10/05/2010

O Talarico


por Sérgio R. Ferreira

Em meu trabalho de capelania escolar, deparei-me aconselhando uma adolescente de 14 anos, ela reclamava dos apelidos pejorativos que recebia constantemente dos colegas de escola.
- Que tipo de apelido, por exemplo? Perguntei.
- Odeio quando eles me chamam de "talarica"
Talarica? O que vem a ser isso? Uma nova linguagem típica do adolescente? Uma gíria? Haveria alguma história por trás desse termo?
Descobri que talarica significa aquela que rouba namorado de outra. Isso é uma alusão a uma música que diz : "o talarico roubou minha mulher" . Dessa visão percebi que tal assunto daria um ótimo artigo para o "adolecrentes", principalmente pela seguinte realidade: "Todo mundo quer manter o (a) namorado (a) que tem,."
Todo adolescente fica preocupado, pois nessa fase ele sente a necessidade de se sentir amado, e aprecia as amizades cheias de lealdade. Mas o talarico está por todos os lados. Pode ser visto nas escolas, nas esquinas, no jogo de futebol, nas lan houses, nas festinhas de aniversário, e até na igreja!
Mas caro jovem, não fique tão preocupado, pois dependendo do namorado ou da namorada, até que perder seria lucro. Veja os exemplos:
O namorado não convertido. Essa é uma fuga perigosa, que ocorre quando jovens cristãos buscam no mundo uma companhia, para manter a fama de ser um adolescente "da hora". Um dos perigos desse tipo de relação se encontra no conceito de namoro que a pessoa sem Cristo tem, bem como da sua visão sobre "podes" e "não podes". Esse tipo não segue o padrão de comportamento guiado pelo Espírito, e vai forçar a barra para que o contato físico seja intenso, levando a relação para o sexo precoce, motivo de muitos casos de gravidez inesperada, doenças, e abandono das igrejas por parte da juventude.
O namorado mandão. Esse, também não compensa! Esse tipo começa a namorar ontem e hoje já se sente o dono da pessoa. Começa a dar ordens, impor suas leis. Ninguém da igreja pode chegar perto, ninguém pode telefonar pra pessoa, ninguém pode sorrir. Isso revela uma pessoa cheia de insegurança e possessiva. Não respeita a individualidade do outro, nem sua família, nem menos suas convicções espirituais. Sua vontade é soberana, e torna-se agressivo ou agressiva se sua voz não é atendida. Esse tipo, se a talarica ou o talarico levasse, te faria um grande favor.
A namorada ciumenta. Ela tem ciúme até de você com sua mãe! E quando você diz não concordar, ela pensa que conseguirá qualquer coisa através do choro. Se um dia vier a se tornar esposa, vai dar trabalho! É pirracenta e guarda muita mágoa e rancor.
O namorado passa-tempo. Todo mundo sabe que o cara não tá pensando em nada sério. Muitas vezes é tão novo na idade que nunca trabalhou. Esse tipo acha que ficar sozinho é feio e inadequado para a sua popularidade, então enrola as moças. Esse pode até ser cristão, mas é imaturo e só quer satisfazer as paixões carnais. Fuja também desse tipo!
Independentemente de qual seja o tipo de namorado ou namorada que você tem ou deseja ter, é necessário manter amizades verdadeiras e sinceras, e fugir do hipócrita, pois ele irá te prejudicar.
O talarico é um falso, um cobiçador, um traiçoeiro. Certamente ele ou ela não é um convertido e não tem compromisso com Jesus. O adolescente que tem Jesus não pode ter essas qualidades. Vale a pena alertar que o namoro para os cristãos deve ter em vista o casamento, por isso , o ideal é que fosse um relacionamento levado a sério. Isso não quer dizer que é obrigado a casar, mas se você já tem idade, ore para que o Senhor te dirija, e quando tiver um namorado ou namorada, procure conhecer o outro, e edificar-se mutuamente no Senhor.
Não seja vingativo. Ore pelo Talarico para que ele conheça o Senhor Jesus e pare com essa "bobiça", digo, cobiça. Ore também por você mesmo para que saiba esperar o tempo certo e fazer com que seu namoro seja algo para a glória de Deus!

Texto extraído do site irmãos.com
Share:
Postar um comentário