19/04/2012

Rosas de papel, como fazer e usar em seus projetos de artesanato - Dicas para o Dia das Mães

Olá, queridas(os)!
Encontrei mais esta novidade e amei, e como dica deixo aqui no blog do MIGA, também os links de acesso aos sites dos quais eu trouxe a pesquisa. São trabalhinhos maravilhosos que podem servir de inspiração para o Dias das Mães. Aproveitem!


É sempre bom saber criar sobre todos os tipos de superfície, e o papel é um suporte que possibilita a realização de muitos projetos diferentes de artesanato. Vamos aprender como fazer rosas de papelcolorido que podemos aproveitar na decoração de guirlandas, cartões e caixas de presente e em pequenos arranjos que podem enfeitar uma mesa ou serem oferecidos como lembrancinhas.

 
Corte um pedaço de papel firme (sugiro 80g) e arredonde as bordas. Pode ser sobre uma base quadrada ou um pouco maior, tanto faz.

Comece a cortar de fora para o centro em movimento espiral. Não precisa ficar perfeito pois as diferenças sumirão ao enrolar.
 

 
Comece a enrolar de fora para dentro. Aqui dá pra perceber como fica o recorte do papel.

Ao enrolar a tira, alinhe o papel pela parte de baixo do recorte. Enrole o papel sem se preocupar com o formato, mas de forma bem justa e firme.
  

 
Na medida em que enrola a tira alinhando pela base, a parte de cima vai criando movimento, é assim mesmo. Quando chegar no final deixe sobrar a última voltinha da tira sem enrolar.

Ao terminar de enrolar solte a flor pra que sozinha tome o formato de rosa.

 
Segure a flor solta e aplique um pingo de cola quente para fixar o final da tira na lateral. Deixe a pontinha da tira de papel sem colar.

Vire a rosa e aplique cola quente na base em boa quantidade.

Dobre e fixe na cola a ponta final da tira de papel que sobrou para trás.

Aqui está sua rosa de papel pronta. Nesse formato você já pode usar em projetos de guirlandas, decorações de caixas e cartões. Mas vamos aprender mais.
  

 
Para colocar folhas em suas rosas corte um desenho de folha e deixe a borda de baixo reta, como na foto.

Junte as laterais retas numa dobra em N, como na figura. Reserve.

 
Fure a base de sua rosa com uma agulha grossa atravessando do miolo para a base. Cuidado para não amassar as pétalas.

Encaixe o arame floral no furo pela base. Como tem bastante cola quente fria nesse local, o arame ficará bem firme, mas se necessário aplique mais um pouco por dentro da rosa.

 
Cole a folha no arame com um pingo de cola quente bem na dobra.

E sua rosa está pronta para criar lembrancinhas e também enfeites decorativos. Com certeza vocês vão aproveitar essa flor em muitos trabalhos diferentes.




Eu fiz um pequeno ramalhete para um vasinho de centro de mesa. Uma maneira bem simpática de decorar. A sugestão cai bem também para lembrancinhas, experimentem.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek


As amigas do blog do MIGA:
Espero que tenham gostado da dica, eu amei.

0 comentários: