Pular para o conteúdo principal

O Talarico


por Sérgio R. Ferreira

Em meu trabalho de capelania escolar, deparei-me aconselhando uma adolescente de 14 anos, ela reclamava dos apelidos pejorativos que recebia constantemente dos colegas de escola.
- Que tipo de apelido, por exemplo? Perguntei.
- Odeio quando eles me chamam de "talarica"
Talarica? O que vem a ser isso? Uma nova linguagem típica do adolescente? Uma gíria? Haveria alguma história por trás desse termo?
Descobri que talarica significa aquela que rouba namorado de outra. Isso é uma alusão a uma música que diz : "o talarico roubou minha mulher" . Dessa visão percebi que tal assunto daria um ótimo artigo para o "adolecrentes", principalmente pela seguinte realidade: "Todo mundo quer manter o (a) namorado (a) que tem,."
Todo adolescente fica preocupado, pois nessa fase ele sente a necessidade de se sentir amado, e aprecia as amizades cheias de lealdade. Mas o talarico está por todos os lados. Pode ser visto nas escolas, nas esquinas, no jogo de futebol, nas lan houses, nas festinhas de aniversário, e até na igreja!
Mas caro jovem, não fique tão preocupado, pois dependendo do namorado ou da namorada, até que perder seria lucro. Veja os exemplos:
O namorado não convertido. Essa é uma fuga perigosa, que ocorre quando jovens cristãos buscam no mundo uma companhia, para manter a fama de ser um adolescente "da hora". Um dos perigos desse tipo de relação se encontra no conceito de namoro que a pessoa sem Cristo tem, bem como da sua visão sobre "podes" e "não podes". Esse tipo não segue o padrão de comportamento guiado pelo Espírito, e vai forçar a barra para que o contato físico seja intenso, levando a relação para o sexo precoce, motivo de muitos casos de gravidez inesperada, doenças, e abandono das igrejas por parte da juventude.
O namorado mandão. Esse, também não compensa! Esse tipo começa a namorar ontem e hoje já se sente o dono da pessoa. Começa a dar ordens, impor suas leis. Ninguém da igreja pode chegar perto, ninguém pode telefonar pra pessoa, ninguém pode sorrir. Isso revela uma pessoa cheia de insegurança e possessiva. Não respeita a individualidade do outro, nem sua família, nem menos suas convicções espirituais. Sua vontade é soberana, e torna-se agressivo ou agressiva se sua voz não é atendida. Esse tipo, se a talarica ou o talarico levasse, te faria um grande favor.
A namorada ciumenta. Ela tem ciúme até de você com sua mãe! E quando você diz não concordar, ela pensa que conseguirá qualquer coisa através do choro. Se um dia vier a se tornar esposa, vai dar trabalho! É pirracenta e guarda muita mágoa e rancor.
O namorado passa-tempo. Todo mundo sabe que o cara não tá pensando em nada sério. Muitas vezes é tão novo na idade que nunca trabalhou. Esse tipo acha que ficar sozinho é feio e inadequado para a sua popularidade, então enrola as moças. Esse pode até ser cristão, mas é imaturo e só quer satisfazer as paixões carnais. Fuja também desse tipo!
Independentemente de qual seja o tipo de namorado ou namorada que você tem ou deseja ter, é necessário manter amizades verdadeiras e sinceras, e fugir do hipócrita, pois ele irá te prejudicar.
O talarico é um falso, um cobiçador, um traiçoeiro. Certamente ele ou ela não é um convertido e não tem compromisso com Jesus. O adolescente que tem Jesus não pode ter essas qualidades. Vale a pena alertar que o namoro para os cristãos deve ter em vista o casamento, por isso , o ideal é que fosse um relacionamento levado a sério. Isso não quer dizer que é obrigado a casar, mas se você já tem idade, ore para que o Senhor te dirija, e quando tiver um namorado ou namorada, procure conhecer o outro, e edificar-se mutuamente no Senhor.
Não seja vingativo. Ore pelo Talarico para que ele conheça o Senhor Jesus e pare com essa "bobiça", digo, cobiça. Ore também por você mesmo para que saiba esperar o tempo certo e fazer com que seu namoro seja algo para a glória de Deus!

Texto extraído do site irmãos.com
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)