15/12/2010

Necessidades Emocionais das Crianças

Em parceria com o programa Vida e Saúde Emocional, dirigido pela Drª Deuza Avellar - Psicóloga Clínica e Terapeuta em EMDR, traremos semanalmente artigos para orientar pais e educadores sobre Criação de Filhos e as principais necessidades emocionais das crianças. Abrindo com uma reflexão do livro o "O Imensurável Amor de Deus" de Floyd McClung Jr, seguiremos nas próximas edições tratando individualmente sobre cada uma dessas necessidades emocionais:

“Já indaguei muitas vezes por que Deus escolheu que entrássemos neste mundo como indefesos bebês. Ele poderia ter criado um sistema reprodutivo que produzisse pessoas fisicamente completas, como Adão e Eva. Em vez disso, ele optou por criar-nos como seres em formação, pessoas que cresceriam devagar física, emocional e mentalmente e com o tempo se tornariam adultos.
Creio que Deus planejou que iniciássemos a vida como bebês totalmente dependentes e vulneráveis porque pretendia que a família fosse o ambiente em que o seu amor seria modelado, para que as crianças crescessem sentindo-se compreendidas, amadas e aceitas. Nutridas nesse ambiente de amor e segurança, as crianças poderiam desenvolver uma auto-estima sadia, baseada em Deus, e ver-se a si mesmas como desejadas, importantes, valiosas e boas.
Infelizmente, muitos lares não atingem este ideal. Inúmeras pessoas sofreram mágoa e rejeição da família e não tiveram uma figura paterna real com quem se identificar. Tais experiências impediram que elas conhecessem a Deus como ele realmente é, e desfrutassem intimidade verdadeira com ele”.

O lar é a janela através da qual olhamos para os outros. Ele influi no modo como os vemos e no modo como pensamos que eles nos vêem. Ele é como um espelho no qual desenvolvemos os conceitos que fazemos de nós mesmos.
Os fundamentos necessários para as relações interpessoais são assentados nos primeiros anos da infância. O modo como chegamos a ver a e a valorizar ou desvalorizar, a nós mesmos será baseado grandemente nas avaliações feitas pelas pessoas mais significativas para nossa vida.
Moldar vidas exige tempo, tolerância, paciência, fé, abnegação, amor e muito trabalho, tais atributos têm um papel muito importante na satisfação das principais necessidades de nossos filhos.
É exatamente pela importância do papel dos pais na vida emocional de seu(s) filho(s), veremos quais são as principais necessidades emocionais das crianças:
- Sentido de Significado (valor)
- Segurança
- Aceitação
- Amar e ser amada
- Ser elogiada (reconhecimento)
- Disciplina
- Deus

0 comentários: