Andar (caminhada) - Algumas informações importantes que você precisa saber

A caminhada é uma boa opção para quem quer perder peso mas não pode praticar exercícios físicos intensos. É excelente para quem ainda não agüenta o ritmo da corrida. A caminhada pode ser um preparatório para as pessoas que desejam começar a correr, mas ainda não conseguem manter o ritmo. Ela proporciona uma sensação de bem-estar e ajuda a reduzir as tensões do dia-a-dia. Apesar de queimar menos calorias do que uma corrida, por exemplo, a caminhada é muito saudável e provoca poucos riscos de lesões a seus praticantes.

Caminhar melhora a função cardiovascular e o nível de condicionamento físico, pois é um excelente exercício aeróbico. Mas, como em toda atividade física, é importante cuidar bem da alimentação para aumentar o metabolismo e conseguir agüentar o ritmo do exercício. É importante fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Contudo, nem sempre é possível encontrar todos esses nutrientes nos alimentos. A suplementação não apenas fornece energia, como também pode ajudar na manutenção ou ganho de massa magra e na redução de gordura corporal. Por isso, os suplementos alimentares são muito importantes para complementar a dieta de pessoas que praticam atividades físicas como a caminhada.
O guia a seguir traz os suplementos mais indicados para os praticantes de caminhadas:

- Suplementação para auxiliar nas caminhadas:

Multivitamínicos:O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante a caminhada e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.
Termogênicos:Quem deseja um suplemento para auxiliar na perda de peso, junto com a prática da caminhada, pode fazer uso dos termogênicos. Eles são muito importantes para auxiliar na perda de peso. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Através da ação termogênica seu metabolismo se manterá acelerado para que você queime mais gordura ao longo do dia, mesmo durante o período de descanso. Os termogênicos têm uma ação bastante efetiva na perda de peso quando ingeridos junto a alguma atividade aeróbica, como a caminhada por exemplo.
Whey Protein:Para qualquer atividade física é essencial ter uma alimentação rica em proteínas. As proteínas são sinônimos de ganho e manutenção de massa muscular. Whey protein é a fonte de proteínas de maior valor biológico que existe, ajuda no crescimento de massa muscular e é importante também para a recuperação muscular. Assim, ela pode ser usada tanto antes como depois da caminhada.
Antioxidantes:Ajudam na manutenção de um sistema imunológico forte, assegurando o andamento e o progresso do seu treinamento. Os antioxidantes ajudam a amenizar a ação dos radicais livres. Estes agem no organismo, reduzindo a carga energética do seu corpo. Os radicais livres reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo com a habilidade da célula de funcionar normalmente.
Ômega-3:Muitas pessoas praticam caminhadas com o objetivo de manter bons níveis de colesterol e triglicerídeos. Por isso, essas pessoas gostam de suplementar sua alimentação com suplementos de ômega-3 para conseguir melhores resultados.

- Benefícios de andar (caminhada):

  • Diminui os riscos de problemas cardíacos.
  • Indicado para quem é sedentário e deseja começar um programa de exercícios.
  • Ajuda a reduzir as gorduras localizadas.
  • Pouco risco de lesões, por ser uma atividade de intensidade baixa.

- Riscos/cuidados de andar (caminhada):

  • A caminhada oferece poucos riscos, mas estes podem ocorrer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo for pesado.
  • Assim como na corrida, os batimentos cardíacos não devem ultrapassar de 75% a 80% do normal.

- Principais grupamentos musculares utilizados durante a caminhada:

  • Glúteos
  • Panturrilha
  • Quadríceps
  • Abdômen

- Dicas para um melhor rendimento físico na caminhada:

  • Procure relaxar o corpo, balance os braços e levante um pouco as pernas durante a caminhada.
  • Para um melhor desempenho, levante bem a cabeça, mantenha o peito estufado e os ombros para trás.
  • Exale grande quantidade de ar para melhorar a saída de oxigênio e a eficiência cardiovascular.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para a caminhada:

  • Um bom tênis.
  • Roupas bem leves.

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de Nomes para Células de Crianças, Pequenos Grupos, Rede Infantil, Cultos.

Monte sua história bíblica, lembrancinhas, diversos, utilizando materiais recicláveis.

Personagens bíblicos para histórias em E.V.A.