Pular para o conteúdo principal

1º de Abril: O dia que Satanás escolheu para reinar

Já é de conhecimento de todos que o dia 1º de Abril foi consagrado como o dia da mentira. E quando eu era criança, não tinha conhecimento do que realmente significava este dia, e como todos mentia o dia todinho, só porque era o tal do dia da mentira. De uns anos pra cá comecei a perceber algumas coisas que martelavam na minha cabeça, algo relacionado a humanidade e seus propósitos. Foi quando abri minha mente para o que era real e concreto e procurei enxergar o sobrenatural como algo existente em nosso mundo. E uma dessas brechas abertas na minha mente, foi o dia 1º de Abril. Em muitos lugares este dia é comemorado de formas diferentes, na Inglaterra e nos Estados Unidos por exemplo, este dia é chamado de "dia de todos os bobos". E o Wikipédia, também fala sobre a origem do dia da mentira mais detalhadamente, para conferir é só clicar no link. E então pensei o seguinte, por quê, quando, desde, como, portanto, contraponto, rsrsrs, e por aí vai, que esse dia existe e para quê, que utilidade tem esse dia?
Lendo a Bíblia sempre me deparo com vários versículos que enfatizam muito sobre a mentira. Por exemplo em João 8.44, Jesus explicava a cerca dos escravos e dos livres e falou para os que creram nele, e que ainda assim o questionavam, o seguinte:
"Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. "
Então se ele é o pai da mentira, então o que somos no dia 1º de abril? Sem contar que o restante do ano também celebramos esse dia mesmo sem data.
Por causa de uma mentira, muitas coisas acontecem de ruim, por causa de mentira, pessoas são levadas a morte, ao sofrimento e a miséria.
É comum vermos isso em nossos parlamentares eleitos pelo povo, que em vez de usarem da verdade, usam-se da mentira para promoverem seus próprios interesses, e fazem com que todo um povo padeça.
Por causa da mentira, muitos são entregues ao tráfico de drogas, com promessas vãs de ganhar fortunas, fama, status.
Por causa da mentira, pessoas fazem maldades umas com as outras.
E não será diferente neste dia. Quantos, não devem estar se submetendo a sacrificios humanos para compactuar com uma mentira? Quantos mais?
Satanás, o pai da mentira, precisava ter pelo menos um dia para si, porque ele sabe que todos os dias pertencem a Deus, o Senhor.
Ele precisava de um dia apenas para que ele fosse glorificado por muitos, que não tem conhecimento, e então, foi que de mentirinha em mentirinha, se fez uma vaquinha e ele ganhou o seu dia. Uma data que sinceramente, considero mediocre, diante de tantas que são importantes, e as pessoas não se dão sequer o prazer de comemorar.
Mas, porque não!? Uma mentirinha não faz mal a ninguém! Não tem ninguém vendo! Ops, será mesmo?
Analizemos o seguinte: Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; nocivo ao ser humano e ofensa grave diante de Deus. O diabo é o pai da mentira (João 8:44) e, portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade pois ele é mau por natureza (Romanos 1:25; Apocalipse 22:15).
Devemos aborrecer a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na igreja, foi uma mentira (Atos 5:1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (II João 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo. 14:6). "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef. 4:25).
Uma coisa é certa, quanto mais alimentamos uma mentira, maior ela fica e grandes consequencias ela traz para quem a utiliza. Eu digo isso, porque eu já fui uma filha de satanás, porque quem é mentiroso é filho do diabo, já que ele é o pai da mentira.
Mas, graças a Deus, fui liberta e hoje já não tenho prazer e nem vontade de ser usada por essa estruturada mal feita de satanás, para tentar me afastar mais e mais de Deus. Hoje, eu sei o que sou, e também o que faço. E o mais importante, é que de tudo terei que prestar contas. E não adianta tentar ganhar o céu por interesse, tem que ser com corpo, alma e coração.
Mentir!? Para quê? Quem ganha ou perde? Agora, quem tira a conclusão é você.
E aí, ainda preciso falar mais alguma coisa?
Só pra lembrar um pouquinho quem é o dono desse dia, vai um texto granderrimo abaixo, e se você tiver pelo menos um pingo de paciência para ler, com certeza vai mudar alguns conceitos.
**********************************************************
A Mentira
Analisando de maneira genérica, a mentira existe em função da verdade, ou seja, ela surge na tentativa de fazer calar a verdade.
Porém, mesmo que uma mentira dita muitas vezes não se torne uma verdade, ela dita por muitos acaba virando consenso.
Um exemplo de consenso se observa neste provérbio que alguém deixou escrito na porta de uma igreja:
“Todo homem quer ser rei, e todo rei quer ser deus...”.
Fica a pergunta: Todos desejam um reino? Todos os reis desejam ser um deus? Sabemos que generalizar é um risco que compromete o que é verdadeiro, e por isso, não podemos generalizar em nossas proposições.
Porém, este provérbio, por ser repetido por muitos, acabou por transformar-se em consenso, mesmo não correspondendo à realidade fática.

