03/02/2018

Agenda Anual do Ministério Infantil - Sugestões - Parte 1

De volta aqui no blog com um assunto não menos importante do que a AGENDA ANUAL do Ministério Infantil. A propósito, como está a sua agenda para este ano? Já anotou tudo o que é necessário para cumprir as metas deste ano? Ou você ainda não tem nem idéia de como começar? Apesar de já estarmos no início de Fevereiro, alguns um pouco atrasados, outros já bem adiantados, esse post vai te ajudar um pouco a arrumar a sua agenda.

Sabemos que a nossa Agenda Anual do Ministério deve ser preparada uns 02 (dois) meses antes do inicio do ano seguinte (novembro e dezembro), para que possa ser apresentada aos pais, líderes, coordenadores, professores e interessados.

O esquema de planejamento de uma Agenda, é muito importante para um ministério que quer ver as suas atividades todas em dias.
E muitas vezes, pela falta desse planejamento não conseguimos organizar nada para o bom andamento do projeto a ser executado pelo ministério infantil.

A primeira sugestão que irei dar e que funciona bastante quando quer se preparar atividades para o ano seguinte é o PLANEJAMENTO. Então,PLANEJE sua agenda, pois a Preparação, Organização e Estruturação, é o que fará parte do seu planejamento da Agenda. Você deverá fazer um planejamento baseado naquilo que se quer fazer por um determinado período de tempo, por exemplo: o que faremos em três meses, em seis meses, em 1 ano no ministério infantil? Como organizaremos a Rede de Crianças, as Células ou Pequenos Grupos? Como iremos conseguir recursos para dar seguimento ao que está planejado? E etc...

A segunda coisa que eu sugiro é que você CRIE uma ata ou uma espécie de caderno, onde você irá colocar todos os planos e projetos para o Ministério Infantil referente aquele período que você planejou. Por exemplo, você poderá colocar todas as informações que forem necessárias, escrever sobre os cultos, os temas, projetos, lista de crianças, data de aniversário, louvor, etc.

A terceira é, EXECUTE, tudo o que você colocou no caderno. Porque você planejou, escreveu os projetos na ata ou caderno, e agora deve executar, e essa é uma das partes mais difíceis que um líder de ministério infantil enfrenta, porém, não é um bicho de 7 cabeças,e pode ser contornado.

A quarta é, MANTER sempre um registro de todas as atividades que forem executadas por meio da Agenda. Pois, o registro servirá como base para uma futura agenda, sem repetições e contratempos. Pode ser um livro ou histórico anual do ministério, contendo fotos, etc.


Espero que você tenha compreendido neste post o que eu quis passar sobre a Agenda do Ministério Infantil. Mantenha-se sempre atento, porque um líder organizado, vale mais que dois.

Continua no próximo post...
Share:
Postar um comentário