Pular para o conteúdo principal

O Paralítico de Betesda


PARA COMPREENDER OS FATOS:

Tanque de Betesda


Tanque de Betesda         

Os tanques. Templo em Jerusalém no segundo período - Um modelo no Museu Israel.


O tanque de Betesda (בריכות הצאן) (Casa de Misericórdia), é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata (Casa das Azeitonas) para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.

Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo várias traduções da Bíblia, a agitação destas águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que em algumas dessas versões se indica que o anjo se banhava ali. Isto provocaria a agitação da água, sendo que o primeiro doente a entrar na água ficaria milagrosamente curado. No entanto, em face da ausência desta explicação em vários manuscritos, nomeadamente alguns dos mais antigos manuscritos gregos, outras traduções optaram por omitir este versículo bíblico, em João 5:4.

Segundo o relato bíblico do Evangelho de João, no capítulo 5, Jesus Cristo realizou ali um dos seus mais extraordinários milagres. Tratou-se da cura de um homem, que esteve paralítico durante trinta e oito anos, tendo sido curado num sábado, o que aumentou o ódio que alguns judeus nutriam por Jesus.

O local é actualmente identificado com um reservatório duplo, com uma área geral de cerca de 46 por 92 metros, encontrado durante reparações e subsequentes escavações da Basílica de Santa Ana em 1888, no bairro de Bezeta, em Jerusalém, próximo da Porta das Ovelhas e da Torre de Antónia. Existia evidência de colunatas, e de um afresco desbotado, que representava um anjo agitando as águas, embora a pintura talvez fosse uma adição posterior. O local parece ajustar-se à descrição bíblica.


 

Lições no Tanque de Betesda


01- Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. 02- Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. 03- Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 04- [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.] 05- Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 06- Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 07- Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 08- Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 09- Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.(João 5:1-9)


É maravilhoso quando conseguimos perceber a grandiosidade da Graça de Deus manifestada sobre nossas vidas. Muitas pessoas vivem atribuladas e entristecidas por imaginarem que o Senhor se esqueceu delas, ou por terem perdido a esperança de que Deus possa tocar em suas mazelas e curar suas feridas.
No Evangelho de João, dentre muitas belas narrativas, destaco uma onde Jesus, indo participar da Páscoa em Jerusalém, resolve se deter por algum tempo em um lugar, à porta da cidade, chamado Betesda. Betesda era um lugar não muito prazeroso de se visitar, era um lugar onde mendigos, doentes, paralíticos, cegos e coxos se ajuntavam à espera de uma cura. Um lugar de desespero onde muitos jaziam mortos, mesmo ainda tendo vida.
Nessa passagem de Jesus por Betesda Ele nos traz algumas lições importantes que podem nos ajudar a lidar com as nossas dificuldades e que podem curar nossas feridas. Logo de início, é importante que vejamos o nosso estado de saúde. Será que não estamos como aqueles moribundos de Betesda? À espera de um milagre fora da ação do Senhor? O homem a quem Jesus se achega estava ali há 38 anos esperando um certo anjo que movia águas. Jesus chega para aquele homem e mostra claramente que a cura que lhe era necessária não viria por um outro mover que não fosse o mover de Deus.
Jesus ainda nos ensina outra lição acerca da cura. Ele mostra que não é a nossa ação que pode mudar a nossa realidade espiritual, mas única e exclusivamente a sua graça que nos atinge em amor. Não foi o homem quem dirigiu a palavra a Jesus, antes, foi o próprio Mestre que falou a ele e lhe perguntou: "Queres ser curado?" Toda a ação de transformação e cura que ocorre nas nossas vidas é por conta da graça de Cristo que opera em nós. Por fim, Jesus nos ensina acerca do poder e da autoridade que há em sua Palavra. Jesus simplesmente diz àquele homem: "Levanta-te, toma o teu leito e anda". Ouvindo isso, imediatamente aquele homem levantou, pegou seus trapos e saiu de Betesda para uma nova vida.
Amados, estas lições são preciosas a nós também. Jesus passa hoje pelo lugar da nossa dificuldade e nos pergunta: "Queres ser curado?" Que possamos dizer sim ao desejo de cura do Senhor e que possamos experimentar da Graça que Jesus tem para nós. Que deixemos de lado nossos rancores, nossas indignações, raízes de amargura, falta de fé, pecado e tudo que possa causar nossa paralisia espiritual; que tomemos nosso leito, nos levantemos firmes no Senhor e andemos para a Vida Nova em Cristo Jesus.



