Pular para o conteúdo principal

Preciso de um celular?

“Eu me sinto muito insegura e irritada quando não estou com o celular.” — Akiko.
EM MUITOS países, observa-se uma crescente popularização do telefone celular. Um dos motivos é sua praticidade: seus amigos e seus pais podem contatá-lo a qualquer momento, em qualquer lugar que esteja — e vice-versa. Alguns modelos lhe permitem trocar breves mensagens escritas, que é “a última novidade no mercado para satisfazer o anseio de comunicação dos jovens”, diz o jornal The Times, de Londres. Há modelos que até lhe permitem conectar-se com a Internet, provendo acesso a sites e ao e-mail.
Talvez você já possua um celular ou esteja pensando em adquirir um. Qualquer que seja o caso, lembre-se de que sempre existem dois lados da moeda. O celular tem as suas vantagens, mas é bom saber também quais são as desvantagens, pois, se decidir adquirir um, pesar primeiro os prós e os contras o ajudará a usá-lo com o devido critério.
Calcule o custo
Jesus estabeleceu o sábio princípio de que é preciso ‘calcular o custo’ antes de iniciar um projeto importante. (Lucas 14:28) Será que esse princípio pode ser aplicado a celulares? Sem dúvida! É verdade que você pode conseguir o aparelho a um preço bem acessível ou até mesmo grátis. Mas, conforme Henna, de 17 anos, descobriu, “a conta de repente pode ficar muito alta”. Também há a constante pressão de se manter em dia com serviços e recursos adicionais e para comprar modelos mais caros. Hiroshi diz: “Tenho um trabalho de meio período e vou juntando dinheiro para comprar um modelo novo todo ano.” Muitos jovens fazem o mesmo.#
Mesmo que seus pais concordem em pagar a conta, é importante saber avaliar os custos. Um ministro viajante no Japão diz: “Há mães que arrumam um emprego de meio período só para poder manter o celular dos filhos que, aliás, talvez nem seja necessário.” Você com certeza não gostaria de impor tal fardo a seus pais!
Ladrão de tempo?
Muitos que começam usando o celular de forma moderada descobrem que ele logo acaba tomando o tempo que antes era dedicado a outras atividades mais importantes. Mika e a família passavam bastante tempo juntos conversando à mesa na hora do jantar. “Agora”, diz, “assim que acabamos de comer, cada um vai para o seu quarto [com o seu celular]”.
“Um terço dos jovens entre 16 e 20 anos preferem enviar mensagens eletrônicas a qualquer outra forma de comunicação escrita”, diz o jornal The Guardian, de Londres. Enviar textos pode ser mais barato do que conversar ao telefone, mas você leva mais tempo para digitar as mensagens. Mieko admite: “Se alguém manda uma mensagem dizendo ‘boa-noite’, respondo ‘boa-noite’. Mas daí uma mensagem leva à outra e, quando vejo, já se passou uma hora. E em geral só jogando conversa fora.”
Muitos usuários ficariam bastante surpresos se parassem para somar todo o tempo que passam ao telefone durante um mês. Teija, uma jovem de 19 anos, admite: “Em muitos casos, o celular não poupa tempo; muito pelo contrário, ele rouba o seu tempo.” Mesmo que você precise de um celular, é importante estar ciente de quanto tempo passa utilizando-o.
Marja, uma jovem cristã, diz: “Nas assembléias cristãs, é muito comum os jovens ficarem mandando mensagens sem importância.” Tem-se observado o mesmo comportamento entre jovens no ministério cristão. A Bíblia aconselha os cristãos a comprar tempo para atividades espirituais. (Efésios 5:16) É realmente lamentável desperdiçar esse tempo precioso batendo papo ao telefone.
Comunicação secreta
Marie alerta a um outro perigo: “Como as chamadas vêm diretamente para a pessoa, não para a casa, há o perigo de os pais nem saberem com quem os filhos estão conversando ou sequer se eles estão falando ao telefone ou não.” Há jovens que usam o celular para contatar pessoas do sexo oposto sem que ninguém mais saiba disso. Alguns afrouxaram a guarda, ultrapassando limites que normalmente observariam ao comunicar-se com outros. Como assim?
“Quando [os jovens] trocam mensagens, ninguém pode monitorar o que eles estão fazendo”, diz o jornal The Daily Telegraph, de Londres. O fato de não ver nem ouvir a outra pessoa pode deixá-lo mais à vontade. “Alguns acham que enviar mensagens é uma forma mais impessoal de se comunicar”, diz Timo. “Numa mensagem, a pessoa escreve coisas que não teria coragem de dizer pessoalmente.”
Quando Keiko, jovem cristã de 17 anos, começou a usar o celular, passou o número para muitos de seus amigos. Logo ela começou a trocar mensagens todos os dias com um rapaz da congregação. Ela diz: “Primeiro a gente só falava sobre as coisas do dia-a-dia, mas depois começamos a falar sobre os nossos problemas. Criamos um mundo só nosso por meio do celular.”
Felizmente, ela recebeu ajuda de seus pais e dos anciãos cristãos antes de se envolver demais. Hoje ela admite: “Mesmo antes de me darem o celular, meus pais já haviam me avisado diversas vezes sobre trocar mensagens com pessoas do sexo oposto. Eu mandava mensagens para ele todo dia. Não foi a melhor maneira de usar o celular.”%
A Bíblia nos aconselha a ‘ter uma boa consciência’. (1 Pedro 3:16) Isso significa que, quando usa o celular, você deve certificar-se de que, como diz Koichi, ‘não tenha nada de que se envergonhar’, mesmo que uma outra pessoa veja as mensagens ou ouça o que você diz. Nunca se esqueça de que não podemos esconder nada de nosso Pai celestial. A Bíblia deixa claro: “Não há criação que não esteja manifesta à . . . vista [de Deus], mas todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas.” (Hebreus 4:13) Então por que procurar manter um relacionamento secreto?




