Pular para o conteúdo principal

Músicas cristãs, saiba discernir sobre adoração e louvor.

Fiquei pensando antes de postar este artigo, e primeiramente, gostaria que você lê-se outros artigos que encontrei e achei interessante, e que fala sobre a música na igreja. Quero que leia, para que após ler as palavras que escrevi aqui, possam ser esclarecedoras para você, referente a minha opinião pessoal sobre a música cristã atual, e o por quê tenho sido tão seletiva em louvores cantados por cristãos "famosos", digamos assim.

O primeiro fala A música na Igreja de Cristo, o segundo refere-se a Modernização e o mundanismo na Igreja. Outro texto muito interessante fala sobre A Adoração e a Música na Igreja. Este outro menciona A situação atual da música na igreja.

Como sei que você já leu os textos, irei começar a falar sobre esse assunto que me levou a escrever este post.

É um tanto desconfortável pra mim falar sobre esse assunto, porque sei que existirão muitas opiniões divergentes a minha. Mas, o assunto que quero tratar aqui, ressalto, é apenas uma opinião isolada de minha parte e que gostaria de compartilhar com você.

Quando falamos de música, muitas coisas vem a nossa cabeça, ao menos pra mim. Mas, existem outras pessoas que já não levam em consideração alguns fatores relacionados a música, uns entendem que tocar um instrumento é suficiente, outros entendem que cantar é suficiente. Mas, quando se trata da música na Casa de Deus, ou em qualquer lugar que estivermos, é necessário que exista conhecimento de nossa parte em relação a ela.

A música tem se tornado na minha vida um aparato de muitas coisas, como por exemplo, sonhos a realizar, projetos a concretizar. Mas, o principal foco na música pra mim, está sendo que eu preciso através dela, chegar aos corações contritos, oprimidos e abatidos. Porque assim como a música tem me dado vida em Deus todos os dias através do canto, quero que outras pessoas possam sentir a presença real de Deus em suas vidas por meio do louvor e adoração a Deus através da música.

Conversando com algumas pessoas, até mesmo meu pastor, meu sogro e minha sogra e mais outras pessoas chegadas a mim e que pensam da mesma forma, comentei o seguinte:
"Hoje, eu não tenho preferência em ritmos musicais, eu não tenho uma referência musical nesta terra que eu possa dizer que sou inspirada por ela. Na verdade, não escolho a minha banda preferida, nem o meu cantor ou cantora preferidos, nem ministérios prediletos. Eu sou bem seletiva nas músicas que eu ouço. Não é qualquer música que faz com que eu me quebrante, que faz com que eu pule e dance. Não é qualquer música que me faz ter algum sentimento de excitação ou euforia. Sei selecionar as músicas que gosto de ouvir. Tem cantores seculares (como dizemos), que eu gosto muito das músicas que eles tocam, da melodia e principalmente das letras. E aquelas músicas que eu não gosto ou desconfio dela, eu descarto.
O que eu quero dizer nisso pra você músico cristão, ou seja, "levita", é que você tem que conhecer o seu campo de atuação, tem que conhecer tudo sobre o assunto, e não se tornar leigo diante de algumas coisas que são apresentadas.

Continuando meu comentário sobre a música cristã...."Eu acredito no seguinte: O louvor e adoração, não é música. Entendo que o louvor é o que sai de dentro de você como sentimento de gratidão, alegria, bondade, amor, ou até mesmo tristeza, e você coloca na música através da letra, melodia, harmonia e instrumentos, e direciona para Deus, como forma de adoração ou até mesmo de oração.
Entenda bem, a palavra louvor significa: Ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio, apologia. E a palavra adoração significa: Ação de adorar. Amor extremo.
Ocorre que nas igrejas, principalmente alguns músicos famosos, tem feito algumas coisas estranhas em suas músicas, que diverge do significado real de servir a Deus e obter o seu favor. Muitos tem se enaltecido e esquecido de quem é que deve ser Exaltado. Muitos tem feito loucuras fora do contexto da Palavra de Deus, que envergonha e traz tristeza, porque eles tem sido apelativos em tudo, colocando o que não é santo, contaminando a fé de muitos, aferindo o profano do que é santo.

