10/07/2009

Estou preparado para namorar?

1ª Parte da Série sobre Namoro



"Existe muita pressão para namorar. E existem também muitos garotos bonitos."- Whitney.


"Algumas meninas são muito insistentes e é difícil dizer não. Mas, se eu pedir permissão aos meus pais, já sei qual vai ser a resposta."- Philip.


O DESEJO de estar com alguém especial --- e que acha você especial --- pode ser muito forte, mesmo quando se é bem jovem. Jenifer se lembra: "Comecei a sentir pressão para namorar quando tinha 11 anos." Brittany diz: "Na escola, você acha que não é uma pessoa normal se não estiver namorando alguém --- não importa quem!

E você? Está preparado para namorar? Para saber a resposta, primeiro precisamos considerar uma pergunta mais básica:

O que é "namorar"?

Marque sua resposta às seguintes perguntas:

  • Você sai regularmente com uma pessoa do sexo oposto. Vocês estão namorando? SIM ( ) NÃO ( )
  • Você e alguém do sexo oposto gostam um do outro. Trocam mensagens de texto ou falam pelo telefone muitas vezes por dia. Vocês estão namorando? SIM ( ) NÃO ( )
  • Toda vez que você está com amigos, fica junto da mesma pessoa do sexo oposto. Vocês estão namorando? SIM ( ) NÃO ( )

É provável que não tenha sido difícil responder à primeira pergunta, mas deve ter pensado um pouco antes de responder às outras. O que exatamente é namorar? Quando você participa de atividades sociais em que seu interesse romântico se concentra em uma pessoa e o dessa pessoa em você, na verdade, isso é namoro. Dessa forma, a resposta a todas as perguntas acima é sim. Pelo telefone ou pessoalmente, de modo declarado ou em segredo, se você e alguém do sexo oposto expressam interesse romântico mutuo e se comunicam regularmente, vocês estão namorando. Você está preparado para namorar? A consideração de três perguntas o ajudará a descobrir isso.

Por que você quer namorar?

Em muitas culturas, o namoro é encarado como uma forma aceitável de duas pessoas se conhecerem melhor. Mas o namoro deve ter um objetivo digno --- ajudar um homem e uma mulher jovens a decidir se querem se casar.
É verdade que alguns dos seus amigos talvez não encarem o namoro como algo sério. Pode ser que apenas gostem de estar com um amigo especial do sexo oposto, sem qualquer intenção de se casar. Alguns talvez vejam esse amigo como nada mais do que um troféu ou um acessório com o qual querem ser vistos em publico para aumentar sua auto-estima. Mas esses relacionamentos superficiais geralmente duram pouco. "Muitos jovens terminam o namoro em uma ou duas semanas" diz uma jovem chamada Rita. "Eles vêem os relacionamentos como passageiros --- o que de certa forma os prepara mais para o divórcio do que para o casamento."
É claro que quando você namora uma pessoa, você mexe com os sentimentos dela. Portanto, certifique-se de que suas intenções sejam dignas. Pense: Gostaria que alguém brincasse com seus sentimentos como se fossem um brinquedo de criança que se pega por um tempo e logo depois é jogado fora? Uma jovem chamada Geisa diz: "Às vezes eu gostaria de acreditar que namorar é só uma diversão, mas não é nada divertido quando uma pessoa está levando o relacionamento a sério e a outra não."


A 2ª parte Deste artigo, continua na próxima postagem.

Share:
Postar um comentário