Pular para o conteúdo principal

Os Programas Especiais e As Crianças

A igreja sempre espera que as suas crianças dirijam ou participem de Programas Especiais comemorativos de datas do calendário religioso eclesiástico ou social. As pessoas que trabalham com as crianças devem estar atentas para que estas oportunidades sejam educativas e contribuam para o seu crescimento. Não é desejável que estes programas sirvam para desenvolver sentimentos negativos de inferioridade em uns - os mais tímidos que participam menos - e vaidade e orgulho nos que são mais solicitados e aparecem mais. 

Alguns aspectos da realização destas comemorações que devem ser lembrados e considerados: 


1. Evitar que as crianças sintam-se “artistas” representando em shows. Por isso elas devem conhecer o objetivo do programa, o que se pretende passar e também ter a oportunidade de oferecer sugestões; 



2. O programa deve ter um tema (título) para nortear a sua organização; 



3. Se o programa for realizado no culto, não podemos colocar a pátria, a ED, a mãe, pai, criança, professor, etc., no lugar de Deus, como o centro de tudo que for feito. O CULTO É A DEUS; 



4. As datas religiosas (do Calendário Cristão) devem ser fiéis a sua mensagem bíblica. Não é aconselhável usar símbolos comerciais e sociais cujo sentido, geralmente, se misturam na mente das crianças e não raro, ofuscam o verdadeiro sentido da celebração. Por exemplo, Papai Noel e presentes no Natal e Coelhinho e ovos de chocolate na Páscoa. Já ouvi de crianças, na igreja, que o Papai Noel trouxe Jesus para a manjedoura e que Páscoa é quando o Coelhinho tira Jesus da cruz... 



5. Espera-se que os Programas Especiais comemorando datas religiosas sejam oportunidades para as crianças compartilharem com os pais e outros adultos a mensagem que aprenderam na Escola Dominical sobre o assunto. 



PREPARAÇÃO 



Escolhido o tema, a data, horário, trabalhar o assunto com as crianças, esclarecer o objetivo e organizar o que vão fazer, ouvindo suas opiniões (que cântico podemos usar? Como acham que ficará melhor contar a alegria da Páscoa? etc.); 



Preparar tudo o que for necessário ( coisas que precisará usar: cartazes, símbolos, cópias de leituras e hinos, etc.) com antecedência;
Só usar recursos(poesias, dramatizações, teatro, leituras, textos bíblicos e outros) que estão dentro do conhecimento e da experiência da criança. Fazer uma criança pequenina de boa memória, decorar poesias que falam de experiência religiosa (e outras) de adultos, não contribuirá em nada para sua educação religiosa; 



Usar mais a participação em grupo do que a individual. Envolver todas as crianças, evitar “estrelismos” e competição;
Não permitir a participação das crianças em alguma coisa na qual elas não se sintam seguras (não saber bem o cântico, não ter decorado bem). Ficarão encabuladas, frustradas, não fazendo bem feito o que teriam de fazer e ainda experimentar o “sorriso” complacente dos adultos;
Às vezes, apesar de todo cuidado anterior, o cântico, a leitura, a dramatização não saiu bonito, como esperado. Não é um desastre! Nada de “broncas” e acusações... 



Há crianças que, na última hora, não querem participar. Não force ou demonstre exagerado desapontamento. Nem faça ameaças: não convido mais você para fazer nada! Mas estimule: fica para outra vez... você gostará de participar. É sempre bom que outras crianças saibam a parte de mais destaque da apresentação e ninguém fará tanta falta.



NO DIA 



- Ter tudo pronto para evitar correrias de última hora;
- Pessoas adultas dirigindo e ajudando devem estar calmas;
- Evitar “ensaios” de última hora nervosos e irritadiços;
- Recordar com as crianças reunidas a finalidade do que vão fazer. Orar pedindo a orientação de Deus e
- Desenvolver um clima de confiança e bom humor.



DEPOIS 



- Nada de avaliações exigentes. São crianças, lembre-se!
- Mostrar apreciação e contentamento pelo que fizeram e 
- Mais tarde, com calma, as crianças são levadas a avaliar o programa: não se erraram ou não, os cânticos e as falas, mas como foi o seu comportamento e suas atitudes.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 


Seria tão bom se as igrejas conseguissem aprender que as crianças participam de programas especiais não para se mostrarem para os adultos, para exibir a competência das(os) professoras(es), ou para fazer “bonito, mas para louvarem a Deus juntos, dentro da sua experiência e compartilharem as mensagens do amor de Deus que estão aprendendo... 



O número exagerado de fotógrafos e filmadores, na igreja, quando as crianças fazem qualquer coisa, é inaceitável. O culto se transforma em estúdio de gravações, as crianças em artistas e todos em assistentes e não, como devem ser, participantes. 



Com certeza, aparecerão alternativas educadoras: fotografar e filmar antes e depois do culto; determinar apenas uma pessoa para registrar (fotografando ou filmando). 



Ajuda bastante, quando a pessoa que dirige, explica para todos a finalidade da participação das crianças e convida todos a se unirem a elas na assimilação da mensagem, nas orações, etc.



Fonte: http://criancas.metodista.org.br/adulto ... tas_02.htm
Fonte2: Tia Keller - Professores na EBD 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)