23/09/2011

, , ,

Todo líder de EBD e Célula tem que ler

Nossa, fim de semana, e hoje ainda é sexta, aqui são exatamente 21:27hs, e estava dando umas olhadinhas no meu perfil do facebook., e de repente, lembrei que tinha que postar alguma coisa hoje no blog. Pensem numa pessoa sem idéias no momento. Daí, lembrei-me que ontem estava conversando com minha amiga Betty, sobre uma pequena palestra que irei dar na Igreja que ela frequenta no domingo (25.09.11), para as professores de Departamento Infantil. E um dos assuntos que lembrei e gostaria de ressaltar aqui no blog, é algo que acho muito importante e interessante.
Não sei se comentei aqui no blog que eu havia assinado umas revistas da Editora Abril, a NOVA ESCOLA e a GESTÃO ESCOLAR. Bem, eu conversando com minha amiga, ressaltei a importância de nós cristãos tirarmos proveitos de algumas coisas que hoje ditamos como sendo "seculares", para implantarmos na educação cristã das nossas crianças, na EBD que fazemos todos os domingos, e também para as reuniões de célula. E é isso que irei propor neste post a você, e gostaria que vocês não levassem para o secularismo, e sim para a forma de abordagem educacional que o assunto irá mostrar.

Recebi estas revistas este mês (a Nova Escola veio 3 vezes rsrs)...

Bem, desde o início do ano estou assinando as revistas que falei acima, e tenho tirado bastante proveito de tudo o que tenho lido nelas. Sabemos que muitas de nós que trabalhamos com crianças e adolescentes em nossas igrejas, não temos formação pedagógica para ensinar, o que seria necessário em toda rede de educação, seja ela cristã ou não. Hoje em dia para ser professor(a) tem que ter formação universitária, principalmente nas áreas de Pedagogia e Psicologia (Clique nos links e veja no Wikipédia o significado).
Ocorre que muitos dos professores de EBD e Líderes de Células que levantamos para trabalhar no Ministério Infantil, não estão preparados para ensinar e muito menos lidar com situações de conflito em sala de aula na Igreja. E acontece que muitos ao chegarem na Igreja e ao irem para as suas classes,  chegam frustrados, sem noção do que apresentar para as crianças e adolescentes, muitas vezes, sem o material necessário, por conta de situações pertinentes a finanças ou porque não se preparou para estar ali.
O que quero dizer com isso, querido irmão e querida irmã, não é que você seja incapaz de fazer a diferença nas suas aulas de EBD, mas que você precisa atualizar o seu caderno cerebral, utilizando os métodos de ensino que existem no mercado secular. Já que você não tem possibilidade de fazer uma faculdade, existem cursos livres que são oferecidos justamente para educadores, pessoas que trabalham com ensino. Até mesmo as faculdades de Pedagogia tem um determinado momento de trabalhar com oficinas de Ensino para aqueles que estiverem interessados, algumas igrejas também tem oferecido cursos diversos para quem trabalha com educação infanto-juvenil nas igrejas, e isso é muito bom que você tenha vontade de correr atrás e fazer. Não coloque dificuldades a sua frente, não se limite apenas a fazer o que lhe mandaram, mas faça muito mais do que os outros possam esperar, porque nossa recompensa não vem dos homens, mas vem de Deus. E tenho certeza, confiante na Palavra de Deus, que o seu esforço e dedicação não será em vão, se houver investimento de sua parte nessa obra, e principalmente em você.
Procure assinar revistas que falam sobre educação infantil, revistas de artesanato tem aos montes por aí, a internet hoje está a nosso favor, porque podemos encontrar diversos assuntos e materiais para trabalharmos com nossas crianças na igreja. Não espere nada de seu líder, não espere nada de seu pastor, não espere nada de ninguém, vá em frente e busque realizar coisas possíveis, para assim alcançar as impossíveis. Tome a iniciativa e seja autêntica(o), porque você é capaz de vencer toda dificuldade que aparecer. Se hoje eu sei muita coisa, se hoje eu conheço muita coisa, é porque corri atrás, e não tive preguiça para ler livro por livro, revista por revista, site por site. Tenho aprendido muito com a Revista NOVA ESCOLA e a GESTÃO ESCOLAR, porque fala bastante sobre como dar uma aula dinâmica, como implantar trabalhar em equipe, como organizar a administração de uma escola, e isso pra mim tem sido proveitoso e não abro mão. Pago todo mês R$ 27, 90 para ter um pouquinho desse conhecimento. Já estou querendo assinar outras revistas como a COLEÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL e PROFESSOR SASSÁ da Editora Minuano, por conterem assuntos e temas que posso colocar em meu trabalho com as crianças, viabilizando para o ensino cristão na EBD e nas Células.
Minha biblioteca de quarto é a mais diversificada que tenho, e minhas amigas amam ler meus livros, pois tem muito assunto relacionado a educação, desde a familiar até a escolar, e isso é bom porque posso compartilhar com elas o que eu tenho. Tenho livros de histórias infantis, bíblias infantis, livros para reflexão, livros de história, português, matemática, tenho até o livro da Jo Frost a Super Nanny dos EUA, que inspirou a nossa Cris Poly aqui no Brasil, e que também tenho livros dela, rsrsrs. 
Desde que comecei a lidar com crianças e adolescentes, meu interesse por leitura que já era grande aumentou gradativamente, e a compulsividade por livros também, todo livro que acho interessante ler, eu compro. Meu último livro que comprei mês passado foi o COMO CONQUISTAR PESSOAS, e tem muita dica legal nesse livro, e sabem o que fiz, tratei de pegar as idéias e implantar com as crianças, porque tem criança e adolescente, que é difícil de conquistar, e se você não tiver estratégia, jamais conseguirá a atenção dela.

