Três regras para emagrecer

Autor : Thais Corrêa
Resumo escrito por : Alyssa Walker

Planos alimentares complicados e regimes difíceis não atraem mais a atenção de quem está acima do peso. A preferência é por dietas fáceis,até porque ficar contando calorias acaba com a paciência de qualquer um! Embalado pela vontadede ajudar os insatisfeitos a perderem peso sem perderem a paciência, o cardiologista americano Bill Gavin lançou um livro com uma dieta muito simples,testada por ele mesmo, Nada de branco à noite -a dieta das três regras. Essas são as três premissas básicas da dieta:

1-Fazer três refeições por dia café da manhã, almoço e jantar 2-Incluir proteína magra em todas as refeições carne, leite, queijo... 3-Nada de branco à noite é proibido comer carboidratos depois das 18hsBill Gavin garante que, seguindo essas regras, é possível perder peso gradativamente e manter a forma. O médico, que perdeu 16kg seguindo as três regras, diz ter fracassado em outras dietas.

A importância das três refeições Dr. Gavin explica que não almoçar, por exemplo, e depois "compensar" comendo mais no jantar, favorece o aumento de peso (mesmo que a quantidade de caloriasseja equivalente). Isso acontece porque o gasto de calorias não é eficaz quando os alimentos são consumidos em excesso e com grande intervalo de tempo.Dr. Gavin insiste na importância do café da manhã: “Faça o desjejum como um rei, almoce feito um dono de loja e jante como um mendigo”. Segundo o cardiologista, quem é acostumado a pular o café da manhã tem grande tendência a diabetes e obesidade.“Ingerindo o café da manhã, você acelera ometabolismo e facilitar o processo de queima de gordura peloorganismo", explica.

Proteína do bem Consumir proteína em todas as refeições é importante porque favorece a sensação de saciedade. Dr. Gavin afirma que, dentre os diversos grupos alimentares, a proteína - carne, clara de ovos, leite, queijo, soja -é mais eficaz para aplacar a fome. Para que a dieta seja eficaz, é importante que a proteína seja magra. Alguns exemplos: peito de peru, qualquer tipo de peixe, bife de contra-filé sem gordura, frango grelhado, iogurte e leite desnatados, entre outros. Não importa qual dessas opções, em todas as refeições deverá haver proteínas. Esse é o diferencial do regime: “Comendo proteínas você não terá a sensação de que está passando fome”,afirma Gavin.

Nada de branco à noite Não precisa mandar para o lixo todos os seus vestidos brancos, nada disso! Essa regra diz respeito aos "alimentos brancos", como: pão, arroz, batatas, massas... O carboidrato é a principal fonte alimentar de energia, prefira comê-los de manhã e à tarde, quando terá bastante tempo para gastar as calorias que eles fornecem. Quando ingeridos à noite, é provável que a energia fique acumulada em forma de gordura, a menos que você pule a madrugada inteira! Também é indicado beber pelo menos um litro de água por dia, pois ela ajuda a eliminar a gordura. O hábito de fazer exercícios não está enumerado nas regras, mas Dr. Gavin afirma ser essencial, obviamente.

Será que funciona? A endocrinologista Sandra Vilares, chefe do Ambulatório de Obesidade Infantil do Hospital Edmundo Vasconcelos, diz que é possível que a dieta das três regras funcione, mas lembra: “A pessoa só vai emagrecer se consumir menos calorias do que gasta, esse é o princípio básico de toda dieta. Não importa a cor do alimento.” Sandra alerta também para o perigo de fazer regimes sem acompanhamento médico:“A dieta só é válida quando balanceada. O corpo humano precisa de vitaminas e nutrientes variados, e muitas pessoas esquecem disso quando querem emagrecer. O melhor sempre é contar com uma orientação profissional para não colocar a saúde em risco.”
Seja qual for a sua dieta - do suco, da sopa, da proteína... - um ingrediente não poderá faltar: a força de vontade. Sem ela, o regime acaba no happy hour da sexta-feira!
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