O que leva um adolescente a cometer delitos, que só o prejudicam?

O que podemos responder a este tipo de pergunta? Questionar hoje em dia, é o que a maioria das pessoas fazem. Agora, tomar atitudes erradas, parece que virou moda atualmente.
Vimos nestes dias através dos meios de comunicação, a atitude equivocada de uma adolescente de 16 anos que convenceu a sua mãe a sequestrar um bebê para sustentar uma grávidez de mentira, apenas por um motivo supérfulo, segurar o namorado.
Conversando no trabalho sobre isso um dos meus colegas, até comentou em tom de brincadeira sobre este fato, dizendo: "Ah, é bem melhor pra ele, se livrou de duas broncas ao mesmo tempo, uma sogra e uma futura esposa desequilibrada! Se livrou de duas buchas de canhão!!". Este comentário nos levou a risos, e a realmente pensar e analisar. O que acontece na cabeça de uma adolescente para achar que inventando uma mentira, criando um cenário, ou tramando artimanhas, poderá conseguir tudo tranquilamente, e não receber em troca o que se plantou?
Sabemos que o desespero leva muita gente à prática de crimes, sejam eles pequenos ou de grandes repercursões. Mas, a sabedoria vem de Deus, quando pensamos, e analisamos o que virá pela frente se cometermos algo que desagrade a Deus e aos homens, com certeza muitos de nossos problemas seriam resolvidos. Quantos pensam em se matar, deixar este mundo cruel para não ter que sofrer por causa de amor humano, um amor que se acaba. Quantos pensam em abandonar tudo o que tem para viver uma vida mais "fácil" (engano!), sem preocupações ou problemas? Muitas e muitas pessoas, vivem assim. E não é diferente com um adolescente ou um jovem, ambos passam por processos em suas vidas, em que eles devem encarar com a maior tranquilidade, sem traumas ou estresse. Tem tanta vida pela frente, tanto caminho para ser percorrido, tantos sonhos a serem realizados, e tantos planos a serem concretizados. Coisas benéficas, saudáveis, e que te levam a viver uma vida plena.  E quando a puberdade vier com tudo, você saberá passar por ela, pois estará mais maduro, mas concentrado no que tem que ser dali pra frente. Quantos estão na história hoje, que fizeram algo que revolucionou o mundo, quantos destes são lembrados por séculos. Pessoas comuns, com sonhos reais e até mesmo impossíveis, mas, que confiavam na sua capacidade de correr atrás de seus objetivos e conquistar o seu espaço de diferença nesta terra que Deus nos deu. Agora, quantos não são lembrados, vivem esquecidos, ou quando são lembrados é apenas por conta de coisas horríveis que fez, quantas e tantas pessoas matou, quanto dinheiro roubou. E tudo ficou, passou, e não volta mais atrás.
Mas, você adolescente, jovem, tem a oportunidade, nestes dias atuais de realizar seus sonhos, mesmo que ainda pra você pareçam impossíveis. Não se precipite em querer ter alguém para suprir suas necessidades físicas, não se precipite em querer algo que não te trará felicidade. Apenas analise o que é melhor para você. Pois vivemos em um mundo totalmente globalizado e invadido pela tecnologia, e se você for ficar fora desses acontecimento, estará abandonando possíveis realizações. Estude, conheça pessoas que tenham objetivos concretos, e não objetivos fúteis. Pessoas que tenham uma visão ampliada das coisas. Este negócio de drogas, alcool e muito sexo, não está com nada, é papo furado, é para enganar você. Mas, sabe quando você irá perceber que tudo o que você fez virou nada, quando escolheu fazer as coisas erradas, e em vez de fazer as certas? Quando estiver na sua cadeira de balanço olhando para o céu, e pensando, quantas coisas boas você poderia ter feito.

A palavra de Deus nos diz:
"Lembra-te do teu Criador nos dias de tua mocidade" Ecl. 12.1

Então, antes de tomar qualquer atitude, pense, pense e pense quantas vezes forem necessárias, e analise se é a melhor coisa a fazer.
5 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.