Estava analisando algumas músicas cristãs que tem sido cantadas por milhares de pessoas no Brasil, algumas delas eu já cantei e até me frustei em continuar aprendendo a cantá-las. Algumas são traduções erroneas da música cristã americana, e a maior parte das músicas cristãs brasileiras de cantores famosos, são de cunho egocentrista. Acredito que todo louvor e toda adoração deva ser direcionada a Deus. Eu não conseguia mais, porém sempre que cantava uma música de terminada cantora, quando era convidada pra cantar nas igrejas, ou quando fazia parte de um ministério de louvor, eu me sentia quase que obrigada pra satisfazer a vontade do homem. E sentia muito desânimo nessas músicas, não sei descrever exatamente, mas eu simplesmente não via Deus na letra daquelas músicas, como até hoje não vejo na maioria delas. 
Tenho um gosto particular para estilos musicais bem variados (isso não inclui forró, nem brega e nem axé, sinceramente não gosto destes estilos), e meu gosto varia desde bossa nova à jazz, de pop a rock, de hip-hop a dance, e músicas românticas no estilo clássico love more, principalmente as internacionais que fizeram sucesso nos anos 70, 80 e 90. Bem, daí você pode até dizer que eu estou entrando no secularismo. Na verdade pra saber se algo é bom ou não, você tem que conhecer, tem que ir a fundo, e eu pesquisei muito sobre cada estilo, e sei muito bem selecionar as músicas que eu devo ou não ouvir.

Mas, o que estou querendo falar através deste artigo, não se refere exatamente aos meus gostos particulares. Estou querendo fazer um alerta aos que se dizem levitas na Casa de Deus, sobre a escolha das músicas que eles andam ouvindo, sobre que referências eles estão seguindo.
Tenho observado que muitas músicas, não tem a essência de Deus. Hoje uma letra é composta por um compositor desconhecido pela mídia ou até mesmo conhecido, que muitas vezes não tem uma vida cristã de qual possa dar testemunho. As músicas cristãs hoje são muito direcionadas ao público, e não à Deus. Porque estou dizendo isso? Vamos analisar uma música que até agora eu não consigo esquecer e que tive que aprender por impulso:

"Mil cairão ao meu lado, dez mil a minha direita, mas EU não serei atingido Não! mas EU não serei atingido Não!", música de um cantor cristão que vocês já devem conhecer. 

Percebi que esta música saiu do salmo 91, mas o que me incomoda nela e em várias outras que já observei isso, é como Deus é tratado. Como se fosse um capacho do ser humano. Adoração direcionada a Ele (Deus), não existe mais. É muita música, dizendo: Ele vai te dar de volta o que te roubaram, Você vai receber o seu milagre, Recebe a tua vitória, etc...Não há mais essência ..não sei se você conseguiu me entender até agora o que eu quis dizer.

É por essa e por outras músicas que tenho sido bem seletiva nas letras de cada uma. Analiso bem antes de cantar...eu mesma escrevo minhas canções pra Deus, algo intimo meu com Ele, algo que vem de dentro da alma, no qual eu sou insignificante diante da presença do Todo-Poderoso. Tenho algumas cantoras que gosto de ouvir e acredito que a unção do Espírito de Deus paira sobre suas vidas, que são Heloisa Rosa e Nívea Soares. Não são grandes cantoras com vozeirão e tudo mais como muitas que estão fazendo sucesso por aí, mas são mulheres que realmente tem o coração voltado para adorar a Deus e exaltar seu Santo nome.

O que eu quero dizer querido levita, músico, cantor(a), é que você analise bem, aquilo que você tem cantado pra Deus. Será que em cada letra da música que você canta existe ao menos um espaço para Deus? Será que Deus está sendo adorado por você? Será que esse amor que você declara tanto pra ele quando pega o microfone, é realmente verdadeiro? Quantas canções você já escreveu pra Ele, quantas palavras você já disse pra ele através da música que fosse de todo o seu coração? Quantas vezes, pessoas foram curadas e transformadas através da música que você canta pra Deus?
Agora, quantas vezes os aplausos que deveriam ser pra Deus, você recebeu? E quantas vezes, você transformou o seu dom e talento em algo rentável pra você? Quantas pessoas você já ajudou com a sua música? Quantas? Quantos discipulos ganhastes pra Jesus através da sua música? Quantas bençãos foram derramadas através da sua vida, quando cantava e que a presença de Deus realmente foi real através de você e que as pessoas sairam daquele lugar adorando a Deus? Quantas pessoas você já levou a adoração a Deus, e não à você? 

