promover eventos com a finalidade de desenvolver a comunhão e unidade entre os jovens.
  • Produzir em cada trimestre do ano um evento:
  • Congresso de Jovens
  • Mover evangelístico
  • Explosão de louvor e adoração
  • Uma vigília
  • Promover uma vez por trimestre o encontro de casais de namorados
  • Estar atento à motivação e estímulo dos jovens quando estes oferecerem proposta

Observação:

Nenhum ministério ou departamento da Igreja é autônomo em suas decisões e atitudes, todos devem agir debaixo da orientação e supervisão pastoral devido à unidade do corpo. O pastor precisa ser avisado com antecedência sobre qualquer atitude e/ou decisão de um líder ou departamento.
Toda e qualquer reunião/ensaio deverá ser agendada via secretaria da Igreja. Todos os avisos e escalas no quadro deverão ser fixados via secretaria e vistados pelo pastor.
Toda solicitação de conserto ou compra de equipamentos deverá ser feito junto à secretaria via formulário e aguardar posicionamento da pastoral.
As assembléias ordinárias serão pré-estabelecidas em calendário anual e as extraordinárias comunicadas com mínimo de prazo estabelecido pelo estatuto da Igreja.

*Este modelo de diretrizes pertence a Igreja Batista da Paz

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