Conhecendo o plano de Deus para mim


Estudo de Célula para Crianças n° 001

Recepção: Receba com alegria seus discípulos, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos. Ore e abençoe cada um dos presentes, suas famílias e pelos que faltaram. Durante a oração da cadeira vazia peça que cada um cite o nome de um(a) amigo(a) que gostaria de ver sentado neste lugar na próxima semana.

Quebra gelo: Primeiro chamei as crianças para ir lá fora e contemplarem toda Obra de Deus, deixei que elas falassem sobre tudo que virem na natureza (montes, nuvens, sol, árvores, pássaros, etc), depois em conversa informal conforme propõe o texto, falei sobre quem havia criado todas estas coisas, (Deus).
Você já parou para olhar o céu azul, o brilho e a luz do sol, a lua branca, linda, na noite escura, as estrelas que brilham na escuridão? Já olhou a grande variedade de animais, flores e frutos que existem na Terra? Você já se perguntou como um bebê tão pequeno ao sair da barriga da mãe, se transforma em um homem adulto? Quem criou todas essas maravilhas? Como? Quando?
Mas como e quando? ai ficou difícil, né, mas a resposta está em um lugar... neste momento introduzi uma dinâmica para descontrair e animar.

Dinâmica: Escondi em um lugar um pedaço de papel com a referencia Bíblica, escrita em letras bem grandes... GENESIS 1. E depois preparei dicas para me referir a este local e ia indicando as dicas de tempos em tempos e dando oportunidade de eles procurarem em todos os cantos... foi uma correria só! Adoro isso, criança feliz pra todo lado, como sede das coisas do Senhor!
Exemplo: eu escondi num chaveiro grande que era um cachorrinho cor de rosa, que tinha seu corpo em forma de mola. As dicas foram: 1- uma mola...só mostrei e não disse nada   2- o que, o que é... vermelho misturado com branco?   3- Cuidado que pode morder... o que pode ser?

Como as crianças conhecem os brinquedos do local, foi só juntar as partes das dicas e acharam logo.

Texto-base:  Bom, ai fomos para a Bíblia, em Genesis 1 e eu disse: Gênesis 1 tem a resposta: Por seis vezes vamos encontrar a frase: "E disse Deus". Vamos ver na Bíblia?
Distribui os versículos pelos maiores, que já sabem ler e fomos fazendo pequenos comentários a cada leitura:

Gênesis 1:3 - "E disse Deus: Haja luz, e houve luz."
Gênesis 1:6 - "E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e houve separação entre águas e águas."
Gênesis 1:9 - "E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar e apareça a porção seca."
Gênesis 1:11 - "E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra."
Gênesis 1:14 - "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite."
Gênesis 1:20 - "E disse Deus: Produzam as águas abundantemente seres de alma vivente; e voem as aves sobre o firmamento dos céus."

Comentários: Veja que fantástico! Com o poder da Sua palavra Deus executou o Seu plano de criação, de maneira ordenada, preparando a Terra para receber a coroa da Sua criação: o homem.
Após preparar toda a Terra com tudo o que era necessário para a sobrevivência do homem, em Gênesis 1:26 o Senhor disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Ao final de cada dia, Deus olhava para o que havia criado e via que tudo era bom, mas ao final do sexto dia, após a criação do homem, a Bíblia diz: "E viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto" (Gn 1:31). E no sétimo dia, havendo Deus acabado a Sua obra, descansou (Gn 2:2,3).

Conclusão: Chegamos à conclusão que Deus é o criador dos céus e da terra e de tudo o que neles há, através do poder da Sua palavra

Atividade: Depois de concluirmos a palavra do estudo, eu propus de nós verificarmos se realmente sabíamos como Deus Criou todas as coisas... ai veio a atividade:
Distribui uma folha de papel oficio cortada ao meio (economia, irmão!) e dividida em 6 quadrados... para cada criança e pedi que escutassem a música n° 02 do Cd Diante do Trono para crianças "Autor da Criação" (se elas já souberem podem cantar juntas), agora cada um deve numerar os quadrados com os seis dias que o Senhor levou para sua criação (1° dia.. 2° dia...) e enquanto a música rola de fundo mais uma vez, vocês vão desenhando a criação de cada dia... sem olhar o do outro. Quando terminaram recolhi e embaralhei os trabalhinhos e redistribui aleatoriamente para que eles mesmo fizessem a correção. Foi assim, eu ia lendo o trecho bíblico e eles iam dando certo ou errado nos quadradinhos e depois somavam os pontos, tudo isso na maior festança. Agora é hora do painel... cada um comentava sua correção e ia colando num papel pardo previamente com o título da aula. É que gosto de expor os trabalhos depois... as crianças adoram ver suas criações e os pais valorizam seu trabalho...

Lanche: Bom depois fomos compartilhar um lanche gostoso e agradecer a Deus pela sua bela criação...

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos – MIR
Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes – MIMS
Fonte: Monte Sião





Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.