Pular para o conteúdo principal

Livros, os melhores amigos dos líderes de crianças.

Muitas pessoas deixam as melhores coisas de lado, para utilizarem as mais fúteis que puderem. Alguns passam horas no computador, esquecem da vida, esquecem das pessoas, esquecem do óbvio. Bem eu não as culpo, cada um com sua atividade preferida não é verdade? Se fosse pra ser tudo igual, Deus não nos teria criado seres tão diferentes.
Decidi postar sobre este tema porque tenho observado que muitos líderes de departamento infantil tem se limitado apenas no que é proposto pela sua denominação/igreja, como os materiais que são utilizados, os livros, revistas, bíblias e etc. Todos seguem um padrão disciplinar de doutrina, e utilizam-se desses materiais e até mesmo de métodos diferenciados para ensinarem a Palavra de Deus às crianças de seu grupo evangelístico.
Mas, de uma coisa precisamos saber e entender que para se trabalhar com crianças precisamos estar diversificados no nosso conhecimento, na nossa estrutura disciplinar, em nossa criatividade, como membros de um ministério. Sabemos que não é fácil lidar com crianças que tem temperamentos diferentes, comportamento indisciplinado, uma educação desprovida de regras e rotinas na vida destas crianças. E que sempre devemos estar abertos a escutar, a entender, e a fazer acontecer o que temos aprendido em nosso ministério com crianças.

Quando decidi escrever este artigo, pensei bastante no que iria expor aqui. Pensei talvez falar sobre como cuidar de crianças, ou como manter as crianças quietas. Mas, creio que material não falta para aprendermos sobre essas coisas, principalmente quando já se é mãe de quarta viagem como eu, e que também já tem filhos pré-adolescentes. Porque são nessas fases da vida, infância e adolescência, é que devemos estar mais atentos para dar um ensino de qualidade. E quando falo em ensino, não estou mencionando apenas o ensino secular das escolas, estou falando também do ensino cristão que deve ser passado a todas as crianças que necessitam de um ensinamento de excelência. E se você não estiver preparado para trabalhar nas várias fases da vida de uma criança e adolescente, você não conseguirá trabalhar nas várias fases da vida de um jovem ou de um adulto.
O que quero que você entenda é que, como líderes de crianças nós somos responsáveis para transmitir às nossas crianças uma educação cristã de qualidade e de quantidade. Qualidade na hora de expor o ensino, e quantidade na hora de repassar este ensino, porque você irá precisar de outros para ajudá-lo, e nada melhor que utilizar-se de treinamentos e leituras especificas das áreas que se quer trabalhar na vida de uma criança ou adolescente. Todos são diferentes, todos tem uma estrutura a ser decifrada, montada e bem tratada. Para que não se perca no meio do caminho, como muitas outras que saem da igreja e não voltam mais, devemos nos preparar para sermos lideres de excelência, e que serão lembrados por aquilo que plantaram em todo o decorrer de sua liderança.
Precisamos ler mais, precisamos aprender mais, por isso achei interessante ressaltar alguns livros que eu costumo ler, principalmente, porque precisamos aprender. Nunca fiz um curso superior de Teologia ou Pedagogia, mas pela experiência que tenho como mãe e como Líder Ministerial de Crianças, professora de EBD e Levita, totalizando isso em 13 anos de experiência, posso dizer que tudo o que aprendi hoje, veio com a ajuda de Deus, através dos livros que li,. Porque foi através da leitura de bons livros, que aprendi muitas coisas sobre as crianças e sobre educação secular e cristã. E também aprendi muita coisa sobre psicologia, cuidados médicos, comportamento humano, dentre outros, o que me motivou a continuar lendo, e ser uma das que mais coleciona livros infantis. Desde que me tornei mãe, os livros sobre educação infantil, histórias, artesanato, etc., tornaram-se minha vida, meus melhores amigos. Pois é através deles que eu aprendo, que me divertido e entendo algumas verdades da vida. Os livros para mim significam muita coisa, a BÍBLIA em especial é o melhor livro que eu jamais tive em minha vida. 
Não consigo ver um livro com um título chamativo que eu logo compro. Ontem comprei um da minha prima lacradinho, que eu havia mencionado que tinha visto na revista da Avon. E ela falou que tinha o livro e então eu o comprei. O título do livro eu menciono logo abaixo com a lista dos livros que costumo ler.
Através deste grande artigo, para não dizer pequeno demais, eu quero que você saiba, o quão importante é que você procure a sabedoria, procurei-a mesmo, de todo o coração, e Deus lhe dará a sabedoria, assim como ressalta o autor do Livro de Provérbios no capítulo 2, conforme destaco alguns versículos:

1. Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
2. Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
3. Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4. Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5. Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
6. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
7. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
8. Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.

No capítulo 1 do livro de Provérbios, temos alguns versículos que falam sobre a sabedoria, e também gostaria de ressaltá-los:

2.  Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
4. Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
5. O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
7. O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
20. A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
21. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
22. Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
23. Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
29.           Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
 

Lembremos também que devemos estar sempre:
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. Efésios 6:7,8

Para ficarmos cientes da nossa responsabilidades como líderes, devemos lembrar destes versículos sempre que pudermos.
Abaixo disponibilizo alguns livros que costumo ler, alguns com temas infantis e outros de auto-ajuda. 

