CUIDANDO DE CRIANÇAS: Protegendo Nossos Filhos

Nos tempos bíblicos, as crianças quase sempre eram criadas no contexto familiar – muitas vezes uma grande família estendida. Elas raramente ficavam longe do alcance de um abraço amoroso e familiar ou da disciplina firme que as preparava para a vida.

A criação de crianças fora do círculo familiar demanda que os pais tentem recriar as condições especiais de cuidado encontradas no clima de paz e proteção da família. A construção da autoconfiança, responsabilidade e contentamento pode ser um desafio estressante para todos.

Nada pode ser pior, em termos bíblicos, do que nos sentirmos órfãos, isolados e sozinhos. Jesus garantiu aos seus discípulos quando começaram a temer pelo pior no futuro: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (Jo 14.18). Alguma coisa na natureza do amor divino só encontra sua plena realização quando a intimidade, proximidade e disponibilidade estão ali para serem aproveitadas.
A história do amor divino na Bíblia revela a qualidade de "estar presente" do começo ao fim. A criação de filhos fora de casa pode ser cômoda para algumas famílias, mas uma decisão desse porte deve sempre ser calcada em oração e cuidadosamente avaliada. Se nós, os pais, somos os representantes de Deus na vida de nossos filhos, devemos nos certificar de sempre "estar presentes" em tudo que diz respeito a eles, tomando decisões referentes a educação de modo condizente com esse princípio criação de filhos levando em conta isto.
Veja também em Dt 6.1-9; Sl 127 – 128; 139; Ez 16.20-21; Mt 18.3.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.