30/01/2011

Higiene corporal, um alerta!

Tomar banho todos os dias não é implicância de mãe. Este hábito faz parte da vida das pessoas porque as mantém saudáveis. É que existem algumas doenças causadas pela falta de higiene.
Embora não possamos enxergá-las, milhares de bactérias estão a nossa volta, esperando uma oportunidade para invadir nosso corpo. Quem não toma banho transforma-se numa espécie de hospedeiro de parasitas - espécies que dependem de outro ser para viver. Além disso, ninguém gosta de sentar perto de alguém que não toma banho, não escova os dentes ou não trata bem os cabelos. Para ser aceito pelos colegas, é importante manter-se com boa aparência.
PELE
 
Uma das doenças mais comuns causadas pela falta de limpeza da pele é a sarna, que causa coceira e irritação na pele. O bichinho que provoca esta doença é o sarcoptes escabiel, transmitido por contato direto com outra pessoa ou pela poeira. O nome que os médicos dão a esta doença é escabiose.

CABELOS
 
É comum ter um colega com piolho. Quando isto acontece o negócio é correr para comprar xampu especial e tratar bem o cabelo. O piolho é um parasita que irrita quem o hospeda: infesta o couro cabeludo e seus ovos, as lêndeas, ficam bem presas aos fios de cabelo. Às vezes, mesmo quem lava muito bem os cabelos pega piolho, mas este bichinho se multiplica com muito mais facilidade nos cabelos mal lavados e mal-escovados.
O nome científico deste bicho é pediculum humanos, e a doença é chamada de pediculose.

DENTES
 
Uma das piores coisas que podem acontecer a quem não escova os dentes são as cáries, que atacam os dentes, estragando-os. Mais do que manter a boa aparência, dentes bonitos significam limpeza. A boca tem muitas bactérias.
Quando você come e não escova os dentes, estas bactérias - estreptococcus mutans - devoram os resíduos de alimentos e produzem um ácido que altera a concentração da saliva, chamada de pH. Na hora que você escova bem os dentes, o pH volta ao normal para defender seus dentes das cáries. Na Suécia, por exemplo, existe o dia do doce - Saturday Sweet. Só aos sábados as crianças comem doces e depois escovam os dentes. Resultado: as crianças suecas quase não têm cáries.

MÃOS
 
Lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro é importante. Quando pegamos um pedaço de pão com as mãos sujas, levamos bactérias para dentro do nosso corpo, que tem de se defender delas e gastar energia para isso.
A cólera, por exemplo, é conhecida como a doença das mãos sujas. É que muitas vezes as pessoas vão ao banheiro, não lavam as mãos e tocam em alimentos, contaminando-os com as invisíveis bactérias.

E aí, amiguinhos que tal fazermos a nossa higiene corretamente? Assim você evita muitas dores de cabeça tanto para você quanto para seus pais.

Um grande abraço e uma ótima semana.
Não esqueça: Sua higiene é tão importante, quanto seu vídeo-game.

1 comentários: