Pular para o conteúdo principal

Sexo antes do casamento é errado?

“Às vezes fico imaginando se o sexo antes do casamento é realmente tão prejudicial, especialmente quando me sinto diferente dos outros por ainda ser virgem.” — Jordon.*
“Sinto-me pressionada a experimentar o sexo. Acho que todos nós temos uma inclinação natural para isso”, diz Kelly. “Para qualquer lugar que você olhe”, ela continua, “há algo relacionado com sexo!”http://www.watchtower.org/images/spacer.gif
VOCÊ consegue entender como Jordon e Kelly se sentem? Afinal, os costumes e os valores tradicionais, que antigamente desencorajavam o sexo antes do casamento, quase desapareceram. (Hebreus 13:4) Uma pesquisa num país asiático revelou que a maioria dos rapazes entre 15 e 24 anos de idade achava que as relações sexuais antes do casamento não só eram aceitáveis, mas esperava-se que eles as praticassem. Não é de admirar que, em todo o mundo, a maioria dos jovens tenha relações sexuais antes de completar 19 anos.
Também existem jovens que não têm relações sexuais, mas se envolvem com as chamadas alternativas sexuais, tais como acariciar os órgãos genitais um do outro (às vezes chamado de masturbação mútua). Uma reportagem perturbadora no jornal The New York Times revelou que “o sexo oral tornou-se uma iniciação comum na atividade sexual, amplamente encarado por muitos jovens como sendo menos íntimo e perigoso do que a relação sexual . . . [e] um meio de evitar a gravidez e preservar a virgindade”.
Como os cristãos devem encarar o sexo antes do casamento? E que dizer das chamadas alternativas para a relação sexual? São aceitáveis a Deus? São seguras? E preservam realmente a virgindade?
Se um jovem se envolve em alguma forma de fornicação, pode ser considerado virgem aos olhos de Deus?

O que está envolvido na fornicação

Uma resposta confiável a essas perguntas pode ser dada apenas pelo nosso Criador — Deus. A sua Palavra nos diz que devemos ‘fugir da fornicação’. (1 Coríntios 6:18) O que isso significa exatamente? A palavra grega traduzida “fornicação” não se restringe às relações sexuais, mas inclui uma variedade de atos obscenos. Assim, se duas pessoas solteiras praticam sexo oral ou acariciam os órgãos genitais uma da outra, são culpadas de fornicação.
Mas poderiam ainda ser consideradas virgens — quer dizer, virgem aos olhos de Deus? Na Bíblia, a palavra “virgem” é usada como símbolo de pureza moral. (2 Coríntios 11:2-6) Mas é usada também em sentido físico. A Bíblia fala de uma jovem mulher chamada Rebeca. Ela “era virgem, e nenhum homem tivera relações sexuais com ela”. (Gênesis 24:16) É interessante notar que no hebraico original, a palavra para “relação sexual” evidentemente incluía outros atos além da relação sexual normal entre homem e mulher. (Gênesis 19:5) Por isso, segundo a Bíblia, se um jovem se envolve em alguma forma de fornicação, dificilmente pode ser considerado virgem.
A Bíblia exorta os cristãos a fugirem não apenas da fornicação em si, mas também de todas as formas de conduta impura que poderiam levar à fornicação.# (Colossenses 3:5) Outros poderão ridicularizá-lo por tomar essa posição. “ ‘Você não sabe o que está perdendo!’, é o que eu escutei todos os anos do ensino médio”, diz a jovem cristã Kelly. Contudo, o sexo antes do casamento nada mais é do que o “usufruto temporário do pecado”. (Hebreus 11:25) Pode causar danos físicos, emocionais e espirituais permanentes.

Perigos graves

A Bíblia nos fala que o Rei Salomão certa vez observou um jovem que se sentia tentado a praticar sexo antes do casamento. Salomão comparou tal jovem a um “touro que chega ao abate”. Um touro que está para ser abatido parece não ter idéia do que vai acontecer com ele. Os jovens que praticam sexo antes do casamento muitas vezes se comportam assim — parecem ter pouca ou nenhuma noção de que há sérias conseqüências por suas ações. Salomão disse a respeito daquele jovem: “Ele não sabia que envolvia a sua própria alma.” (Provérbios 7:22, 23) Sim, sua “alma” — sua vida — está em risco.
Por exemplo, a cada ano milhões de jovens contraem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Quando descobri que tinha herpes, queria sumir”, diz Lydia. “É uma doença dolorosa que nunca sara”, lamenta. Mais da metade das infecções que surgem em todo o mundo devido ao vírus HIV (6 mil por dia) ocorrem com jovens entre 15 e 24 anos.
Os que praticam sexo antes do casamento correm o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. 

Especialmente as mulheres são vulneráveis a inúmeros problemas relacionados com o sexo antes do casamento. A ameaça de DSTs (bem como de HIV) é maior para elas do que para os homens. Se uma jovem fica grávida, ela e seu filho por nascer correm risco adicional. Por quê? Porque o corpo da jovem pode não ter se desenvolvido o suficiente para um parto seguro. 