A cura junto ao tanque de betesda

Por Gilberto Jr, dia 22/02/2007.

Minha leitura e anotações do sermão de Ariovado Ramos, dia 18/02/2007, sobre: João 5, a cura junto ao tanque de Betesda.


 

Leia primeiro João 5:1-11.

Jesus, o Senhor da cura, estava em um lugar cheio de enfermos que buscavam cura, mas nenhum deles o percebeu, pois estavam todos preocupados consigo mesmos, olhando e esperando o movimento da água que os curaria.

 
Mas Jesus percebeu alguém.
Era um homem paralítico. Este homem não estava ansioso, esperando o movimento da água. Para ser curado ele precisaria ser o primeiro a entrar no tanque, e para isso ele precisaria de agilidade ou da solidariedade de alguém, coisas que ele não tinha. Por causa disso, lhe faltava também esperança e ele só poderia ficar lá, na sua cama, sobrevivendo como podia.

O tanque de Betesda era um lugar de sofrimento comum, mas não de solidariedade. Era um lugar de competição. Podemos nos perguntar: se não tinha chance de ser curado, o que aquele homem fazia naquele lugar? Talvez a pergunta seja outra: que outro lugar ele poderia estar, não podendo contar consigo mesmo nem com a solidariedade dos outros.

Jesus finalmente o curou sem pedir fé, sem pedir nada, por sua Graça e misericórdia.



O milagre da solidariedade.
Há muita gente esperando um milagre que poderia ser operado através da solidariedade. Assim como aqueles doentes no tanque de betesda, nós não vemos uns aos outros, só o nosso umbigo. O objetivo do ministério de pequenos grupos na IBAB é que ninguém passe desapercebido na comunidade.



Problemas em nome da fé

Em nome da fé pode-se criar um ambiente de competição, estresse, disputa e tensão. Naquele lugar, todos eram adversários, querendo um milagre. Há pessoas por aí recebendo um ensinamento muito errado, que subverte a fé: a idéia de que há uma só benção que será dada por Deus a uma só pessoa em um determinado culto e de que a responsabilidade por receber esta benção é sua, depende somente da sua fé, e se você não se cuidar, alguém pode receber "a benção" no seu lugar.

Nestes lugares há inveja em vez de celebração. Junto à fé é necessário ter também conhecimento de Deus, saber quem Deus é.
 

Fé é descansar em Deus, confiar nEle.

A providência de Deus não depende da sua fé. Ela é o caminho para comunhão com Deus, pois sem fé é impossível agradá-Lo. Mas Deus abençoa a todos.

Fé não é moeda de troca, Deus fará Sua vontade, independente da sua fé. É do Seu caráter abençoar. O milagre não depende de quanta fé eu tenho, mas de quanta graça Deus tem.


Era Sábado

Sábado é um estado de descanso, na graça de Deus, de que Ele nos abençoará por seu amor e graça. Aqueles que crêem, entram no sábado. Para todos estes, todo dia é sábado. E porque é sábado, Deus nos abençoa, quando esperamos ou não. Sábado é o dia em que Deus nos vê. É o dia de graça: resultado do sacrifício de Jesus.
 

Conclusão.

  • Todos podemos ser agentes de milagres através da solidariedade.
  • A benção é Deus. Ela não depende de qual culto nós participamos ou deixamos de participar; não depende da nossa fé; mas só da graça de Deus. Cristo é a nossa benção.
  • Lancemos nossa ansiedade em Deus. Sem disputa e competição, mas com solidariedade, porque todos somos abençoados pela Graça.

LEMBRANCINHA PARA SER FEITA PARA DAR NA AULA –
O PARALÍTICO DE BETESDA



 


DESENHOS PARA DESENVOLVER COM AS CRIANÇAS

 

  

  

Espero que gostem do que postei aqui, baseada em textos postados no wilkipédia e também e figuras encontradas em diversos sites, decidi criar este roteiro sobre esta aula. Aproveitem!
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)