Pular para o conteúdo principal

Os Frutos do Espirito - Ensinando as crianças sua importância

Deciidi postar este tema aqui no blog, porque me foi solicitado por e-mail, não tinha tanta pressa em colocar este assunto aqui sem poder elaborar algo bem feito e que possa realmente transmitir o significado dos Frutos do Espírito, dada em uma aula de EBD. Isso, faria mais pra frente, mas para atender ao pedido que foi feito, segue abaixo alguns assuntos sobre Frutos do Espírito que achei na internet.

.



Os Frutos do Espirito
O Espírito Santo é a água Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir Seus frutos. Quais são estes frutos?
Os frutos do Espírito Santo são: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade, a brandura e a temperança..

Vamos conhecê-los um pouco mais?

Caridade

Caridade: é o próprio amor. "O amor é paciente, é bondoso. não tem inveja, não é orgulhoso. não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor..." (I Cr 13, 4-5ss).

Alegria

Alegria: é verdadeira e não passageira. "A vossa tristeza se há de tornar em alegria" (Jo 16, 20b).

Paz

Paz: que só Jesus pode oferecer: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá."(Jo 14, 27ss).

paciência

paciência: é uma conseqüência do fruto da paz e tem íntima ligação com a Fé, a alegria e a paz.

Afabilidade

Afabilidade: ou gentileza, é o fruto do Espírito Santo com o qual ajudamos nossos irmãos, como o bom samaritano.

Bondade

Bondade: "Comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é a bondade..." (Ef 5, 9ss).

Fé: "Tende Fé em Deus. Em verdade vos declaro. Todo o que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar em seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre" (Mc 11, 22-23).

Brandura

Brandura: também chamada mansidão: "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra" (Mt 5, 5).

Temperança

Temperança: é o equilíbrio que recebemos do Espírito Santo para evitarmos exageros e agirmos de acordo com a Vontade de Deus.

Como possuir estes frutos?

Estes frutos só se desenvolvem em nosso coração quando não colocamos obstáculos para que isso aconteça. Caso contrário, eles se tornam verdadeiras "pragas", capazes de destruir nossa "árvore". Essas "pragas" são nossos medos, ressentimentos, amarguras, rejeições, falta de perdão, mágoas, etc.
Se deixamos que estas "pragas" tomem conta de nossa vida e de nosso coração, colheremos outros tipos de fruto. Os frutos da carne: "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes" (cf. Gl 5, 19). Podemos escolher quais destes frutos queremos colher em nossa vida: os frutos do Espírito Santo ou os frutos da carne!


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas sugestões para mesas, painéis, atividades, peças, etc.

1. Espirito Santo um presente de Deus!

ARCA: PASCOLAINO, NOELI

PASCOALINO entra na arca e encontra Vovó Noeli
NOELI: Vem, vem, vem...Espírito Santo...transforma minha vida...
PASCOAL:  Quem a senhora ta chamando aí vovó Noeli?!
NOELI: eu?! Chamando?? Não estou chamando ninguém não, Pascoalino, eu estava cantando...
PASCOAL: Estava sim, escutei a senhora dizendo:  vem Espírito Santo...quem é esse?!
NOELI: kkkk...Pascoalino! estava cantando pedindo o Espírito Santo...
PASCOALINO PENSATIVO: Não to gostando desse negocio não...Espirito lembra fantasma e fantasma meu pai já me ensinou que não existe e não é de Deus...
NOELI – E seu pai esta certíssimo...Mas o Espírito Santo não tem nada a ver com fantasma... é o um lindo presente que Jesus nos deu  em Pentecostes...
Pascoalino – Deu onde?
Noeli – Em Pentecostes...
Pascoalino – Mas eu não recebi nada não...com quem ele deixou?!
Noeli rindo -  Deixou para todo mundo... Sabe nós o recebemos quando somos batizados e também no sacramento do Crisma ...
Pascoalino – Mas então porque a senhora estava pedindo para ele vir de novo? Ele foi embora?
Noeli – Não não...rsrsr Ele não vai embora ele mora no nosso coração desde que fomos batizados.
Pascolino – E por que então a senhora estava chamando por Ele?
Noeli – Por que é preciso...para tudo o que fazemos... Vc sabia que é Ele quem santifica tudo o que      fazemos? E  com a sua ajuda  tudo fica mais fácil?
Pascoalino – AH!!! Legal!!! Gostei...
Noeli – Mas me diga o que vc veio fazer aqui assim tão cedo?
Pascoalino – Queria ver ser o Zeca estava aqui para me dar umas dicas de como conseguir marcar          um gols...mas não será mais preciso...
Noeli – Por que? Não vai mais jogar?
Pascoalino – Claro que vou... mas com a ajuda do Espírito Santo vou é ser o artilheiro do campeonato... (sai feliz e cantando) Vem vem vem Espírito Santo ...
Noeli – Essas crianças...!!! Entendem tudo rapidinho...


