Sugestão para o Dia dos Namorados

Creio que todos vocês devem ter se assustado com esse título, não é mesmo?! Porque um blog direcionado a educação cristã infantil, iria mencionar sobre o dia dos namorados??? Vou te explicar.

Muitas de nossas crianças, passam por problemas familiares, principalmente com seus pais. Alguns chegam tristes em nossos cultos e reuniões, e falam sobre como gostariam que seus pais pudessem ter um relacionamento feliz. E fico chocada ao ver a preocupação de uma criança tão pequena com um assunto tão complexo como este, que é o relacionamento conjugal. E tem crianças que tem seus pais separados, entre outros. Mas, o motivo pelo qual decidi postar este tema, baseada em sugestões que encontrei no google, pesquisando em outros sites, foi justamente colocarmos algo diferente para que nossas crianças possam ter um momento com seus pais, ou os seus pais possam ter um momento um com o outro, devido ao dia-a-dia corrido, muitos pais e mães não conseguem ter um relacionamento saudável e feliz. As sugestões abaixo te ajudarão a fazer algo diferente com os pais das crianças da sua igreja, espero que você possa aproveitar essa sugestão. 
E não esqueça: Peça ajuda de todos os que você puder, para fazer esse tipo de momento. Peça ajuda ao pastor, ao diácono, a todas as pessoas que com certeza, gostariam de colaborar com você. Não faça nada sozinho(a)!
Um grande abraço!


Sugestão: Eventos de casais.


1. Acampamento das famílias

Para casais e filhos visando crescimento, fortalecimento, harmonia e confraternização da família, assim como entre as outras famílias da igreja. Promover encontros para esposas, maridos, pais e mães.

2. Almoços, chás, jantares e coquetéis

Para confraternização e para angariar recursos financeiros para o Ministério com casais, retiros etc.

3. Comemoração de aniversário de casamento

Consiste em presentear, com uma lembrancinha e/ou cartão, todos os casais da igreja no dia em que completam aniversário de casamento. Os líderes do ministério de casais são os que devem fazer esse trabalho, numa rápida visita para entregar a lembrança e orar com o casal. É importante que nenhum casal seja esquecido.

4. Congresso
É um evento que necessita de grande preparo. É realizado em duas ou três noites; ou em dois dias inteiros. Podem ser ministrados alguns temas durante um congresso, através de palestras, grupos de interesse, sermões, grupos específicos etc.

5. Cultos Especiais

Renovação dos votos conjugais, aniversários de casamento, bodas, pregações de púlpito sobre assuntos da família

6. Debates

São para assuntos mais polêmicos, como: divórcio, homossexualidade, sexualidade etc. São dirigidos por dois ou três convidados e envolvem a participação efetiva do público assistente, que também entra na discussão do assunto em questão.

7. Dinâmicas de grupo

Requer a direção de alguém com prática em dinâmica de grupo. Há assuntos que mobilizam as pessoas e o facilitador da dinâmica tem de saber como agir. É uma atividade interessante que envolve a participação de todos. É feita em grupos, que variam de tamanho e de tempo, de acordo com a dinâmica.

8. "Entre amigos"

Um encontro de confraternização, onde o objetivo principal é ter a presença de amigos e parentes não cristãos onde podemos testemunhar através da amizade. Cada casal deve se esforçar para levar um outro que não seja evangélico. Pode ser um jantar, almoço etc.

9. Grupo de comunhão e crescimento conjugal

Para estudo de temas específicos. Exemplos: criação de filhos (divididos por faixa etária), comunicação, sexualidade, harmonia conjugal, finanças etc. Também é necessária a elaboração de um currículo que deve ser cumprido por todos os grupos existentes.

10. Jantar Romântico

Em comemoração ao Dia dos Namorados. Deve ser preparado de modo que proporcione um "clima" de romantismo para os casais. A decoração deve ser bonita e discreta, o cardápio leve, a música suave. As mesas devem ser ocupadas com poucos casais. Deverá haver um momento devocional ou uma breve palestra.

11. Jantar da família

Parecido com o jantar romântico com a diferença de que os casais podem levar os filhos. Deve ser um jantar de gala, com ornamentação agradável e com algum detalhe para as crianças. A preleção, bem curta, deve ter um tema de interesse para todos os membros da família.

12. Palestras

Um método já bastante conhecido, mas ainda de grande valor. Como é um método que não conta com a participação efetiva do público ouvinte deve durar, no máximo, uma hora. Palestras ilustradas, dinâmicas (com a participação dos assistentes) e atrativas surtem um efeito mais profundo e duradouro na vida dos ouvintes.

13. Passeio

Um programa para grupos de casais que tenham afinidades.

14. Piquenique de famílias

Para casais com filhos ou não. Proporcionar lazer e recreação para pais e filhos.

Cada família pode levar seu próprio almoço, levar seu prato e fazer um almoço comunitário ou fazer um churrasco no local. O importante nesta atividade é que as famílias permaneçam juntas, tanto no lazer quanto na hora da refeição.

15. Retiro de casais

Esta atividade pode ser anual ou semestral. Requer muito tempo de preparo. Deve atender as necessidades de lazer, comunhão, romantismo e intimidade do casal.

16. Vídeos

Precaução se faz necessária na realização desta atividade. O organizador deve escolher com cuidado o filme a ser exibido, de acordo com o assunto a ser debatido. Ele deve assisti-lo, cronometrar e anotar as partes interessantes para a conversação para que somente elas sejam assistidas. Não se trata de uma sessão de cinema, apenas o despertamento do interesse sobre um tema de estudo.

17. Livros

Fazer uma promoção na igreja do "livro do mês", destacando alguns títulos sobre a família.

18. Treinamento de líderes

Promover periodicamente um treinamento para casais que demonstrem desejo de trabalhar com outros casais da igreja.

19. Ministério de oração

Desenvolver um ministério de oração na igreja, especialmente em favor dos casais problemáticos, casais em ponto de separação, esposas cujos maridos não são cristãos, maridos cujas esposas não são cristãs etc.





Considerações Gerais


O ministério com casais é, sem dúvida, um dos trabalhos mais importantes que a igreja pode realizar. No entanto devemos estar alerta, no sentido de que não entremos num ativismo sem limites e esqueçamos do quanto é importante os casais saírem, também sozinhos, desenvolvendo e mantendo a individualidade e intimidade. Os líderes deste ministério também devem estar atentos no sentido de manterem sua própria saúde conjugal, gastando tempo com seu cônjuge e amadurecendo, cada vez mais, seu casamento.

Em meio a todo este importante trabalho devemos sempre nos lembrar do Salmo 127.1:

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" 




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.