Mesmo que uma mãe adolescente escape das graves conseqüências à saúde, ela ainda terá de lidar com as sérias responsabilidades decorrentes de ser mãe. Muitas garotas constatam que prover o sustento para si e para um recém-nascido é mais difícil do que imaginavam. 

Além disso, há os efeitos espirituais e emocionais que vêm depois. O pecado sexual do Rei Davi colocou em risco sua amizade com Deus e por pouco não causou sua ruína espiritual. (Salmo 51) E embora Davi tenha se recuperado espiritualmente, sofreu as conseqüências de seu pecado pelo resto da vida.

Os jovens hoje podem sofrer conseqüências semelhantes. Por exemplo, com apenas 17 anos Cherie começou a ter relações sexuais com um rapaz. Achava que ele a amava. Anos mais tarde, ainda se arrepende de suas ações e lamenta: “Não valorizei as verdades bíblicas e sofri as conseqüências. Perdi o favor de Deus, e isso foi devastador.” A jovem Tina também admite: “O sexo antes do casamento foi o maior erro da minha vida. Faria qualquer coisa para ser virgem de novo.” Sim, feridas emocionais podem durar anos e causar estresse e angústia.O

Aprenda a ter autodomínio

A jovem Shanda levantou uma importante questão: “Por que Deus criou os jovens com desejos sexuais se eles não podem satisfazê-los antes do casamento?” É verdade que os desejos sexuais podem ser particularmente fortes durante a “flor da juventude”. (1 Coríntios 7:36) Os adolescentes podem sentir excitação sexual repentina sem razão aparente. Mas isso não é ruim. É parte normal do desenvolvimento do sistema reprodutivo.%
Também é verdade que Deus queria que as relações sexuais dessem prazer. Isso estava em harmonia com seu propósito original de que os humanos povoassem a Terra. (Gênesis 1:28) No entanto, Deus não pretendia que fizéssemos mau uso de nossas faculdades reprodutivas. ‘Cada um de vocês saiba obter posse do seu próprio vaso em santificação e honra’, diz a Bíblia. (1 Tessalonicenses 4:4) Satisfazer todos os seus desejos sexuais seria, de certo modo, tão tolo quanto bater em alguém toda vez que sentisse raiva.
As relações sexuais são um presente de Deus, para ser desfrutado no momento apropriado — quando se está casado. Como Deus se sente quando queremos experimentar o sexo antes do casamento? Bem, imagine que tenha comprado um presente para um amigo. Antes de você entregá-lo, esse amigo rouba o presente. Não se sentiria frustrado? Imagine, então, como Deus se sente quando uma pessoa pratica sexo antes do casamento, fazendo mau uso do presente que Deus lhe deu.
O que você deve fazer a respeito de seus desejos sexuais? Em termos simples, aprenda a controlá-los. Lembre-se de que “Deus não reterá nada de bom dos que andam sem defeito”. (Salmo 84:11) “Quando começo a achar que o sexo antes do casamento não seria tão prejudicial”, diz o jovem Gordon, “reflito nas más conseqüências espirituais e me dou conta de que nenhum pecado vale a perda de minha relação com  Deus”. Exercer autodomínio pode não ser fácil. Mas, como o jovem Adrian nos lembra, “deixa você com a consciência limpa e com uma boa relação com Deus, livre para se concentrar nas coisas mais importantes, sem culpa ou remorso por ações passadas”. — Salmo 16:11.
Há muitas razões válidas para você ‘se abster da fornicação’ em todas as suas variadas formas. (1 Tessalonicenses 4:3) Sem dúvida, isso nem sempre é fácil. Um futuro artigo considerará maneiras de você se ‘manter casto’. — 1 Timóteo 5:22.

*  Alguns nomes foram mudados.
6 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Cantora Vaninha ex-Pingo de Gente

OBSERVAÇÃO: A TODOS QUE VISITAM ESTE BLOG, E AOS QUE SEMPRE LEÊM ESSE POST, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTE É APENAS UM POST A RESPEITO DA CANTORA VANINHA, E NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO DIRETA COM A MESMA.
CASO PRECISE CONTACTAR OU FALAR ALGO PARA ELA, ACESSE O SEU PERFIL QUE ESTÁ DESTACADO NOS LINKS EM AZUL. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA!
__________________________________________________________________
Vou começar a seção do você se lembra, com esta cantora abençoada, que durante os anos 80 fez diferença com sua voz e louvores que ensinaram muitas crianças, assim como eu na época, a terem um encontro real com Jesus.
Você se lembra destes louvores?
"... Meu barco é pequeno, e grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém.."
"...Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi... Eu canto, eu canto, eu canto como Davi..."
"...Serei fiel ao meu Jesus, serei fiel..."
"...Sou muito rico, sou milionário, eu ten…