$ O DINHEIRO E VOCÊ $

COMO SÃO AS SUAS RELAÇÕES COM O DINHEIRO?

Algumas pessoas perguntadas me disseram: -amo-o mas, não consigo controlá-lo; já outras, respondem:-preferia não ter que me preocupar com ele. Mas, nós sabemos que é uma utopia;todos temos de conviver com gastos, débitos, compra, venda, sobrevivência, enfim; temos que ter cuidado redobrado para esticá-lo para dar até o fim do mês.
Toda dona de casa tem a função de controlar os gastos para que o salário do marido (parco, na maioria das vezes) dê para manter a família com dignidade, correndo dos débitos que extrapolam o orçamento,dos imprevistos e das necessidades que aparecem ser serem esperadas. Desde cedo,adolescente ainda, aprendi com meu pai a manter um livro caixa;nele,escrevia meus gastos e recebimentos, diariamente.
Levei muito tempo para entender o que ele me ensinava: quando o caixa recebe, deve, quando paga é que tem haver. E,entre deves e haveres ,aprendi a lidar com o dinheiro. Por isso, fujo do crédito fácil, que é a moda hoje em dia; claro, as pessoas querem ter suas coisinhas, afinal, o supérfluo é que alegra a vida, e, os mais humildes agora têm acesso a cartões de crédito e débito, podem comprar bens e pagar em “suaves prestações mensais” que não pesam no bolso, mas -e, sempre tem um porém, no meio do prazer -e se perdem o emprego!?, Como ficará a vida dessa pessoa?
Andei espiando os juros do Itaú, por exemplo, 550%ao ano! Você não leu errado, não. É isso aí, mesmo. Isso, nos cartões de crédito; no cheque especial 660% ao ano. Nunca tive nenhuma familiaridade com drogas, mas, acho que nem vender cocaína dá tanto lucro.
Quer ter tranqüilidade? Comece a pôr num papel todas as suas contas. Acrescente eventualidades, gastos menores, como o cafezinho diário que ninguém contabiliza, consertos fora de hora, essas coisinhas que nos tiram do sério e comprometem o programado. Aí, entra-se no cheque especial; e, o cara ta lenhado; vai demorar para ter sossego financeiro novamente. Alguns nunca conseguem. Já vi muitos casos assim, principalmente entre funcionários públicos que eram meus clientes e me mostravam o “contra-choque”, onde não havia nada a receber, o banco tinha ficado com tudo. Isso me destruía, eu pensava: como alguém pode viver assim! É um circulo vicioso cruel, uma escravidão sem Lei Áurea, pois a pessoa ia de novo ao banco para ter dinheiro e atravessar o mês, e ficava nessa dança macabra, deve, paga, toma, deve, paga novamente, um sabá financeiro doloroso e sangrento. Tenho muito medo desse crédito fácil na mão de pessoas que não sabem nada sobre finanças. Sempre achei que a matéria Finanças devia fazer parte do currículo escolar.
Meus filhos sempre tiveram mesadas que tinham que dar até o fim do mês; se acabassem tudo numa semana, ficariam roendo imbira, como se diz na roça, até o novo pagamento.
Com a crise que se desenha no horizonte, o fantasma do desemprego, como ficará a sociedade?Espero que o desastre americano não cruze o oceano.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.