 Alguns jovens mantêm um relacionamento secreto por meio do celular
Estabeleça limites
Se está pensando em adquirir um celular, por que não avalia a situação com cuidado para ver se realmente precisa de um? Converse sobre o assunto com seus pais. Alguns se sentem como a jovem Jenna, que diz: “Ter um celular é uma responsabilidade grande demais para muitos jovens.”
Mesmo que decida adquirir um celular, é importante controlar o seu uso. Como? Estabeleça limites razoáveis. Por exemplo, limite o número de recursos que utiliza, o tempo e o dinheiro que gasta com o telefone. Visto que a maioria das operadoras fornece uma listagem detalhada de todas as chamadas, talvez seja bom, de vez em quando, analisar a conta com os seus pais. Alguns acham mais prático usar um aparelho pré-pago para controlar o seu uso.
Decida antecipadamente a questão de quando e como responder a telefonemas e mensagens. Estabeleça suas próprias regras de uso de forma razoável. Shinji diz: “Abro a caixa postal apenas uma vez por dia e geralmente só respondo a mensagens importantes. O resultado é que os amigos pararam de mandar bobagens. Quando há um assunto urgente, eles ligam.” Mais importante, seja seletivo com relação às pessoas com que mantém contato. Seja criterioso quanto a dar seu número de telefone. Também nesse assunto, aplique os mesmos princípios que você mantém com relação a amizades. —  1 Coríntios 15:33.
A Bíblia diz: “Para tudo há um tempo determinado, . . . tempo para ficar quieto e tempo para falar.” (Eclesiastes 3:17) É claro que há momentos em que é melhor ‘deixar quieto’ o celular. As reuniões cristãs são um “tempo determinado” para adorar a Deus, não para usar o celular. Alguns gerentes de restaurantes e de cinema solicitam aos clientes que não usem o celular, e costumamos respeitar isso. Com certeza o Soberano do Universo merece muito mais respeito e consideração.
A menos que estejam aguardando uma chamada importante, muitos preferem desligar o celular, ou deixar no modo silencioso quando estão realizando atividades essenciais. Alguns simplesmente não carregam o celular. Afinal de contas, não concorda que a maior parte das mensagens pode ser respondida mais tarde?
Se estiver pensando em adquirir um celular, esteja decidido a controlá-lo —  não deixe que ele controle você! É claro que precisa ficar atento e estabelecer prioridades. O incentivo da Bíblia é: “Seja a vossa razoabilidade conhecida de todos os homens.” (Filipenses 4:5) Se decidir adquirir um celular, demonstre razoabilidade na maneira em que o utiliza.





* Alguns nomes foram mudados.
# Para uma consideração sobre trabalhar após as aulas, veja o artigo “Os Jovens Perguntam . . . O que há de errado em ganhar dinheiro?”, na Despertai! de 22 de setembro de 1997.
% Conversar ou trocar mensagens de forma regular com alguém do sexo oposto por telefone pode ser considerado namoro. Queira ver o artigo “Os Jovens Perguntam — O que há de errado em apenas conversar?”, na Despertai! de 22 de agosto de 1992.
Publicado em Despertai!  de 22 de outubro de 2002.
3 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Cantora Vaninha ex-Pingo de Gente

OBSERVAÇÃO: A TODOS QUE VISITAM ESTE BLOG, E AOS QUE SEMPRE LEÊM ESSE POST, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTE É APENAS UM POST A RESPEITO DA CANTORA VANINHA, E NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO DIRETA COM A MESMA.
CASO PRECISE CONTACTAR OU FALAR ALGO PARA ELA, ACESSE O SEU PERFIL QUE ESTÁ DESTACADO NOS LINKS EM AZUL. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA!
__________________________________________________________________
Vou começar a seção do você se lembra, com esta cantora abençoada, que durante os anos 80 fez diferença com sua voz e louvores que ensinaram muitas crianças, assim como eu na época, a terem um encontro real com Jesus.
Você se lembra destes louvores?
"... Meu barco é pequeno, e grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém.."
"...Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi... Eu canto, eu canto, eu canto como Davi..."
"...Serei fiel ao meu Jesus, serei fiel..."
"...Sou muito rico, sou milionário, eu ten…