O intento de Satanás

Já nos acostumamos a ouvir que Satanás quis ser igual Deus. De longa data vem sendo difundido acerca do anjo caído que o orgulho levou-o à queda, isto porque, no seu íntimo, intentou ser igual a Deus.

Dentro desta mesma linha de pensamento acerca do que levou Satanás à queda, há algumas variantes: ele quis ocupar o lugar de Deus; ele quis para si a adoração que pertence a Deus; ele procurou um reino próprio; ele quis exaltar-se tomando para si todo poder existente, usurpando a base do Trono da divindade.

Será isto verdade? Seria isto possível? É factível à criatura alcançar ser igual ao Criador? Existiu alguma possibilidade de Satanás tomar o lugar de Deus? Estamos diante de uma verdade ou de um consenso?

Que Satanás quis ser igual a Deus já é consenso, visto que muitos assim afirmam. Resta-nos verificar se o consenso corresponde à verdade.

Satanás foi criado por Deus como todos os outros seres do universo. Ele foi criado e posto na posição mais sublime na ordem celestial: ele era querubim da guarda ungido, perfeito em seus caminhos, formoso e sábio. Na ordem celestial, ele estava no topo da hierarquia Ez 28:12.


O abismo

Apesar da posição elevada do querubim, entre ele e o Criador um abismo intransponível, tanto que em seu coração ele reconhecia que Deus é inatingível e inigualável ao nomeá-lo como o Altíssimo.

Jamais a criatura poderá igualar-se ao Criador. Embora Satanás estivesse no topo da hierarquia celestial, a distância entre criador e Criatura é a mesma que anjos e Deus e homens e Deus.

A bíblia demonstra que somente Deus é Criador. Este é um pólo que somente Deus está e estará pela eternidade. No outro pólo, temos as incontáveis hostes celestiais e as criaturas terrestres. Por mais elevada que seja a criatura, ela permanecerá criatura, e jamais conseguira transpor a barreira que há entre ser criador e criatura.

Não podemos confundir a hierarquia estabelecida no universo: Deus, anjos, homens e animais, com as posições: Criador e criaturas. Sobre esta verdade a bíblia diz:

“Pois quem no céu se pode igualar ao SENHOR? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao SENHOR?” (Salmos 89: 6).


Estas perguntas são pertinentes ao tema em questão: Haveria alguém no céu que poderia igualar-se a Deus? Se levarmos em conta os filhos dos poderosos, haveria alguém que ao menos fosse semelhante a Deus? A resposta para as perguntas é não!

O homem mais simples sabe que é impossível à criatura tomar ou alçar o lugar do Criador.

Porém, de tanto ouvir que Satanás quis ser igual a Deus, criou-se um consenso, e muitos se permitem concordar com tal argumento, mesmo que inconscientemente, que a possibilidade de Satanás ser igual a Deus existiu.

É estranho ao homem, que possui conhecimento limitado, afirmar que é possível alguém tornar-se o Criador, e é no mínimo absurdo que um ser criado cheio de sabedoria tenha intentado ser o próprio Criador.

Além do mais, como Satanás conseguiu convencer um terço dos anjos que seria possível prosperarem no intento de alçarem a posição de Criador?


A Pretensão

Deixando o consenso de lado, a bíblia nos diz que Satanás intentou ser semelhante a Deus. Isaias apresenta qual a intenção do coração de Satanás: “Tu dizias no teu coração:”

“Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14: 14).

Há uma grande diferença entre a pretensão de ser semelhante ao Altíssimo e usurpar-lhe o lugar. Satanás, mesmo 'possuído' pela soberba, tinha plena consciência da posição inatingível do seu Criador: o Altíssimo. Embora o pecado houvesse se instalado em sua natureza, Satanás estava ciente de que a posição de Deus é inatingível.

Como alcançar o Inatingível? Como igualar-se ao Inigualável? Perceba que não é factível, ou seja, que é impossível levar a efeito qualquer plano que usurpe a posição do Criador.

Diante das evidências, de que é impossível à criatura alcançar a posição do Criador, ficam as perguntas: o que motivou a idéia de que Satanás quis ser Deus? De quem é o interesse de que se propague tal consenso? A quem tal mentira favorece?

Uma das maiores mentiras da atualidade é a de que Satanás intentou ser igual a Deus. Esta mentira deu à luz a dualidade: bem e mal; Deus e Satanás. Esta abordagem trás uma equivalência entre Deus, o Criador, e o diabo, a criatura. A quem é proveitoso que esta mentira seja propagada?

Claudio Crispim
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)