- ORAÇÃO A CHAVE DO AVIVAMENTO - Paul Y. Cho e R. Whitney Manzano
- O PERFEITO SACRIFÍCIO - Edir Macedo
- O GRANDE CONFLITO Acontecimentos que mudarão o seu futuro - Ellen G. White
- JUSTIFICAÇÃO A resposta de Deus para uma Vida Cristão Autêntica - Russel P. Shedd
- MENSAGENS QUE EDIFICAM - Edir Macedo
- CRIANÇAS PRECISAM DE LIBERTAÇÃO Guia Prático para pais, professores e líderes - Jesher Cardoso e Maricleyde Cardoso
- ETIQUETA NA PRÁTICA PARA CRIANÇAS Totalmente Ilustrado - Celia Ribeiro
- CONVERSANDO COM SEU FILHO SOBRE SEXO - Marcos Ribeiro
- FILHOS AUTÔNOMOS, FILHOS FELIZES - Crist Poli
- VIVA A INFÂNCIA! - Cris Poli
- SEJA O HERÓI DOS SEUS FILHOS - Betina Serson
- 101 IDÉIAS CRIATIVAS Para a família - David e Carol Sue Merkh
- O PODER DE REALIZAR SEUS SONHOS - Ivo Storniolo
- SEJA SEMPRE POSITIVO - Bertha Giotti
- FAÇA DA SUA VIDA UMA VIDA MAIS FELIZ - Bertha Giotti
- O PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS - Louise Hay
- COMO CONQUISTAR AS PESSOAS - Allan & Barbara Pease
- MANTENHA SEU CÉREBRO VIVO - Lawrence C. Katz, Ph.D, e Manning Rubin
- SABER ADMINISTRAR O ESTRESSE NA VIDA E NO TRABALHO - Dr. Charly Cungi
- FILHOS BRILHANTES, ALUNOS FASCINANTES - Augusto Cury
- PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES - Augusto Cury
- OS SEGREDOS DO PAI-NOSSO - Augusto Cury
- NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS - Augusto Cury
- O PODER DA ESPOSA QUE ORA - Stormie Omartian
- QUANDO AS MÃES ORAM - Cheri Fuller
- ANDANDO COM CRISTO - Assembléia de Deus no Amazonas
- ESTRATÉGIA PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA  Consolidação - Min. Intern. da Restauração
- COMO ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA DE SEU FILHO - Editora Garçoni
- COMO AJUDAR O SEU FILHO NA ESCOLA - Editora Garçoni
- CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS Finanças para casais - Gustavo Cerbasi
- VASO PARA HONRA - Rebecca Brown
- O CORAÇÃO PATERNO DE DEUS - John Dawson
- LIDANDO COM A DOR DO DESPREZO - Jaime Kemp
- COMUNICAÇÃO EFICAZ - Marinaldo M. Guedes
- CONVERSAS COM IÇAMITIBA VOLUME 1 Quem Ama, Educa! - Seja Feliz, Meu Filho - Ensinar Aprendendo
- CONVERSAS COM IÇAMITIBA VOLUME 2 Adolescentes: Quem ama, Educa! - O despertar do sexo - O Executivo & Sua Família
- CONVERSAS COM IÇAMITIBA VOLUME 3 Disciplina: Limite na Medida Certa - Anjos Caídos - Educação, Felicidade & Cia
- GUIA RÁPIDO PARA LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS - Murray Oxman
- CASA EM ORDEM - Natália Zanardi Ortiz
- O PODER DA LÍNGUA - Gary Haynes
- CAMPO DE BATALHA DA MENTE PARA CRIANÇAS -  Joyce Meyer
- O PODER DA CRIANÇA QUE ORA - Stormie Omartian
- DE GÊNIO E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO - Augusto Cury
- A TUA VONTADE SENHOR, NÃO A MINHA - Benny Hinn
- ENCONTRE DEUS NA CABANA - Randal Rauser
- GINCANA BÍBLICA - Sílvio Nakano
- SUPER BABÁ Como tornar seu filho a melhor criança que ele pode ser - Jo Frost
- UMA VIDA COM PROPÓSITOS Devocional - Rick Warren
- O PODER DA ESPOSA QUE ORA Livro de Orações - Stormie Omartian
- VOCÊ É INSUBSTITUÍVEL - Augusto Cury
- TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ - Augusto Cury
- SUPERANDO O CÁRCERE DA EMOÇÃO - Augusto Cury
- 12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA - Augusto Cury
- MÃES INTERCESSORAS - Hernandes Dias Lopes
- CULTO DOMÉSTICO PARA CRIANÇAS - Kenneth N. Taylor
- BÍBLIA INFANTIL ILUSTRADA - Elvira Moraes Lustosa
- BOAS MANEIRAS - Coleção Editora Todolivro
- COLEÇÃO HISTÓRIAS DA BÍBLIA - Ilka Brunhilde Laurito - Ed. Melhoramentos
- VALORES CRISTÃOS - Coleção Editora Todolivro Ed. SBN
- HISTÓRIAS DA BÍBLIA PARA CRIANÇAS - Editora Vale das Letras
- AS MAIS BELAS HISTÓRIAS DA BÍBLIA - Starke Design Editora
- HISTÓRIAS BÍBLICAS EM QUADROS Volumes 1 e 2 - Tim Dowley
- O QUE ACONTECE QUANDO EU FALO COM DEUS? - Stormie Omartian
- COMO FORMAR FILHOS VENCEDORES - Nancy Van Pelt
- FELIZES NO AMOR - Nancy Van Pelt
- O AMANHÃ COMEÇA HOJE - Alf Lohne
- COLEÇÃO CLIQUE E DESCOMPLIQUE - Editora Gold
- HÁ PODER EM SUAS PALAVRAS - Don Gossett (Este é o livro que comprei ontem)
Estes são os nomes de alguns dos livros que tenho da minha biblioteca pessoal.

Espero que eu tenha ajudado em alguma coisa. Se ainda estiver com dúvidas quanto a leitura de um livro, recomendo analisar seus conceitos, tenho certeza que você terá nos livros, um bom e fiel amigo, depois de JESUS é claro.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)