Pular para o conteúdo principal

Ministração através de teatros e brincadeiras

Livro de Jonas

1. Consiga uma caixa de papelão grande (de geladeira, por exemplo). Decore-a como um peixe: uma das tampas é a boca, com dentes de papel presos e visíveis. Coloque um rabo na outra extremidade; coloque um abajur com lâmpada vermelha dentro da caixa. A pessoa que irá contar a história se fantasia de Jonas - pode sair de dentro da caixa para começar a contar a história - ou se isso for muito assustador para as crianças pequenas, pode apenas mostrar o peixe. As crianças podem depois explorar o peixe, entrando nele (para isso decore o interior da caixa também).
2. No jardim, ou local que possa ser molhado, instale um sprinkler destes que se usa para regar gramado, que gira. Coloque uma mesa próxima ao local, coberta com plástico ou toalhas, e com uma das extremidades decorada como se fosse a boca de um peixe. Debaixo da mesa, ou seja, dentro do peixe, decore como se fosse um estômago (veja ilustrações em livros com a história do próprio Jonas ou do Pinóquio). As crianças devem correr pela "pista" passando pela água do sprinkler e entrando na boca do peixe.
3.Instale uma rede, destas de descanso, em paredes ou colunas da sala. Certifique-se de que está bem presa. A rede será o barco, e você - ou algum voluntário de braços fortes - faz a tempestade, sacudindo a rede. Duas crianças de cada vez, sobem neste "barco" e experimentam a tempestade. Um outro voluntário então "lança" uma das crianças ao mar - ou seja, levanta uma delas da rede, durante a tempestade, e leva-a no colo. A outra criança fica na rede, e espera até que ela fique parada.
Variação: desenhe no chão um grande barco, suficiente para todas as crianças sentarem dentro. Quando se começa a navegar, as crianças balançam-se suavemente. Quando começa a tempestade, todas se balançam agitada e desencontradamente. Um ajudante deve então pegar uma das crianças, e a tirar do barco (levá-la no colo ou cobri-la com um cobertor que será o peixe). Imediatamente as crianças devem voltar a balançar-se lentamente.
4.Consiga uma bacia grande, com um pouco de água e coloque um barquinho dentro. Peça a uma ou duas crianças que te ajudem a criar a tempestade, sacudindo a bacia para fazer ondas e fazendo a chuva com um regador.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Cantora Vaninha ex-Pingo de Gente

OBSERVAÇÃO: A TODOS QUE VISITAM ESTE BLOG, E AOS QUE SEMPRE LEÊM ESSE POST, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTE É APENAS UM POST A RESPEITO DA CANTORA VANINHA, E NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO DIRETA COM A MESMA.
CASO PRECISE CONTACTAR OU FALAR ALGO PARA ELA, ACESSE O SEU PERFIL QUE ESTÁ DESTACADO NOS LINKS EM AZUL. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA!
__________________________________________________________________
Vou começar a seção do você se lembra, com esta cantora abençoada, que durante os anos 80 fez diferença com sua voz e louvores que ensinaram muitas crianças, assim como eu na época, a terem um encontro real com Jesus.
Você se lembra destes louvores?
"... Meu barco é pequeno, e grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém.."
"...Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi... Eu canto, eu canto, eu canto como Davi..."
"...Serei fiel ao meu Jesus, serei fiel..."
"...Sou muito rico, sou milionário, eu ten…