O título sugestivo deste post é TODO LÍDER DE EBD E CÉLULA TEM QUE LER, é justamente para alertar você, e te dar um upgrade de que não é só entrar em sala de aula na EBD e levar historinhas e desenhos para as crianças. Devemos levar dinamismo, alegria, criatividade e muito conhecimento. Eu sempre comento um versículo da palavra de Deus que fala assim: O meu povo perece por falta de conhecimento (Os 4.6). Além da falta de conhecimento da própria Palavra, nós cristãos, perecemos por não querer conhecer outras coisas e saber sobre elas e assim poder comentar, discutir e ter opinião sobre determinado assunto. Para que ninguém venha falar conosco um assunto do qual nos desconhecemos, porque nunca quisemos conhecer ou aprender sobre ele. Daí, você tira suas próprias conclusões sobre isso. Não quero te forçar a nada, você é quem decide o que vai buscar para sua vida e seu ministério. Saiba discernir entre o que é bom e correto, e afaste aquilo que contamina.


Lembre-se, a missão dos Pais é: 

1) DEVERES PRINCIPAIS

A) Ensinar a Palavra
 - Dt 6.7 “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.”  mais: Dt 6.20; 21.19

B) Treinar - Pv 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Mais: Is 38.19; Lm 2.19

C) Prover - 2Co 12.14 “... Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.”

D) Criar - Ef 6.4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Mais: Cl 3.21

E) Controlar - 1Tm 3.4,12 “E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”

2) OUTROS DEVERES

A) Amar -
 Tt 2.4 “a fim de instruírem... a amarem ao marido e a seus filhos.”

B) Levá-los a Cristo - Mt 19.13,14 “Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse.”

C) Treiná-los para Deus - Pv 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Mais: Ef 6.4

D) Falar-lhes sobre os juízos de Deus - Jl 1.3 “Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.”

E) Falar-lhes sobre os grandes feitos de Deus - Sl 78.4 “Não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” Mais: Ex 10.2

F) Ordenar-lhes que obedeçam a Deus - Dt 32.46 “disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.” Mais: 1Cr 28.9

G) Abençoá-los - Gn 48.15 “E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou durante a minha vida até este dia.” Mais: Hb 11.20

H) Apiedar-se - Sl 103.13 “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.”

I) Governá-los - 1Tm 3.4,12 “E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito.”

J) Corrigi-los – PV 23.13 “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.” Mais: Pv 13.24, 19.18, 29.17; Hb 12.7

L) Não Provocá-los - Ef 6.4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Mais: Cl 3.21

E a sua missão líder de Célula, professor de EBD, Superintendente de EBD, é FAZER COM QUE TODAS ESSAS RESPONSABILIDADES sejam IMPUTADAS as crianças por meio do ENSINO DA PALAVRA DE DEUS, e que seja feita com QUALIDADE, CRIATIVIDADE e MUITA ORAÇÃO E JEJUM.

Você é o canal de bençãos que Deus escolheu para o seu ministério, então, não se limite avance e deixe o que ficou para trás, busque o alvo que é CRISTO JESUS nosso SENHOR e SALVADOR, o qual ansiamos por estar com ele todos os dias, no qual esperamos ansiosamente pela sua GRANDE VINDA.

Que o Senhor nosso Deus te abençoe e te dê forças, e capacite mais e mais para este ministério o qual você pertence hoje! Fique na Paz!

Share:
Postar um comentário