Uma Educação Física Diferente

No passado, a Educação Física foi vista como meio de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou buscar novos talentos esportivos para representar a pátria internacionalmente. Hoje, ela é um componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, mostrando-se fundamental pro desenvolvimento infantil, especialmente ao integrar-se com outras disciplinas do ensino básico.
Quando bem trabalhada, a Educação Física pode ser muito mais que uma aula de brincar de bola. Ela pode mobilizar aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade. Com sua prática, estimula-se que as crianças sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação e ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde, beleza e estética.

Isso tudo acontece mais facilmente quando as aulas de Educação Física não se limitam às quadras esportivas, mas começam a fazer parte do cotidiano e da realidade da criança. Algumas pequenas ações dos educadores podem fazer grande diferença nesse sentido!
Não só praticar o esporte mas, em sala de aula, os alunos podem fazer redações sobre as situações vividas nas quadras. Falando de suas experiências, eles produzem textos mais vivos e ricos e se auto-conscientizam da importância das atividades físicas.
Em casa, as tarefas continuam. As crianças podem pesquisam brincadeiras, danças e jogos que os pais e avós praticavam quando pequenos. Anotar tudo e, na aula seguinte, apresentar as descobertas para a turma é uma forma de gerar curiosidade e interesse pelo tema.
Intercalar atividades que enfatizam competição de equipes, e cooperação de todos também auxiliam a desenvolver o espírito esportivo.
Com dicas como estas, e outras que o educador pode criar, as atividades físicas se tornam mais solidárias e prazerosas para os pequeninos.

Extraído e adaptado de www.novaescola.abril.com.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.