29/05/2009

Intolerância.

O garoto apanhou da vizinha e a mãe furiosa foi tomar satisfação: “Porque a senhora bateu no meu filho?” disse a mãe, “porque ele me chamou de gorda”, respondeu a vizinha nervosa… “E a senhora se acha mais magra batendo nele?”, perguntou a mãe.
Intransigência é o mesmo que intolerância. Quem é o intolerante? É aquele que usa algum tipo de força para reprimir o outro porque desaprova a sua atitude e o seu pensamento.
Adianta alguma coisa ser intolerante? Quem vive muito ou quem vive pouco acaba descobrindo, cedo ou tarde, que a força é o pior meio para se alcançar um objetivo.
Uma das qualidades de um verdadeiro líder é o conhecimento de como levar as pessoas a um consenso, um senso comum. Ele sabe como as pessoas funcionam e por isso negocia em favor da melhor opção a ser tomada. O líder não violenta ninguém, ele convence, ele sabe vender idéias.
Se você é intransigente ou intolerante, procure vencer essa fraqueza. A intolerância produziu marcas terríveis na historia como preconceitos raciais, perseguições, disputas infundadas e até destruição. O nazismo, exemplo maior de intolerância, foi um terrível inferno para todo mundo.
Minha dica: pense que, o maior beneficiado em ser mais tolerante é você mesmo e sabe por quê? Se alguém pensa ou age diferente e você tem a tendência de usar a força para convencê-lo, saiba que, as palavras certas no memento certo podem virar o jogo a seu favor e isso também é força, força da inteligência. Agora responda… com qual das duas você prefere ficar?

0 comentários: