08/02/2010

Adolescentes sentem pressão para serem magras


Nas propagandas, na televisão, nos cinemas, nos clipes, nas revistas, enfim, na mídia consumida por adolescentes o que se vê são mulheres magérrimas e lindas. Este padrão de beleza inalcançável faz com que quase 90% das adolescentes norte-americanas se sintam pressionadas a serem muito magras.
O dado foi divulgado no início desta semana. Para chegar ao resultado mil meninas de 13 a 17 anos foram entrevistadas, via internet, pelo instituto Tru, especializado em pesquisas sobre jovens, para a associação das bandeirantes dos EUA.
Apesar do padrão imposto às garotas, parece que não é isso que elas gostariam de ter como exemplo de beleza. Por exemplo, mais de 80% das meninas disseram que preferem ver fotos naturais das modelos, em vez de imagens digitalmente alteradas ou melhoradas.
Além disso, três quartos delas afirmaram serem mais propensas a comprarem roupas que veem em modelos “reais” do que em meninas que beiram a anorexia.
Afinal, gostar de roupas, sapatos e acessórios faz parte da vida dessas teens. Três quartos delas disseram considerar a moda “realmente importante”. Além das modelos e celebridades, outras fontes de inspiração para as meninas são colegas, parentes e amigos, segundo a pesquisa.
Outro dado alarmante da pesquisa revela que uma em cada três meninas já passou fome ou “fechou” a boca para emagrecer alguns quilos. E há mais: quase metade conhece alguém da sua idade que já se forçou a vomitar depois de comer e mais de um terço disse conhecer alguma menina diagnosticada com um distúrbio alimentar.

Fonte: Carmem Moraes
Share:
Postar um comentário