10/05/2011

Carteiro

Objetivo: Ensinar os números de forma lúdica e criativa.


Material:
- cartolina;
- papel camurça;
- tesoura;
- cola;
- caneta hidrocor.


Montagem:
Faça casinhas com a cartolina, conforme o número de alunos.
Faça os números de papel camurça e cole no telhado da casa.
Faça os envelopes de modo que eles encaixem no espaço reservado para ele. Coloque o número no envelope com a caneta hidrocor e coloque-o na casinha.
Cole as casinhas nas mesas dos alunos e vire as mesas uma de frente para outra colocando os números pares de um lado e os ímpares de outro.
Desenvolvimento:
Converse com seus alunos sobre a disposição das casas na rua, se possível, leve eles até a rua e mostre que as casas tem números diferentes.
Em seguida, fale sobre o carteiro, de como ele acha a casa certa para entregar as cartas, etc.
Entregue para cada uma das crianças papel sulfite e um envelope (diferente do número da casa que está em sua mesa). Explique que eles irão brincar de carteiro e que cada um tem que fazer uma carta (que será um desenho) para o amigo que tem o número que está no envelope, ou seja, ele olhará o número no envelope e procurará o amigo que tem aquele número na casinha, mas não poderá dizer que pegou ele.
Quando terminarem, peça para que coloquem o papel no envelope e escolha um aluno, que será o carteiro, para colocar as cartas na casinha.
Brinque com eles no mínimo uma vez por semana, sempre mudando o carteiro. Ao final de cada brincadeira, veja os números com eles e dê uma folha de atividades que contenha os números para pintar, para contornar, etc.


Fonte: Turminha Querubim
Share:
Postar um comentário