Necessidades Emocionais das Crianças

Em parceria com o programa Vida e Saúde Emocional, dirigido pela Drª Deuza Avellar - Psicóloga Clínica e Terapeuta em EMDR, traremos semanalmente artigos para orientar pais e educadores sobre Criação de Filhos e as principais necessidades emocionais das crianças. Abrindo com uma reflexão do livro o "O Imensurável Amor de Deus" de Floyd McClung Jr, seguiremos nas próximas edições tratando individualmente sobre cada uma dessas necessidades emocionais:

“Já indaguei muitas vezes por que Deus escolheu que entrássemos neste mundo como indefesos bebês. Ele poderia ter criado um sistema reprodutivo que produzisse pessoas fisicamente completas, como Adão e Eva. Em vez disso, ele optou por criar-nos como seres em formação, pessoas que cresceriam devagar física, emocional e mentalmente e com o tempo se tornariam adultos.
Creio que Deus planejou que iniciássemos a vida como bebês totalmente dependentes e vulneráveis porque pretendia que a família fosse o ambiente em que o seu amor seria modelado, para que as crianças crescessem sentindo-se compreendidas, amadas e aceitas. Nutridas nesse ambiente de amor e segurança, as crianças poderiam desenvolver uma auto-estima sadia, baseada em Deus, e ver-se a si mesmas como desejadas, importantes, valiosas e boas.
Infelizmente, muitos lares não atingem este ideal. Inúmeras pessoas sofreram mágoa e rejeição da família e não tiveram uma figura paterna real com quem se identificar. Tais experiências impediram que elas conhecessem a Deus como ele realmente é, e desfrutassem intimidade verdadeira com ele”.

O lar é a janela através da qual olhamos para os outros. Ele influi no modo como os vemos e no modo como pensamos que eles nos vêem. Ele é como um espelho no qual desenvolvemos os conceitos que fazemos de nós mesmos.
Os fundamentos necessários para as relações interpessoais são assentados nos primeiros anos da infância. O modo como chegamos a ver a e a valorizar ou desvalorizar, a nós mesmos será baseado grandemente nas avaliações feitas pelas pessoas mais significativas para nossa vida.
Moldar vidas exige tempo, tolerância, paciência, fé, abnegação, amor e muito trabalho, tais atributos têm um papel muito importante na satisfação das principais necessidades de nossos filhos.
É exatamente pela importância do papel dos pais na vida emocional de seu(s) filho(s), veremos quais são as principais necessidades emocionais das crianças:
- Sentido de Significado (valor)
- Segurança
- Aceitação
- Amar e ser amada
- Ser elogiada (reconhecimento)
- Disciplina
- Deus

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.