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Frutos do Espírito Santo


No domingo, 15/08, começaremos a falar nas EBIs sobre os frutos do Espírito Santo. Prepare 9 caixas bem decoradas, cada uma delas para cada fruto do Espírito Santo. Veja um exemplo da caixa de oração:

Vamos levar as crianças a fazerem um pedido de oração a cada dia e colocar na caixa, para que aquele fruto do Espírito Santo se manifeste em sua vida.

Segue a abaixo os dias e os frutos que estaremos falando nas EBIs:

Domingo – 15/08 – Fruto do Espírito Santo: Amor
Segunda – 16/08 
– Fruto do Espírito Santo: Paz
Quarta – 18/08 – Fruto do Espírito Santo: Alegria
Sexta – 20/08 – Fruto do Espírito Santo: Mansidão
Domingo – 22/08 – Fruto do Espírito Santo: Longanimidade
Segunda – 23/08 – Fruto do Espírito Santo: Benignidade
Quarta – 25/08 – Fruto do Espírito Santo: Bondade
Sexta – 27/08 – Fruto do Espírito Santo: Fidelidade
Domingo – 29/08 – Fruto do Espírito Santo: Domínio próprio

Abaixo estão a sua disposição imagens dos frutos do Espírito Santo.

Fonte: EBI Japão

--------------------------------------------------------------------------------------------------------






















Como assim verdadeira páscoa?
Sim, o verdadeiro significado da Páscoa está no ensinamento Bíblico, onde encontramos a história que fala sobre a libertação do povo hebreu. Nos dias atuais,
nosso Senhor Jesus Cristo continua Libertando
através da fé aqueles que O aceita como seu Salvador.


































Por tudo isto as sugestões envolvem:
- Uma mesa com os símbolos da Páscoa;

- Desenhos e explicações sobre a libertação e o êxodo do povo de Deus. 

Este aqui abaixo pode servir pra
 fazer um marca página... um lembrancinha.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O Fruto do Espírito Santo

O agricultor só colhe os frutinhos daquilo que ele planta. Se plantar videiras, colherádeliciosas uvas, se plantar bananeiras, colherá bananas. O fruto especial que o Espírito Santo produz também é assim.Depende do que nós plantamos com Deus. Se formos obedientes à Sua Palavra e fizermos tudo direitinho, colheremos coisas boas.

Se formos desobedientes ao papai, à mamãe, às autoridades e tivermos sentimentos e atitudes ruins como: raiva, ciúmes dos coleguinhas, falar mentiras, etc., colheremos frutos ruins.
Sabe qual é o fruto que o Espírito Santo produz? ele é bem diferente das frutinhas que comemos. Ele é: amor, alegria, paz, paciência, generosidade,bondade, fifelidade, masidão e domínio próprio. Viram só como eles são especiais!

E só existe uma maneira de produzirmos esse frutos. sabe como? estando grudadinhos no Senhor jesus, Fazendo tudo o que a bíbia nos ensina. Como o pezinho de uva e seus raminhos. Quando um raminho se quebra ele seca, deixa de produzir frutos. Quando nos afastamos de jesus, deixamos de amar, de ter paz, paciência, de sermos generosos, bondosos com as pessoas e passamos a nos irritar facilmente. 

Versículo Tema:
"Quem permanece em mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto..."

João 15:5









Por enquanto é só pessoal. Espero que aproveite o conteúdo exposto aqui.

Um grande abraço!!!
5 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Cantora Vaninha ex-Pingo de Gente

OBSERVAÇÃO: A TODOS QUE VISITAM ESTE BLOG, E AOS QUE SEMPRE LEÊM ESSE POST, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTE É APENAS UM POST A RESPEITO DA CANTORA VANINHA, E NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO DIRETA COM A MESMA.
CASO PRECISE CONTACTAR OU FALAR ALGO PARA ELA, ACESSE O SEU PERFIL QUE ESTÁ DESTACADO NOS LINKS EM AZUL. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA!
__________________________________________________________________
Vou começar a seção do você se lembra, com esta cantora abençoada, que durante os anos 80 fez diferença com sua voz e louvores que ensinaram muitas crianças, assim como eu na época, a terem um encontro real com Jesus.
Você se lembra destes louvores?
"... Meu barco é pequeno, e grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém.."
"...Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi... Eu canto, eu canto, eu canto como Davi..."
"...Serei fiel ao meu Jesus, serei fiel..."
"...Sou muito rico, sou milionário, eu ten…