05/09/2011

Diversão Saudável - Cuidando das crianças


Dicas para uma diversão saudável

Veja algumas dicas para suas férias ou passeio serem um SUCESSO ! 

HIDRATAÇÃO: 
Que legal! É tempo de acordar mais tarde, brincar, correr, pular, andar de bicicleta, patins, skate... Ufa! Essas brincadeiras requerem muita energia, por isso não podemos nos esquecer de tomar bastante líquido, várias vezes ao dia: Água filtrada, Sucos de frutas e Chás. Sabe por quê?
 
Quanto maior o esforço, maior será a quantidade de água que o nosso organismo precisará e brincar exige muito do nosso corpo!

A falta de água provoca desidratação, então o organismo começa a sentir uma sensação de mal-estar. Aí é preciso reidratar, tomar soro caseiro a cada 15 minutos, até se hidratar novamente.
 
Soro Caseiro - Um copo d’água com uma pitada de sal e outra de açúcar. Fica parecendo gosto de lágrima!

ALIMENTAÇÃO:
Devemos comer frutas e tomar muito líquido, mais ou menos 2 litros por dia, pode ser água, suco ou água de coco.
As frutas e legumes deixam a pele mais protegida contra os raios solares.

Aqui vão algumas dicas:
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Couve, espinafre, folhas de mostarda, brócolis, tomate, cenoura, abóbora e abobrinha.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e mamão.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Sucos naturais ricos em vitamina C


VESTUÁRIO:
Use roupas de tecidos mais finos como os de algodão, roupas folgadas para facilitar a transpiração.

Evite tecido sintético.

Não fique com o maiô molhado, porque isto provoca micoses da pele.


PRAIA, PISCINA E CACHOEIRA:
Viva! Que legal! Você vai se divertir!
 
Observe algumas dicas importantes para que seu passeio não seja frustrado:
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Antes de encarar um dia de praia nada melhor do que um lanche caprichado, pois entrar no mar de barriga vazia, não pode! Barriga cheia demais, também não! Lembre-se que se alimentar bem, não significa comer demais!
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif O mar é muito perigoso, por isso não entre sozinho, esteja sempre acompanhado de outra pessoa, mesmo que você seja um bom nadador.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Antes de entrar no mar, observe como estão as ondas, elas podem estar muito bravas! Neste caso é melhor descobrir novas brincadeiras na areia, afinal o mar é uma força da natureza que deve ser respeitada.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Para “pular de ponta”, procure saber a profundidade da água. Se o lugar for muito raso e a água não chegar até ao seu pescoço, nada de mergulhar de ponta! Também evite saltos de lugares altos, pois quanto mais alto você subir para mergulhar, maior será o seu impacto e a profundidade que você vai atingir na água.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif O protetor solar não pode faltar! Passe em todo corpo (não se esqueça do rosto), pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Mesmo se o tempo estiver nublado, use o protetor, pois aqueles raios solares que você não vê continuam agindo sobre a sua pele. Observe o Fator de Proteção Solar (FPS); ele deve ser usado de acordo com o seu tom de pele, para dar o resultado de proteção ideal. O filtro solar protegerá sua pele contra os raios do sol, como se fosse um escudo. Reaplicar o filtro a cada 2 horas. Vale lembrar que chapéus e bonés ajudam a proteger o nariz, as orelhas, os lábios e o couro cabeludo.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Aproveite bem seus passeios, evite uma insolação, o sol forte pode queimar sua pele e até provocar câncer. Os melhores horários para ficar no sol são de manhã e no final da tarde, devemos evitar o sol entre 10 e 16 horas.
 
ATENÇÃO: as crianças pequenas devem usar bóias e coletes salva-vidas.


DICAS PARA ACAMPAR: 
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif À noite costuma ser muito fria. Leve cobertor e agasalhos.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Planeje e organize bem a sua mochila com todas as coisas que você poderá precisar. O celular não pega em todos os lugares, principalmente em lugares mais afastados, então não adianta querer ligar para mamãe.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Cuidado com carrapatos. Fique atento às “pintinhas” escuras que aparecem de repente em sua pele... podem ser carrapatos.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Leve lanternas para o passeio à noite.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif O repelente é indispensável por causa dos pernilongos.
 


VALE A PENA LEMBRAR:
Nosso Deus nos fez inteligentes, portando não devemos dar bobeira:

http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Decore o seu telefone, endereço e o nome de seus pais, nunca se afaste deles nos passeios.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Se por acaso você se perder na praia, no shopping ou algum outro lugar, procure um guarda e peça ajuda a ele. Não apavore, pois se você começar a chorar e ficar correndo sem direção, você poderá se afastar mais ainda!
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Combine com o papai e a mamãe um lugar onde vocês podem se reencontrar, caso você se perca.
http://www.montesiao.pro.br/images/list_bg.gif Não dê atenção para estranhos e nem aceite doces ou presentes sem a permissão dos seus pais.


Fonte: Monte Sião
Share:
Postar um comentário