Devemos fazer diferença nessa geração, onde o mundanismo tem invadido as igrejas e feito com que muitas esquecessem o primeiro amor, e deram lugar aos aplausos da platéia. Se você quer ser um levita de verdade, antes de mais nada, desça, desça, desça ao pó. Porque chegará o dia em que os verdadeiros adoradores, adorarão ao Pai em Espírito e em Verdade. Adorarão em espírito, porque tudo o que irá fluir de suas bocas será algo espiritual da parte de Deus, da parte do Seu Santo Espírito. E adorarão em verdade, porque a verdade que é a Palavra de Deus estará plantada em seus corações, e o que fluirá de suas bocas será a mensagem de Deus, a mensagem de vida, de restauração, de transformação e de libertação. E se você não anda em Espírito, jamais irá fluir de você a verdade de Deus. Enquanto você não deixar o seu "EU" morrer, você jamais será um adorador de verdade. Será apenas mais um músico, cantor(a) neste mundo. Portanto, deixe que a verdade de Deus através da sua palavra, venha fluir em sua vida. E saiba discernir se as músicas que você tem cantado pra Deus realmente estão sendo direcionadas como adoração e louvor a Ele.

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23-24)


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Olá Meninas e Meninos (jeito carinhoso de chamar vocês tios e tias)! Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Bem, estava um tanto ausente por causa do trabalho, mas estou de volta e postando novidades. Tenho sido perguntada por alguns tios e tias, sobre idéias de nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos. E hoje decidi postar algumas sugestões.
O lado bom de se trabalhar em ministério infantil, é quando fazemos as escolhas do nome da classe, da célula, do pequeno grupo, das Redes de Crianças, dos Encontros Semanais e dos Cultinhos.
Uma amiga aqui de Manaus que eu gosto muito, foi quem me motivou a postar antecipadamente este post, que eu ainda estava preparando (a bom preparar). Mas, fico feliz porque sei que de alguma forma estarei ajudando muitas de vocês. 
Sei que nem todo mundo tem criatividade de inventar ou criar algo na hora de supetão. É necessário preparo, conhecimento daquilo que se quer fazer, pesquisas …

Modelos de Roupas para Grupo de Louvor Infantil para Meninas

A pedidos, estou postando alguns modelos de roupas que você poderá  adaptar para o ministério de louvor infantil de sua igreja, utilizando-se dos modelos e modificando o que você achar necessário. Sabemos que precisamos padronizar algumas vezes nessa área por questão de ética e por ser bem mais elegante estarem todos bem vestidos para louvar ao nosso DEUS.










(Ariane, talvez este seja adaptado ao seu pedido)
Estas são algumas idéias de vestidos para meninas, que como falei anteriormente podem ser adaptadas.
Fonte: Google Imagens

Cantora Vaninha ex-Pingo de Gente

OBSERVAÇÃO: A TODOS QUE VISITAM ESTE BLOG, E AOS QUE SEMPRE LEÊM ESSE POST, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTE É APENAS UM POST A RESPEITO DA CANTORA VANINHA, E NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO DIRETA COM A MESMA.
CASO PRECISE CONTACTAR OU FALAR ALGO PARA ELA, ACESSE O SEU PERFIL QUE ESTÁ DESTACADO NOS LINKS EM AZUL. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA!
__________________________________________________________________
Vou começar a seção do você se lembra, com esta cantora abençoada, que durante os anos 80 fez diferença com sua voz e louvores que ensinaram muitas crianças, assim como eu na época, a terem um encontro real com Jesus.
Você se lembra destes louvores?
"... Meu barco é pequeno, e grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém.."
"...Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi... Eu canto, eu canto, eu canto como Davi..."
"...Serei fiel ao meu Jesus, serei fiel..."
"...Sou muito rico, sou milionário, eu ten…