Pular para o conteúdo principal

Onde posso encontrar os melhores conselhos?

PARA AS MOÇAS

Você não consegue para de pensar naquele rapaz bonito que é novo na sua classe. 'Ele nem sabe que eu existo', você pensa. 'Então, qual é o problema com sonhar acordada? Além do mais, não é só você que faz isso. Esse rapaz é o sonho de toda garota. Você sabe disso porque escuta as outras meninas falarem sobre ele o tempo todo.
De repente, ele olha na sua direção com um belo sorriso, pegando você de surpresa. Você também sorri, e ele se aproxima.
"Oi",  diz ele meio sem jeito.
"Oi", você responde.
"Meu nome é Lucas"
"Você é novo aqui", você diz log em seguida.
"Minha família se mudou para cá há algumas semanas."
Você nem acredita que Lucas está falando com você!
"Sabe", continua ele, "hoje vai ter uma festa lá em casa depois da aula. Quer ir?
Ele se inclina em sua direção e fala mais baixo.
"E tem mais", diz ele. "Meus pais não estão em casa e o armário das bebidas não está trancado. O que você acha?
Lucas fica esperando sua resposta. Qualquer outra menina da escola aceitaria o convite na hora!
E você o que vai dizer?

PARA OS RAPAZES

Dois de seus colegas da escola estão se aproximando. Você sente um frio na barriga porque, só nesta semana, eles já tentaram duas vezes convencer você a fumar.
Essa vai ser a terceira.

O primeiro garoto diz: "Sozinho de novo? Você já conhece meu 'amigo'?" Dando uma piscada ao dizer a palavra "amigo", ele tira algo do bolso e o estende em suja direção.
Entre os dedos dele você vê algo que lembra um cigarro. Você sabe exatamente o que é, e aquele frio na barriga aumenta.
"Desculpe", vocÊ diz. "Eu já lhe disse que não..."

O segundo garoto interrompe: "É por causa dessa sua religião, não é? Você não pode nem se divertir!"


"Ou será que você é medroso?, zomba o primeiro garoto.

"Eu não sou medroso!", você cria coragem para dizer.
Então, o segundo garoto coloca o braço nos seus ombros e diz com uma voz amigável: "Vamos lá, experimenta."
O primeiro garoto aproxima aquele objeto do seu rosto e diz baixinho: " A gente não vai contar nada pra ninguém. Ninguém nunca vai saber."
O que você vai fazer?

SITUAÇÕES como essas acontecem todo dia, praticamente no mundo inteiro. Mas a verdade é que alguns jovens estão mais bem preparados para lidar com elas do que outros. Na pressão do momento, um rapaz tentado a fumar talvez pense: 'Eu não quero ceder, mas não consigo suportar mais pressão. POrque não posso mostrar aos meus colegas qeu consigo ser "normal"? Ou uma moça qeu é convidada por um rapaz para sair talvez pense: 'Ele é uma boa pessoa. Por que não posso dizer sim só desta vez?
Por outro lado alguns jovens aprenderam a tomar uma posição firme em defesa daquilo em que acreditam. Por isso - embora pareça estranho - eles se sentem menos pressionados a fazer o que é errado. Gostaria de ser assim? A boa notícia é que você pode ser! Como?
A Bíblia pode ajudá-lo a enfrentar os desafios da juventude com confiança. Ela contém os melhores conselhos que existem porque é a Palavra de Deus. (2 Timóteo 3:16,17) A Biblia pode ajudar você a lidar com que tipos de problemas? Olhe a lista abaixo e marque os assuntos que mais lhe chamam a atenção.

RELACIONAMENTO COM O SEXO OPOSTO
ACEITAR MINHA APARÊNCIA
FAZER AMIGOS
SOBREVIVER À ESCOLA
LIDAR COM DINHEIRO
LIDAR COM MEUS PAIS
CONTROLAR MEUS SENTIMENTOS
DECIDIR COMO POSSO ME DIVERTIR
FORTALECER MINHA ESPIRITUALIDADE

Como você vai notar nas próximas postagens, os assuntos acima correspondem às nove seções que serão apresentadas aqui. Quais você marcou? Você talvez queira consultar primeiro as seções que tratam desses assuntos. Os princípios bíblicos podem ajudar você em cada um desses aspectos da vida. Este blog vai lhe mostrar como.
Este blog lhe dará oportunidades de expressar suas opiniões. Por exemplo, perto do final de cada post, você encontrará um quadro intitulado "Plano de Ação!". Ali você poderá registrar sua opinião sobre como pode aplicar o que leu. Tabelas como "Plano para enfrentar a pressão dos colegas", nas postagens que se seguirão, ajudarão você a pensar sobre os desafios que enfrenta e a criar soluções práticas. Ao longo dos posts você também encontrará nove páginas intituladas "Exemplo a seguir". Nelas são destacados personagens bíblicos dignos de serem imitados.
A Bíblia aconselha: "Adquire sabedoria, adquire compreensão." (Provérbios 4:5) As palavras "sabedoria" e compreensão indicam mais do que simplesmente saber distinguir o certo do errado. Você precisa entender todos os lados da questão. Por exemplo, saber as consequêcias de um proceder errado e as recompensas por fazer o que é certo vai ajudar você a enfrentar a pressão dos colegas com coragem e confiança.
Esteja certo(a) do seguinte: você não é o(a) único(a) a enfrentar problemas assim - por mais dificeis que eles possa parecer. Outros jovens já enfrentaram desafios similares e foram bem-sucedidos em lidar com eles. Você também pode conseguir isso! Faça bom uso do conteúdo do blog Adolescente & Cia. Ele vai convencê-lo que a Bíblia contém os melhores conselhos que podem ser encontrados.

* Boa parte do conteúdo deste blog foi extraído do Livro Os jovens perguntam e Os Jovens Perguntam - Respostas Práticas Volume 2.
3 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Quero dizer aqui que eu já estava com saudades de escrever. Por ficar muito tempo sem acesso a net, por conta do trabalho tenho sentido dificuldade de manter o site atualizado. Mas, nada que impeça de chegar até aqui e postar algo que seja relevante para quem nos visita.
Vou dar uma dica de como você poderá utilizar-se de materiais recicláveis para poder montar sua história bíblica ou suas aulinhas, utilizar para as lembrancinhas, dentre outros, tenho certeza que você vai gostar. Algumas idéias abaixo são de amigas blogueiras que encontrei na internet (estas eu darei o crédito, pois não seria justo e também plágio e não é isso que quero expor aqui).


DO BLOG DA PROFESSORA ICLEA BRITO - RESGATANDO CRIANÇAS PARA O REINO DE DEUS - Visitem-na! Este palhaço foi feito com materiais reutilizáveis, muito carinho e criatividade, espero que gostem! Áh! Não esqueça de dar a sua pitadinha de criatividade, beijos... fiquem com Deus.



MATERIAIS:

1 garrafa PET de refrigerante 500mL - corpo. 1 tampa de garr…

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)