Pular para o conteúdo principal

Uma Educação Física Diferente

No passado, a Educação Física foi vista como meio de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou buscar novos talentos esportivos para representar a pátria internacionalmente. Hoje, ela é um componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, mostrando-se fundamental pro desenvolvimento infantil, especialmente ao integrar-se com outras disciplinas do ensino básico.
Quando bem trabalhada, a Educação Física pode ser muito mais que uma aula de brincar de bola. Ela pode mobilizar aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade. Com sua prática, estimula-se que as crianças sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação e ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde, beleza e estética.

Isso tudo acontece mais facilmente quando as aulas de Educação Física não se limitam às quadras esportivas, mas começam a fazer parte do cotidiano e da realidade da criança. Algumas pequenas ações dos educadores podem fazer grande diferença nesse sentido!
Não só praticar o esporte mas, em sala de aula, os alunos podem fazer redações sobre as situações vividas nas quadras. Falando de suas experiências, eles produzem textos mais vivos e ricos e se auto-conscientizam da importância das atividades físicas.
Em casa, as tarefas continuam. As crianças podem pesquisam brincadeiras, danças e jogos que os pais e avós praticavam quando pequenos. Anotar tudo e, na aula seguinte, apresentar as descobertas para a turma é uma forma de gerar curiosidade e interesse pelo tema.
Intercalar atividades que enfatizam competição de equipes, e cooperação de todos também auxiliam a desenvolver o espírito esportivo.
Com dicas como estas, e outras que o educador pode criar, as atividades físicas se tornam mais solidárias e prazerosas para os pequeninos.

Extraído e adaptado de www.novaescola.abril.com.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.

Olá, mais uma vez estou aqui. Lembram que prometi a vocês que iria postar materiais de ensino? Bem, hoje vou postar em fotos, personagens para histórias bíblicas que você pode criar com um único molde, basta usar a criatividade. Eu achei este molde na internet, e decidi apostar nele. Os detalhes, como roupas eu mesma elaborei, baseada no corpinho do próprio molde. Você verá a sequência que irei expor aqui, e espero eu que você possa entender, porque está muito fácil. Você pode utilizar o mesmo molde para fazer diversos personagens de histórias bíblicas, se quiser. Vamos lá então ver como ficou???


Postando o molde do boneco. Só não deu pra postar os demais, porque foram feitos baseados no corpo do boneco. Use a criatividade. Vamos lá!? (07/05/2015)