Disgrafia - O que é e como saber reconhecê-la.

É uma perturbação que afeta a qualidade da escrita em relação ao traçado e a grafia. A disgrafia só pode ser diagnosticada depois dos seis anos, após a criança ter entrado na escola e adquirido a linguagem escrita.

As causas podem ser orgânicas (problemas no desenvolvimento da lateralidade, motricidade e equilíbrio), emocionais (personalidade ou meio onde vive) e pedagógicas (metodologias de ensino que contribuem).

A criança que tem disgrafia apresenta dificuldade em escrever, em segurar um lápis, e se observarmos o caderno dela veremos que os textos têm a mesma aparência, com letras muito grandes, inclinação acentuada, espaços irregulares entre as palavras, com caligrafia irregular e ilegível.

Ao suspeitar que uma criança tenha disgrafia, procure um profissional qualificado como psicólogo ou psicopedagogo e peça uma avaliação. Você também pode ajudar trabalhando com a motricidade fina (recortes, colagens, picotagens, etc.) ou com a orientação visual espacial (labirintos, jogos de simetria e de diferenças). 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.