21/05/2011

O Professor Sábio

Conta-se a história de três pessoas que viajavam no mesmo avião - um programador de computadores, um jovem escoteiro, e um pastor. 
Em pleno vôo, a voz do piloto quebrou o silêncio dizendo que o avião estava caindo. Infelizmente, só havia três pára-quedas para quatro pessoas. Foi então que o piloto saiu da cabina, pegou o primeiro pára-quedas e disse: "Tenho uma esposa e três crianças pequenas em casa, e eles precisam de mim", e pulou do avião. 
Logo em seguida o programador de computadores declarou: "Sou a pessoa mais inteligente do mundo, e eles precisam de mim!" Pegou o outro pára-quedas e também pulou. Isso deixou somente o jovem escoteiro e o pastor. Foi então que o pastor com a voz trêmula mas resoluta, disse para o jovem: "Filho, tenho tido uma vida boa, e sei para onde vou. Pega você o último pára-quedas, e eu vou descer com o avião". O jovem escoteiro olhou para o pastor e respondeu: "Não se preocupe, pastor, o homem mais inteligente do mundo pulou com a minha mochila nas costas".

Essa história ilustra a diferença entre conhecimento e sabedoria. Conhecimento de fatos, nem sempre, implica saber usá-los na vida real. Por isso, há muita diferença entre ser um professor que tem informação, e um professor que consegue comunicar esse conteúdo pelo próprio caráter e pelo ensino criativo.

Quais as qualidades que distinguem um professor "conhecedor" e um professor "sábio"? É interessante notar que a Bíblia faz essa distinção com palavras surpreendentemente atuais, nos ensina que o professor sábio preocupa-se com a comunicação criativa de um conteúdo que transforma o caráter.

Muitos anos atrás, o autor do livro de Eclesiastes, chamado "O Professor" na Bíblia, exemplificava as três qualidades essenciais a todos que presumem ensinar aos outros:

"Mas porque era sábio, o Professor continuou ensinando aquilo que sabia a outras pessoas; ele reuniu muitos provérbios e ditados. Além de ser sábio, o professor sabia ensinar; além de ensinar o que sabia, ele fazia isso de um modo agradável e interessante. As palavras do homem sábio nos forçam a tomar uma atitude. Elas explicam claramente verdades muito importantes. Os alunos que aprendem bem o que os professores ensinaram serão sábios" (Eclesiastes 12:9-11, A Bíblia Viva).

Podemos resumir essas qualidades assim:
1 - Conteúdo
2 - Comunicação Criativa
3 - Caráter condizente

Resumindo, o professor sábio comunica com criatividade, por meio do caráter, não se preocupa apenas com o conteúdo, mas com o indivíduo e seu interesse pode impactar vidas.


Fonte: "101 Idéias Criativas para Professores" de David Merkh e Paulo França - Editora Hagnos 
Share:
Postar um comentário