Pular para o conteúdo principal

$ O DINHEIRO E VOCÊ $

COMO SÃO AS SUAS RELAÇÕES COM O DINHEIRO?

Algumas pessoas perguntadas me disseram: -amo-o mas, não consigo controlá-lo; já outras, respondem:-preferia não ter que me preocupar com ele. Mas, nós sabemos que é uma utopia;todos temos de conviver com gastos, débitos, compra, venda, sobrevivência, enfim; temos que ter cuidado redobrado para esticá-lo para dar até o fim do mês.
Toda dona de casa tem a função de controlar os gastos para que o salário do marido (parco, na maioria das vezes) dê para manter a família com dignidade, correndo dos débitos que extrapolam o orçamento,dos imprevistos e das necessidades que aparecem ser serem esperadas. Desde cedo,adolescente ainda, aprendi com meu pai a manter um livro caixa;nele,escrevia meus gastos e recebimentos, diariamente.
Levei muito tempo para entender o que ele me ensinava: quando o caixa recebe, deve, quando paga é que tem haver. E,entre deves e haveres ,aprendi a lidar com o dinheiro. Por isso, fujo do crédito fácil, que é a moda hoje em dia; claro, as pessoas querem ter suas coisinhas, afinal, o supérfluo é que alegra a vida, e, os mais humildes agora têm acesso a cartões de crédito e débito, podem comprar bens e pagar em “suaves prestações mensais” que não pesam no bolso, mas -e, sempre tem um porém, no meio do prazer -e se perdem o emprego!?, Como ficará a vida dessa pessoa?
Andei espiando os juros do Itaú, por exemplo, 550%ao ano! Você não leu errado, não. É isso aí, mesmo. Isso, nos cartões de crédito; no cheque especial 660% ao ano. Nunca tive nenhuma familiaridade com drogas, mas, acho que nem vender cocaína dá tanto lucro.
Quer ter tranqüilidade? Comece a pôr num papel todas as suas contas. Acrescente eventualidades, gastos menores, como o cafezinho diário que ninguém contabiliza, consertos fora de hora, essas coisinhas que nos tiram do sério e comprometem o programado. Aí, entra-se no cheque especial; e, o cara ta lenhado; vai demorar para ter sossego financeiro novamente. Alguns nunca conseguem. Já vi muitos casos assim, principalmente entre funcionários públicos que eram meus clientes e me mostravam o “contra-choque”, onde não havia nada a receber, o banco tinha ficado com tudo. Isso me destruía, eu pensava: como alguém pode viver assim! É um circulo vicioso cruel, uma escravidão sem Lei Áurea, pois a pessoa ia de novo ao banco para ter dinheiro e atravessar o mês, e ficava nessa dança macabra, deve, paga, toma, deve, paga novamente, um sabá financeiro doloroso e sangrento. Tenho muito medo desse crédito fácil na mão de pessoas que não sabem nada sobre finanças. Sempre achei que a matéria Finanças devia fazer parte do currículo escolar.
Meus filhos sempre tiveram mesadas que tinham que dar até o fim do mês; se acabassem tudo numa semana, ficariam roendo imbira, como se diz na roça, até o novo pagamento.
Com a crise que se desenha no horizonte, o fantasma do desemprego, como ficará a sociedade?Espero que o desastre americano não cruze o oceano.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Cantora Vaninha ex-Pingo de Gente

OBSERVAÇÃO: A TODOS QUE VISITAM ESTE BLOG, E AOS QUE SEMPRE LEÊM ESSE POST, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTE É APENAS UM POST A RESPEITO DA CANTORA VANINHA, E NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO DIRETA COM A MESMA.
CASO PRECISE CONTACTAR OU FALAR ALGO PARA ELA, ACESSE O SEU PERFIL QUE ESTÁ DESTACADO NOS LINKS EM AZUL. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA!
__________________________________________________________________
Vou começar a seção do você se lembra, com esta cantora abençoada, que durante os anos 80 fez diferença com sua voz e louvores que ensinaram muitas crianças, assim como eu na época, a terem um encontro real com Jesus.
Você se lembra destes louvores?
"... Meu barco é pequeno, e grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém.."
"...Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi... Eu canto, eu canto, eu canto como Davi..."
"...Serei fiel ao meu Jesus, serei fiel..."
"...Sou muito rico, sou milionário, eu ten…