A importância do Ministério Infantil nas Igrejas

Essa fica para quem quer se envolver no Ministério Infantil.
Em conversa com minha irmã Daiane Bastos, estava dando alguns conselhos básicos da importância deste ministério nas igrejas.

Queridas tias e tios, queridos aspirantes a tios e tias...

Envolver as crianças nas festividades da Igreja é algo muito bom e saudável, como grupos de danças e ministério de louvor para serem apresentados nos dias respectivos aos eventos. Mas, não esqueça de algo muito importante que é o ensinamento da palavra de Deus na vida dos pequeninos...Muitos estão esquecendo do preparo que esse ministério exige de cada um envolvido nesta obra (digo obra, porque é onde construímos alicerces que durarão para a vida toda), para que sejam ensinados não somente a cantar e a dançar, mas que sejam ensinados os princípios da palavra de Deus, que é o amor ao próximo, a verdade na adoração e no louvor. Muitos esquecem de se prepararem e quando chegam na Salinha, cultinho, reunião, ebd, etc, e não ensinam a Palavra, colocam as crianças para bricarem, pularem, e ficam olhando apenas as crianças (principalmente as menores, os maternais como chamamos). E não é assim que funciona, apesar de que as tias e tios não são babás de ninguém, mas estamos ali para educar também, porque muitas vezes as crianças já vem de casa com uma educação vazia e crítica (não existente na verdade), e trazem tudo isso para a Igreja, e nosso papel é ensinar a criança no caminho em que deve andar (Pv 11:6) e isso tudo em parceria com os pais, porque de nada adianta, ensinar a criança na igreja, e quando ela chega em casa faz o contrário do que foi ensinado...os pais devem ser alertados da importância de uma vida espiritual saudável de seu(s) filho(s), e precisam entender que o papel do educador cristão, não é ser babá dos seus filhos, mas sim um cooperador e amigo.
O líder, educador, tio, tia, coordenador, etc, deve também procurar estudar o campo em que está trabalhando, porque de nada adianta ter a enxada, se você não tem a semente para plantar e nem água para regar. Busque conhecimento, não só da Palavra de Deus que é a Bíblia, mas procure fazer cursos nas diversas áreas de educação infantil, busque recursos, e entenda seu papel em sua igreja.

Se tiver alguma dúvida e precise de ajuda, estarei aqui com você.

Um grande abraço,


2 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.